Logo
Imprimir esta página

Como o isolamento social pode contribuir para a espiritualidade

Como o isolamento social pode contribuir para a espiritualidade

Impacto da pandemia na rotina promove reflexão sobre a vida interior e o mundo à sua volta.

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) impacta direta e indiretamente milhares de pessoas ao redor do mundo. O período de isolamento social vem cercado de inúmeros impactos nas relações no cotidiano e na sociedade. Como esse período pode ser propício para refletir sobre a espiritualidade?

Esse período de isolamento social pode emergir enquanto tempo fecundo para o cultivo da inteligência espiritual. Um olhar para dentro pode trazer questões pertinentes para a vida das pessoas: como estou vivendo? Como estou agindo em diversas situações? “Uma vez que há em cada um nós um impulso ao mistério e uma fome de transcendência e tudo aquilo que vivemos e que somos resultam de uma experiência interior, é possível tornar essa experiência consciente e desenvolvê-la”, revela o especialista de Pastoral da Rede Marista de Educação Básica, Matheus Henrique Alves

É tempo de desacelerar e resinificar

O contexto social atual pelo cotidiano desenfreado das cidades, a quantidade e a dispersão de informações, bem como o incentivo ao consumo exacerbado, entre outros fatores, têm contribuído para uma postura superficial diante da vida. Isto é, por poucas vezes parar para refletir e buscar sentidos e significados nas ações, nas relações estabelecidas e nos impactos do que é produzido.

Ao longo da história, grandes crises sociais apontam para um movimento de ruptura que pode apresentar em meio às incertezas um apelo para reconfigurar a vida e relações priorizando o que de fato há de essencial nelas. “O cultivo de nossa espiritualidade nos ajuda a nos reconhecermos a partir de dentro e nos relacionarmos com as pessoas tendo enquanto referência o que é autêntico e profundo, a fim de encontrar um equilíbrio pessoal que repercuti no meio social”, reforça Alves.

O especialista dá dicas de como priorizar momentos de reflexão nesse período:

1) Busque o silêncio interior

Vivemos em uma sociedade cercada de inúmeros ruídos, e de telas com informações ao encalce da nossa mão, pequenos momentos de silêncio diário ajudam a se conectar, interiorizar. “Para aprender a olhar para fora e compreender com maior sensibilidade a existência do outro, se faz necessário que antes ousemos olhar para dentro, precisamos encarar nossos silêncios internos e buscar refletir o sentido mais profundo de nossa existência. Repense com calma as prioridades diárias, as escolhas que precisara fazer e os impactos que elas terão para além de você e caso seja necessário ajuste a rota”, revela.

2) Conectar-se com a natureza

Mesmo durante o isolamento social há sempre uma janela, ou terraço, árvores nos pátios, ou mesmo uma planta em casa, que pode nos ofertar um espaço de conexão. O ato de cultivar e contemplar a beleza da criação nos ajuda a conhecer, vivenciar e experimentar a natureza como espaço de vida que nos humaniza e nos educa para simplicidade e para a quietude.

3) Cultive a cultura do cuidado e da solidariedade

O cenário histórico mais uma vez nos provoca a necessidade de assumirmos uma nova mentalidade e uma nova postura diante da vida, é um apelo radical e urgente que deve nos comprometer em todos os sentidos. Trata-se de estabelecermos uma cultura do cuidado em contraposição a um mundo marcado pela naturalização do sofrimento e da indiferença. Por vezes somos tentados a vivenciar uma espiritualidade alienada e individualista que tende a nos afastar da realidade agindo como uma rota de fuga diante do sofrimento e das incertezas que nos afligem. “Precisamos resistir a essa lógica que tende a reforçar nosso individualismo e nossa superficialidade diante da vida. É tempo de despertarmos para a consciência do cuidado que passa por três dimensões essenciais: Enxergar a realidade que nos cerca para além de nossa zona de conforto, questionar as desigualdades e por fim mobilizar ações e recursos visando atenuar essas necessidades, reforça Alves.

Marista Escolas Sociais

Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto