Brasil,

'Documenta Pantanal’ divulga vídeo documental sobre expedição ao Delta do Okavango que inspira ação de empresários e entidades pelo ecoturismo nesse importante bioma brasileiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Sant'Anna
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

'Documenta Pantanal’ divulga vídeo documental sobre expedição ao Delta do Okavango que inspira ação de empresários e entidades pelo ecoturismo nesse importante bioma brasileiro

Produção registra detalhes de visita a Botswana realizada em fevereiro deste ano para imersão em um modelo bem-sucedido de negócio e economia regenerativa

A iniciativa ‘Documenta Pantanal’ reúne um time de especialistas em diversas áreas de atuação em prol da preservação ambiental e do desenvolvimento da região. Com grandes nomes em setores distintos, como o de artes visuais, turismo, educação e gastronomia, este grupo está à frente de uma série de atividades, desde o início de 2019, entre elas a proposta de reestruturação do ecoturismo neste bioma, ação encampada por vários empresários e lideranças, com destaque para o empresário e ativista ambiental Roberto Klabin, que há cerca de 40 anos atua na região.

Os esforços de Klabin, em conjunto com o Documenta Pantanal, Instituto Homem Pantaneiro, Pandhora , Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar e SOS Pantanal possibilitaram a viagem do presidente do Instituto Homem Pantaneiro, coronel Angelo Rabelo, e uma equipe de cinegrafistas para Botswana, mais precisamente à região do Delta do Okavango, que se tornou um dos mais cultuados destinos do ecoturismo mundial e serve de inspiração para o projeto de reestruturação do turismo no bioma brasileiro. Klabin descreve o processo ocorrido nesta porção do continente africano: “A partir da consciência do grande valor da manutenção da fauna e flora nativas, o governo do país apostou em concessões para a criação de um turismo responsável e gerador de empregos para as comunidades locais”.

Com este modelo em vista, a equipe liderada por Rabelo embarcou em fevereiro para imersão de dez dias no paraíso africano. Este momento foi registrado pela Eureka Filmes e gerou o recém-lançado documentário ‘Expedição Okavango, O Pantanal Africano’, dirigido por Marco Antonio Corrêa Calábria e Bruno Calanca Nishino e disponível desde 29/5 no Youtube por meio do link https://youtu.be/MyILbXjXFbg.

Klabin, que é proprietário do Refúgio Ecológico Caiman, uma das maiores referências nacionais em turismo de natureza, foi um dos grandes incentivadores deste projeto. Defensor das boas práticas ambientais não apenas no sentido de preservação, mas das oportunidades de desenvolvimento fornecidas pela prática, o empresário entende o Pantanal como “um diamante a ser lapidado”. De acordo com ele, é necessário chamar a atenção dos empresários que atuam na região para o fato de que “eles possuem um joia em suas mãos. Além de termos aqui uma área de grandes fazendas, é possível, em equilíbrio com o exercício de outras atividades, como a pecuária, criar um grande polo de desenvolvimento turístico”.

Testemunha das cenas registradas no documentário ‘Expedição Okavango, O Pantanal Africano’, Rabelo destaca a dualidade entre simplicidade e refinamento das instalações-bases para o turismo na região: “As estruturas de recepção dos turistas, em sua maioria, correspondem a tendas que mesclam simplicidade e um pequeno ar de rebuscamento, mas sem exageros. O diferencial está na ótima capacidade de traduzir a experiência para dentro das acomodações, mas sem abrir mão do conforto”, avalia.

O intercâmbio realizado pelo ‘Documenta Pantanal’ também é fruto de parceria com a empresa Natural Selections, que investe no ecoturismo em países africanos. De acordo com Rabelo, em recente visita de seus representantes ao Pantanal o grupo declarou interesse em realizar investimentos no país, sendo a similaridade com o ambiente de Botswana um fator determinante. A perspectiva, agora, é de que as negociações avancem a partir do começo de 2021.

Sobre Documenta Pantanal

Registrar, documentar e valorizar a cultura e a natureza pantaneiras por meio da promoção de atividades em prol da difusão do conhecimento e da preservação. A partir dessa proposta, a iniciativa ‘Documenta Pantanal’, após um ano de atuação, reafirma seu papel de contribuir para o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, livros, vídeos e documentários, por exemplo) que, mais do que celebrarem a beleza e a biodiversidade desse ecossistema, pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio da Humanidade. Ao apoiar pesquisas, compartilhar conhecimentos científicos e manifestações tradicionais da cultura do Pantanal, o Documenta busca contribuir para a adoção e a valorização de uma visão de desenvolvimento sustentável na agricultura, na pecuária e no turismo de qualidade. A iniciativa reúne estudiosos, empresários, artistas e produtores para, em conjunto, alertar a sociedade para as questões primordiais desse bioma.

Participantes do ‘Documenta Pantanal’

Organização: João Farkas – Mônica Guimarães – Sandro Menezes Silva e Teresa Cristina Ralston Bracher

Acaia Pantanal – Associação Onçafari – Agrotools – Araquém Alcântara – Bichos de Pantanal – Cenap – ICMbio – Chef Paulo Machado – Editora Vento Leste – Embrapa Pantanal – Fazenda Barraco Alto – Aquidauana /MS – Fazenda Fazendinha – Aquidauana/MS – Fazenda Figueiral – Corumbá/MS – Fazenda Santa Tereza – Corumbá/MS – Fazenda São Camilo – Corumbá/MS – Fazenda São Francisco do Perigara – Barão de Melgaço/MT – Fazenda Vera Lúcia – Aquidauana/MS – Instituto Agwa – Instituto Arara Azul – Instituto Delta do Salobra – Instituto Homem Pantaneiro – Jorge Bodanzky – Lawrence Wahba – Lucia Barbosa Machado – Luciano Candisani – Márcia Hirota – Marina Klink – Marina Lutz – Maurício Copetti – Miguel Milano – Moinho Cultural de Corumbá – Onças do Rio Negro – Panthera Brasil – Porto São Pedro – Corumbá/MS – Raquel Machado – Rede Nacional Pro Unidades de Conservação – Refúgio Ecológico Caiman – Miranda/MS – RPCSA – Rede do Amolar – Silas Ismael – Sindicato Rural de Corumbá – SOS Pantanal – SOS Taquari


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar