Logo
Imprimir esta página

Confira os mitos e verdades da remoção dos pelos com receitas caseiras e saiba quais são os melhores métodos para depilar em casa

Confira os mitos e verdades da remoção dos pelos com receitas caseiras e saiba quais são os melhores métodos para depilar em casa - Divulgação Confira os mitos e verdades da remoção dos pelos com receitas caseiras e saiba quais são os melhores métodos para depilar em casa - Divulgação

Marina Thompson, dermatologista da Depyl Action, desvenda mitos sobre receitas caseiras de depilação e indica métodos para remover os pelos em casa, com toda a segurança, durante o isolamento social

A maioria das cidades brasileiras está, desde março, em isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus. Algumas cidades do país estão com salões de beleza e casas de depilação de portas fechadas. Quem se depila frequentemente com um profissional precisou se adaptar a outras formas de remoção do pelo, como lâminas, ceras, e até mesmo receitas caseiras para depilação. Contudo, é preciso ter cuidado ao utilizar estes produtos que podem causar problemas à saúde da pele.

“É preciso tomar todo o cuidado ao fazer a remoção dos pelos em casa. A depilação pode causar hipercrominia pós-inflamatória que são alterações na pigmentação da pele, causadas pela produção excessiva de melanina e pode provocar manchas e foliculite. Além do risco com queimaduras com a cera quente”, comenta Marina Thompson, dermatologista da Depyl Action.

Existem opções no mercado que podem ajudar quem necessita fazer a depilação em casa. A variedade de produtos disponíveis no mercado conta com lâminas de diferentes tamanhos e ângulos, ceras e cremes com componentes variados, aparelhos elétricos e até aparelhos de fotodepilação. Segundo Marina, uma dica importante é pensar que independentemente do método para remoção dos pelos, a regra é estar sempre com a área a ser depilada limpa antes do procedimento. Esfoliar antes também ajuda a abrir os poros e evitar a temida foliculite e pelos encravados. Hidratar a pele após a depilação e evitar exposição ao sol sem uso do protetor solar também é recomendado.

Confira abaixo mitos e verdades de depilação com receitas caseiras:

Depilação com pó royal: A receita com o ingrediente de fermentação de pães promete, após a depilação com uma lâmina, clarear as manchas, causar maciez e o enfraquecimento progressivo dos pelos para uma remoção definitiva. De acordo com a dermatologista da Depyl Action, o pó royal apresenta propriedades ácidas que, em contato com a pele sensível pela depilação com lâmina, pode causar alergias e inflamações. Portanto a técnica é um MITO.

Depilação com clara de ovo e amido de milho: É uma alternativa de fórmula para o cuidado com o rosto. Juntos, os alimentos podem rejuvenescer e prometem um efeito semelhante ao lifting, esticando a pele e minimizando as rugas e marcas de expressão. Além disso, a receita ajuda a reduzir a oleosidade da pele. A clara de ovo apresenta propriedades antioxidantes obtidas pelas vitaminas A e E que atuam contra os radicais livres que envelhecem a pele. Dito isso, as propriedades desses alimentos são conhecidas para tratamentos faciais. Em termos de depilação, não existe comprovação científica quanto a sua eficácia e se torna um MITO.

Cera de limão e açúcar: As misturas à base de açúcar e limão são usadas há anos como alternativas para depilação em casa. As principais vantagens são os valores e a praticidade. Podem ser usadas em todas as partes do corpo, como axilas, virilha e pernas. Mas é preciso ficar atento com a temperatura da cera para não se queimar. Além disso, é essencial lavar o local depilado várias vezes, já que o limão é conhecido por ser fotossensível e pode causar queimaduras se houver exposição ao sol. A receita de cera com composto de limão e açúcar é uma VERDADE.

Depilação com bicarbonato de sódio e tomate: A fórmula não apresenta comprovação científica, mesmo assim é muito utilizada para a depilação. No entanto, as propriedades do bicarbonato de sódio são conhecidas em produtos de beleza como desodorantes, fortalecedor de unhas, clareador e esfoliantes. O pó associado ao tomate, que contém minerais e vitaminas como fósforo, potássio e magnésio, formam uma mistura que ajuda com a hidratação da pele. Ao ser aplicada, enfraquece os pelos que ficam finos e caem. Portanto, a receita pode ser considerada uma VERDADE. Atenção: A fórmula não deve ser usada por gestantes ou lactantes e por pessoas que tenham algum tipo de alergia a bicarbonato. Uma dica é fazer o teste no pulso antes de depilar o local desejado.

Depilação com açafrão: A planta tem sido conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias e anti-aging. É muito utilizada nos países orientais. Na pele promete atuar com a remoção de células mortas e impurezas, melhorar a parte circulatória, diminuir a vermelhidão, além de reduzir o crescimento dos pelos. No entanto, não foi encontrado na Literatura científica nenhum artigo que comprove sua eficácia em depilação. É um MITO.

E quais são os melhores métodos para remover os pelos em casa, com segurança, durante o isolamento social? Veja abaixo algumas alternativas encontradas no mercado e quais as vantagens e desvantagens de cada um:

Depiladores elétricos: Eles funcionam como múltiplas pinças que removem os pelos pela raiz. Com relação a cera, a principal vantagem do depilador elétrico é a praticidade. Também é uma boa opção para viagens e períodos fora de casa por ser fácil de transportar e pode ser usado em qualquer lugar. No entanto, o depilador elétrico é um método dolorido. A velocidade do aparelho também pode ser agressiva para peles mais sensíveis causando irritações.

Depilação com lâmina: A depilação com lâmina é um dos métodos mais utilizados atualmente. A lâmina corta a parte aparente do pelo e não o retira pela raiz. A principal vantagem é a ausência de dor. Além de ser barata e prática. Como não arranca o pelo pela raiz, a depilação com lâmina tem uma duração curta – o pelo volta a crescer após um ou dois dias. O método também pode causar o escurecimento na pele e possíveis cortes.

Cremes depilatórios: Essa depilação não remove o pelo pela raiz e é indolor. A rapidez durante a remoção dos pelos também é um ponto a ser observado quanto ao uso de cremes depilatórios. É possível encontrar cremes com preços acessíveis em farmácias e supermercados. A depilação é de curta duração, com prazo de dois dias para o crescimento dos pelos. O produto também pode causar irritação e alergias na pele. É preciso fazer o teste antes da utilização.

Depilação com cera quente e fria: A cera quente pode ser usada tanto com receitas caseiras como industrializadas. A cera quente é um método barato e remove os pelos pela raiz e dura até 20 dias. Já o a depilação com cera fria é mais simples e prática do que a quente, uma vez que dispensa aparelhos de aquecimentos e não apresenta risco de queimadura na pele. É uma opção indicada para quem tem varizes. A remoção dos pelos dura em média de 20 dias. O método pode ser mais dolorido e agressivo do que a cera quente, pois não conta com o calor para dilatar os poros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto