Logo
Imprimir esta página

Dia Mundial do Meio Ambiente: confira 10 curiosidades sobre a lata de aço

Abeaço explica as vantagens que a embalagem de aço proporciona ao meio ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 para conscientizar sobre os temas ambientais, principalmente os que dizem respeito à preservação. O objetivo da data é ampliar a atuação política e social, transformando as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

Uma das iniciativas de preservação do meio ambiente é a reciclagem dos itens que consumimos, entre eles as latas de aço. Material 100% reciclável, as latas de aço podem ser revalorizadas infinitas vezes e virar ferramentas, automóveis, geladeiras, dobradiças, maçanetas, vigas para construção civil e novas embalagens.

“A lata de aço pode ser facilmente separada de outros materiais por meio de um processo magnético, que facilita a triagem para a reutilização. A sustentabilidade do aço ainda pode ser comprovada em seu processo de fabricação, pois as embalagens de aço pós consumo são fundamentais para a fabricação de novo aço”, comenta Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço). Segundo dados mais recentes do Instituto Aço Brasil, 8,9 milhões de toneladas de sucata de aço foram recicladas em 2017.

A Abeaço informa 10 curiosidades sobre a lata de aço e explica as vantagens que a embalagem proporciona para o meio ambiente:

1- A cada tonelada de latas de aço recicladas, deixamos de extrair 1,5 tonelada de minério de ferro. A extração do minério representa o maior impacto na análise de ciclo de vida das latas.

2- A cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore na produção de aço. Sem a reciclagem, seria extraída árvore para ser transformada em carvão vegetal.

3- A embalagem de aço leva de 3 a 10 anos para se decompor naturalmente, voltando a sua forma original (óxido de ferro), sem poluir ou comprometer o solo nem o ambiente.

4- Quando coletada e destinada corretamente à usina siderúrgica ou fundição, a lata de aço pode ser reutilizada como matéria-prima infinitamente no processo de fabricação de novo aço, sem perder nenhuma de suas propriedades.

5- A cada 100 latas de aço recicladas economizamos energia de uma TV ligada por 3 horas; cada 5 kg de latas de aço recicladas equivale a uma lâmpada de 60W acesa por 26 horas.

6- Mais de 20 bilhões de latas de aço são recicladas todos os anos no mundo.

7- Todas as latas de aço são fabricadas com até 25% de sucata.

8- Nos Estados Unidos são utilizadas 100 milhões de latas de aço todos os dias.

9- Com a reciclagem do aço, as siderúrgicas economizam energia equivalente ao abastecimento de 18 milhões de residências por ano.

10- Os principais benefícios do uso do aço reciclado no processo de fabricação de novo aço incluem economia energética de 74%, economia de matéria prima virgem de 90%, redução de 40% no consumo de água, redução de 76% de poluentes na água, redução de 86% de poluentes no ar, e redução de 97% de resíduos de mineração.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto