Brasil,

Dia Mundial do Meio Ambiente: Verallia esclarece mitos sobre o vidro

A Verallia, fabricante de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, utilizou 53% de caco reciclado na produção em 2019 - Divulgação A Verallia, fabricante de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, utilizou 53% de caco reciclado na produção em 2019 - Divulgação

Você sabia que o vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado infinitas vezes? Uma garrafa feita de vidro reciclado tem exatamente a mesma qualidade de outra feita com matérias-primas originais. A Verallia, fabricante de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, utilizou 53% de caco reciclado na produção em 2019.

“O uso de vidro reciclado (na forma de cacos) em nosso processo traz grandes benefícios ambientais. Para cada 10% dos cacos de vidro que entram em nosso processo, usamos aproximadamente 3% a menos de energia com redução proporcional de emissão de CO2”, explica Letícia Zydowicz, gerente de EHS da Verallia. Utilizar cacos nos fornos de produção de vidro reduz o consumo de recursos naturais, uma vez que substituem as matérias-primas (areia, barrilha e calcário).

As embalagens de vidro também são benéficas ao consumidor, pois o vidro não interfere no sabor e na qualidade dos alimentos e bebidas. Além disso, os alimentos e bebidas acondicionados no vidro têm menos conservantes e estabilizantes e também podem ser aquecidos e refrigerados sem riscos de contaminação.

“Escolher o vidro para ser a embalagem preferencial de seus produtos não é apenas uma escolha econômica, mas é, principalmente, um caminho inteligente e consciente. Temos trabalhado nossos desenvolvimentos sempre focados em sustentabilidade. A maioria de nossos produtos é desenvolvida pensando no conceito ECOVA, com produtos até 30% mais leve do que as tradicionais. Além disso, são produtos eco-projetados, ou seja, atendem aos requisitos técnicos, otimizando o uso de recursos naturais”, destaca Letícia. A Verallia aproveita o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) para esclarecer os mitos sobre o vidro.

O vidro ocupa muito volume nos lixões e aterros sanitários.

Mito. O consumidor reutiliza a embalagem de vidro para guardar condimentos, como decoração e muitas outras utilidades. Além disso, a embalagem de vidro é retornável para o fabricante do produto envasado e é reciclável, apresentando, portanto, várias opções de reúso e reciclagem. Talvez por isso, o volume de vidro em geral no lixo urbano não seja tão elevado. No Brasil, o vidro corresponde a cerca de 3% dos resíduos urbanos. Em São Paulo, o peso do vidro no lixo corresponde a apenas 1,5% do total.

O vidro pode ser reciclado apenas uma vez.

Mito. O vidro pode ser reciclado infinitamente, seja fundindo-o com uma parte de matéria-prima virgem, seja fundindo somente cacos de vidro. O material apresenta excelente desempenho no processo de reciclagem, sem perda de volume. Com um quilo de cacos de vidro pode-se fazer um quilo de vidro novo.

Reciclar vidro é muito caro.

Mito. Reciclar vidro é mais econômico do que produzir vidro a partir de matérias-primas virgens, considerando que reciclar usa menos energia no processo. Se fosse para produzir uma garrafa utilizando a extração de matérias-primas virgens (minérios), somado ao custo de energia no processo de obtenção, haveria um gasto maior do que com o reaproveitando de cacos de vidro. No processo de reciclagem se usa menos energia e a matéria original é reaproveitada.

Sobre a Verallia

A Verallia é a líder europeia e a terceira maior produtora global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, com soluções inovadoras, personalizadas e ecológicas. O Grupo registrou receita de 2,6 bilhões de euros e produziu 16 bilhões de garrafas e potes em 2019. A Verallia emprega cerca de 10 mil pessoas e tem 32 fábricas de produção de vidro em 11 países. A Verallia está listada no compartimento A do mercado regulamentado da Euronext Paris (Ticker: VRLA - ISIN: FR0013447729) e está incluída nos seguintes índices: SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable. No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br.

A Verallia e a sustentabilidade

Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo