Logo
Imprimir esta página

Covid-19 favorece o Home Office no Brasil

A entrada do vírus no país modificou a rotina dos brasileiros e trabalhar em casa é a alternativa mais indicada para evitar a propagação do vírus entre os colaboradores

Home office, palavras da língua inglesa que significa, na tradução livre, escritório em casa. Uma prática pouco difundida no mercado de trabalho brasileiro mas que, com a chegada do Covid-19 ao país, tornou-se uma realidade. As empresas adotaram a prática para evitar a disseminação do vírus entre os seus colaboradores.

Segundo o médico ortopedista pediátrico David Nordon, fazer home office tem vantagens mas também desvantagens. O bom desempenho e a produtividade dependerão de uma série de fatores determinantes. Entre eles estão a disciplina e o foco.

"Fazer home office, na prática, já é um benefício pelo ganho do tempo que deixa de ser perdido no deslocamento até o local de trabalho. Em uma cidade como São Paulo, com o trânsito carregado, as pessoas chegam a ficar entre duas e três horas em movimento até chegarem ao seu destino. Outro benefício é a economia com a alimentação, já que muitos trabalhadores não são beneficiados com vale alimentação e pagam as suas refeições do próprio bolso. Existe também a flexibilidade de horários e a possibilidade de estar mais próximo da família", comenta o médico.

No entanto, seguir algumas regras é importante para que a produtividade não caia no período de trabalho em casa. O Dr. David Nordon, que realiza parte de sua jornada em home office, numerou seis delas para ajudar os profissionais a se manterem ativos de forma eficaz e dinâmica.

1 – Escolha um bom local de trabalho

Tenha um espaço para trabalhar sem ser interrompido por circulação de pessoas, animais e livre de ruídos externos.

2 – Tempo de concentração

O tempo de concentração varia entre as pessoas. Normalmente esse período está entre 20 e 25 minutos. Alguns vão além, entre 40 e 45. Outros poucos conseguem expandir esse tempo para duas ou três horas. Descubra qual é o seu tempo e não vá além. Ao final dele levante, faça uma pausa de cinco minutos para um café, água, vá ao banheiro. Essa pausa ajudará a "zerar" para reiniciar. Você perceberá que está até mais produtivo do que quando estava trabalhando no escritório.

3 – Defina o seu horário de trabalho

Não estar preso ao horário comercial torna o home office muito mais interessante. A maleabilidade nos horários favorece a produtividade, pois você poderá acordar mais cedo para trabalhar ou para desenvolver a sua atividade à noite, por exemplo. Pode também determinar horários diferenciados para alternar com as atividades profissionais e a rotinas da família. Quando há essa flexibilidade, a produtividade tende a aumentar.

4 – Afaste o celular

O celular pode ser um grande problema na concentração. Os grupos de Whatsapp, notificações de redes sociais ou outras sinalizações do aparelho prejudicam a concentração. Se não puder deixar desligado, tire o som. Mexa no aparelho em períodos determinados, defina no máximo 30 minutos. Responda as massagens e concentre-se novamente para voltar. Existem estudos que comprovam que ter o celular no mesmo ambiente prejudica a resposta do profissional ao trabalho. O ideal é deixá-lo longe.

5 – Conceito Deep Work

Foco no trabalho ou imersão no trabalho, em tradução livre. Esse é um conceito muito interessante sobre o período dedicado apenas para o trabalho. Nada pode tirar o foco da atividade desenvolvida nesse tempo. O Deep Work varia de acordo com o ciclo de concentração de cada um. Peça para quem estiver em casa não interromper no período. Se necessário coloque uma plaquinha na porta do seu escritório, não veja e-mails, mensagens ou atenda ao telefone. Evite distrações.

6 – Dedique um tempo para começar o dia

Faça um exercício de concentração ou de mindfulness (meditação). Existem aplicativos disponíveis para todos os celulares. E providencie uma lista de afazeres para nortear o seu dia. À medida que for realizando as tarefas, coloque uma indicação de conclusão com caneta marca texto. Essa pratica ativará o sistema de recompensa do cérebro com a visão do trabalho realizado, o que proporciona a agradável sensação de bem-estar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto