Brasil,

Empresa comemora Dia Internacional da Biodiversidade com novo Manual de Avistamento de Animais Silvestres

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Bracell catalogou 1.402 espécies de fauna e flora em áreas monitoradas

Para marcar o Dia Internacional da Biodiversidade, neste 22 de maio, a Bracell publica a versão atualizada de seu Manual de Avistamento de Animais Silvestres na unidade da Bahia. “A edição anterior trazia apenas mamíferos. Esta vem com informações também sobre diversas espécies de aves e répteis, inclusive algumas raras, endêmicas e ameaçadas de extinção encontradas nas áreas da Bracell”, explica o biólogo Igor Macedo, especialista ambiental e coordenador do Programa de Monitoramento da Biodiversidade para a Conservação da Fauna e Flora. Dentre as espécies catalogadas, estão a surucucu pico-de-jaca (Lachesis muta), a maior serpente peçonhenta das Américas, podendo atingir até 4,5 metros, e também o briba de folhiço (Coleodactylus meridionalis), um dos menores lagartos do mundo.

O manual é um dos frutos do programa de monitoramento, iniciado em 2014 nas áreas da Bracell no Litoral Norte e Agreste da Bahia. “Graças a esta iniciativa, já identificamos em nossas propriedades 801 espécies nativas, sendo 452 da fauna e 349 da flora”, informa Igor. Segundo ele, o trabalho é executado com métodos e ferramentas específicos para o monitoramento de características bioindicadoras da flora, herpetofauna (répteis e anfíbios), avifauna (aves) e mastofauna (mamíferos).

Em São Paulo, o programa de monitoramento de fauna teve início em 2007 e contempla os grupos de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. “Através do monitoramento, espécies endêmicas e ameaçadas de extinção foram catalogadas, como a ave Maracanã-verdadeira (Primolius maracanã) e mamíferos como Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), Mico-leão preto (Leontopithecus chrysopygus), Onça-parda (Puma concolor) e o Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla). Estas informações são direcionadoras para adoção de melhores práticas no manejo florestal, que contribuem para a preservação e conservação da biodiversidade local, destacou Ariel Fossa (Gerente Senior de Operações Florestais).

“Tão importante quanto a fauna local, o conhecimento da biodiversidade vegetal também contribui para a adoção de melhores práticas conservacionistas, visando a proteção dos remanescente de vegetação nativa existentes nas unidades de manejo florestal”, complementa Marcela Trecenti Capoani, Coordenadora de Meio Ambiente e Certificações. Desde 2007, na Bracell SP, foram catalogadas mais de 260 espécies arbóreas, sendo 05 ameaçadas de extinção: Ipê felpudo (Zeyheria tuberculosa (Vell.) Bureau ex Verl.), Farinha seca (Albizia burkartiana Barneby & J.W.Grimes), Canela sassafrás (Ocotea cf odorifera (Vell.) Rohwer), Cedro (Cedrela fissilis Vell.) e Jasmin (Rudgea jasminoides (Cham.) Müll.Arg.).

Disponível no site da Bracell para download, o manual serve como fonte de consulta para que as equipes da Bracell identifiquem facilmente as espécies avistadas durante a realização de suas atividades, contribuindo para o mapeamento da presença destes animais. O manual também será distribuído juntamente com um bloco de fichas para cadastro de animais avistados pelos colaboradores. Além de fotos, o manual traz informações básicas sobre habitat, alimentação, reprodução, comportamento, status de conservação, períodos de atividade e potenciais riscos de acidente no contato com as pessoas. O manual é também como fonte de curiosidades sobre a fauna das regiões de atuação da Bracell.

Sobre o Programa de Monitoramento

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade para Conservação da Fauna e Flora tem como objetivo entender os impactos da operação florestal na vegetação e na vida animal, sugerindo estratégias de manejo sustentável. O trabalho é realizado anualmente, com duas campanhas de campo em cada área, para coleta de dados da fauna e da flora, utilizando técnicas de busca com observações, mensuração e gravações ao longo de ambientes de florestas nativas e plantadas.

Igor Macedo diz que “os principais resultados até o momento são o registro e conhecimento de espécies endêmicas, ameaçadas e raras em nossas áreas e o seu comportamento de distribuição. A partir destes dados, a Bracell toma medidas adicionais de proteção das espécies na execução das atividades florestais, incentiva pesquisas científicas por outras instituições, e define estratégias de segurança mais eficientes de combate à caça e à retirada ilegal de madeira”.

A equipe de monitoramento é composta profissionais com especialidades em herpetofauna, avifauna, mastofauna e botânica. O programa conta com consultorias da Casa da Floresta, Biobahia e Nanay Bio além de parcerias com pesquisadores e professores de instituições renomadas como Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Botucatu, Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Respeito à biodiversidade

O respeito à biodiversidade é um dos norteadores do planejamento a execução das atividades da Bracell. “É impossível pensar em biodiversidade levando em conta apenas um de seus aspectos. Ela é o resultado de uma complexa teia de fatores inter-relacionados como vegetação, água, solo, ar e fauna. Da mesma forma, a atividade florestal é desenvolvida a partir do cruzamento de uma série de aspectos naturais e técnicos complementares com os quais ela interage permanentemente”, explica Bruno Felix, gerente sênior florestal da Bracell.

A empresa maneja suas florestas de modo que suas propriedades ofereçam condições ideais à presença de múltiplas formas de vida. Isso inclui a pesquisa do material genético adequado ao plantio e colheita da madeira de eucalipto, da manutenção dos remanescentes de mata nativa à recuperação de nascentes e da mata ciliar, do controle biológico de pragas ao monitoramento de fauna e flora silvestres, dos investimentos em tecnologia a projetos de educação ambiental para as comunidades vizinhas.

“A natureza de nosso negócio nos permite aprender bastante sobre o comportamento de centenas de espécies de animais e plantas silvestres. Assim a tomada de decisões sobre nossas atividades baseia-se na preservação ambiental em todas as etapas do processo produtivo”, acrescenta Bruno.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras mundiais de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, em São Paulo. Quando a expansão em São Paulo, conhecida como Projeto Star for concluída em 2021, a Bracell terá capacidade de produção anual de aproximadamente 2,0 milhões de toneladas de celulose e empregará aproximadamente 10.000 funcionários diretos e terceirizados. Além de suas operações na fábrica no Brasil, a Bracell possui um escritório de administração em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estad os Unidos. A RGE, a quem a Bracell pertence, é um grupo global de capital privado e fechado, com sede em Singapura, que possui outras empresas ao redor do mundo , gerando mais de 60.000 empregos diretos em suas operações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar