Logo
Imprimir esta página

Descargas atmosféricas geram perdas milionárias para a mineração no Brasil

Divulgação - SineTamer Divulgação - SineTamer

Empresários do setor têm resolvido o problema através da instalação de supressores de surtos e transientes de tensão

A exploração e a produção são etapas cruciais para o setor de mineração e exigem que toda linha de trabalho esteja funcionando em sua plenitude e em sincronia. Quando um sistema nesta cadeia produtiva se danifica,o processo pode ser interrompido parcial ou integralmente, gerando grandes transtornos e perdas financeiras para as empresas.

A maior parte desses distúrbios costuma ser causada por descargas atmosféricas. São registradas, no Brasil cerca de 77,8 milhões descargas elétricas por ano, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Este número coloca o país na liderança de incidência de raios no mundo. E o setor de mineração é um dos mais afetados por estes fenômenos naturais.

Alguns dos danos mais frequentes causados pelas descargas elétricas são queimas de equipamentos. Na exploração, é comum ocorrer avarias em componentes essenciais, como máquinas de sondagem, sistemas de aspersão e motobombas. Quando a queima atinge retificadores, que fazem a proteção dos minerodutos, ocorrem vazamentos e rupturas, gerados pela oxidação da tubulação.

Já na fase de produção, descargas elétricas costumam afetar equipamentos como bancos de baterias, nobreaks, e outros sistemas eletrônicos dedicados. Uma das maiores dores de cabeça causadas pelos surtos de tensão nas fábricas é a soltura das chapas por não atuação dos eletroímãs, o que implica, necessariamente, em um retrabalho e em risco de acidentes..

Em todos os casos, há necessidade de substituição de equipamentos, chegando a custar mais de R$ 50 milhões por ano para as mineradoras. Felizmente, já existem soluções para os surtos e transientes de tensão no mercado brasileiro. Muitas empresas têm optado pela instalação de supressores de surto, obtendo um rápido retorno sobre o valor investido.

“Temos tido uma experiência muito exitosa com a instalação de supressores de surto em todos os nossos clientes. Em um caso recente, por exemplo, retorno sobre o investimento se deu em apenas cinco minutos!”, afirmou Lucas Magalhães, gerente de produto da Sidrasul.

Os supressores de surto e transientes são uma tecnologia relativamente nova no Brasil. Atuando há seis anos no país, a empresa norte-americana SineTamer, líder mundial na fabricação deste tipo de equipamento, com larga atuação em diversos grupos de mineração, elegeu o país como um dos seus principais mercados alvo.

“O Brasil é um gigante mundial da mineração. Mas muitos empresários do setor ainda desconhecem as soluções para os transtornos financeiros e operacionais causados pelas descargas atmosféricas. Vemos um enorme potencial para a SineTamer no setor brasileiro de mineração, gerando ganhos substantivos para os nossos clientes”, explicou André Raitz, gerente da empresa no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto