Logo
Imprimir esta página

Mercado de auditorias e certificações será outro após a pandemia do coronavírus

Como a pandemia do coronavírus vai impactar para que o mercado de auditorias e certificações abraçam de vez a cultura digital

Por Mayara Zunckeller, gerente de operações na TÜV Rheinland

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 11 de março, que estamos vivendo uma pandemia do novo coronavírus, empresas vêm buscado alternativas para lidar com os diversos tipos de impactos sobre suas operações. Um ponto de atenção dentro das organizações tem sido a continuidade dos processos de emissão e renovação de certificações - essenciais para o funcionamento de muitos negócios. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) já havia implementado, em 2019, algumas normativas relacionadas a trabalho remoto, que vinham sendo aplicadas pontualmente. Contudo, foi por meio do Ofício Circular nº 5/2020/DICOR/CGCRE-Inmetro, de 25 de março deste ano, que o mercado encontrou um caminho para manter o fluxo dessas atividades.

As certificadoras passaram a ter autorização para fasear eventos, sem prejuízo à qualidade da acreditação. Também receberam sinal verde para realizar auditorias remotas, via Skype, Teams, Zoom ou ferramentas semelhantes que permitam o compartilhamento de telas, bem como postergar as visitas em campo para depois do surto da Covid-19. Em paralelo, a autarquia federal flexibilizou prazos: caso o calendário de recertificação fique comprometido por motivos exclusivamente relacionados à pandemia, haverá uma extensão da validade em até seis meses após a data original de vencimento. Incluem-se no ofício as certificações dos Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ) ISO 9001, Ambiental ISO 14001 e PBQP-H/SiAC - Sistema de Avaliação da Conformidade.

As medidas são bem-vindas, visto que a acreditação de produtos e serviços, além de atestar o compliance com requisitos regulatórios, também garante maior vantagem competitiva e melhor posicionamento de mercado. Estes são elementos extremamente valiosos, principalmente agora.

Quando se opta pela auditoria à distância, a certificadora cria um cronograma, de forma que os procedimentos sejam divididos em duas etapas: a primeira inclui todas as ações remotas, enquanto a segunda embute as futuras verificações presenciais. Essa forma de conduzir os trabalhos é vantajosa porque adianta ou mantem processos em curso, de modo que, ao final da pandemia, a conclusão e emissão de documentos permanecem ágeis para as empresas.

Certamente, a segurança da informação e o controle dos dados devem receber atenção, sobretudo nas organizações que ainda não se transformaram digitalmente. Ainda assim, cabe destacar que os únicos documentos compartilhados nessas acreditações online são aqueles relacionados aos sistemas de gestão - portanto, arquivos não confidenciais. Experiências recentes demonstraram a confiabilidade da solução.

No Brasil, a TÜV Rheinland, líder global em serviços de testes, inspeção e certificação, já vinha fazendo auditorias remotas ao longo do último ano. Desde a publicação do ofício, a companhia conduziu de forma bem-sucedida 15 processos à distância. O desempenho, aprovado tanto por clientes como pela empresa, sinaliza uma evolução do mercado. A tecnologia, que hoje viabiliza trabalhos de acreditação em caráter de excepcionalidade, deve se incorporar práticas corriqueiras. Geralmente, é assim que acontece: torna-se um caminho sem volta. A pandemia abre, portanto, uma oportunidade para que organizações abraçam de vez a cultura digital.

Sobre a TÜV Rheinland

A TÜV Rheinland significa segurança e qualidade em quase todas as áreas de negócios e da vida. Fundada há cerca de 150 anos, a empresa é uma das principais fornecedoras de serviços de teste do mundo, com mais de 20.000 funcionários e receita anual de 2 bilhões de euros. Os especialistas altamente qualificados da TÜV Rheinland testam sistemas e produtos técnicos em todo o mundo, apoiam inovações em tecnologia e negócios, treinam pessoas de várias profissões e certificam sistemas de gerenciamento de acordo com padrões internacionais. Dessa forma, os especialistas independentes geram confiança nos produtos, nos processos das cadeias globais que agregam valor e no fluxo de commodities. Desde 2006, a TÜV Rheinland é membro do Pacto Global, das Nações Unidas (ONU), para promover a sustentabilidade e combater a corrupção.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto