Brasil,

Falta de troco: Rede de supermercados aposta em solução criada por startup e entrega 44 mil trocos digitais em apenas um mês

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kênia Brandão
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Tradicional varejista do Sul adotou sistema de troco digital em 26 lojas; com operações desde setembro solução minimizou a falta das moedinhas

O grupo paranaense de supermercados Superpão conta com 26 lojas do varejo distribuídas por 12 municípios da região do Sul do Brasil. Desde setembro do ano passado a empresa opera com o sistema da Troco Simples - startup criadora de uma tecnologia que reverte as moedas comuns de troco em moedas digitais para facilitar a vida dos varejistas-. Em fevereiro deste ano a rede realizou mais de 44 mil transações em troco digital.

Para Willian Rocha, coordenador financeiro do Super Pão, as dificuldades relacionadas ao troco são comuns na maior parte dos comércios e da rede não era diferente. “Tínhamos o problema da quebra de caixa e a dificuldade de encontrar troco, principalmente por moedas menores. Além disso fazíamos uma conferência manual de dinheiro, tanto na saída quanto na entrada do operador de caixa, que demandava mais tempo desse funcionário. Um processo demorado e custoso para a empresa”, comenta.

Em seis meses, o número de transações de troco digital passou de 2.522 para 44.465, um aumento de mais de 1.700%. Depois de um período de adaptação e ajustes, a empresa registrou um grande aumento na quantidade de transações, solucionando boa parte de seus problemas relacionados à falta de troco. Uma melhora de cerca de 10% no índice de quebra de caixa após a implantação da solução, que nada mais é que devolver o troco diretamente no CPF do cliente de forma prática e rápida sem a necessidade de cadastro, podendo inclusive ser usado em uma próxima compra ou em qualquer estabelecimento vinculado a Troco Simples.

Desafios na instalação do troco digital no comércio

A implantação dessa solução foi iniciativa do próprio coordenador financeiro ao se separar em outro comércio da região com tecnologia, que é integrada ao sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e frente de caixa (PDV) - procedimento de pagamentos que faz a comunicação das transações de forma automática. Antes do troco digital, a Superpão enfrentava alguns processos que demandava tempo e dinheiro: como a troca de valores com empresas terceiras por três vezes na semana; máquina de recolher moedas e várias campanhas internas para estimular clientes a levarem dinheiro trocado para pagar as compras.

Segundo Anderson Locatelli, diretor da Troco Simples, o troco digital evita qualquer tipo de constrangimento, como por exemplo, filas de espera nos caixas ou até mesmo a busca por moedas pelos próprios fiscais de caixa. “A solução é uma facilitadora dessa transformação, sobretudo num período pós coronavírus. Receber o troco diretamente do CPF sem qualquer cadastro prévio é fácil e prático, além disso, a plataforma calcula de forma automática o troco desse cliente”, explica.

Troco social ajuda associações durante pandemia

Além das opções de transferir o valor obtido para uma conta bancária ou até mesmo carregar crédito no celular, ao baixar o aplicativo da startup é possível realizar doações para causas humanitárias. No caso do Superpão, o grupo optou pela parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Nas compras efetuadas nos estabelecimentos da marca, o consumidor pode escolher doar diretamente para a organização. Vale ressaltar que no aplicativo da Troco Simples também é possível fazer doações para outras instituições cadastradas.

Sobre a Troco Simples

Desde 2016 no mercado, a Troco Simples (www.trocosimples.com.br) simplifica transações financeiras que envolvem dinheiro em espécie oferecendo soluções para mudar a forma como varejistas e consumidores trabalham com o dinheiro. Jovem e inovadora, a startup que recebeu um aporte da Astella Investimentos e pretende ultrapassar mais de 5 milhões de trocos digitais entregues em 2020. De forma integrada aos sistemas de frente de caixa, o varejista consegue reverter as moedas comuns de troco em moedas digitais diretamente no CPF do consumidor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar