Logo
Imprimir esta página

Estudo da Spring Professional revela: 67% das empresas pretendem retomar as contratações congeladas em razão da pandemia

Levantamento da companhia buscou entender como as empresas têm lidado com contratações e onboarding diante do novo cenário.

A Spring Professional, especialista em recrutamento de nível sênior, divulga o resultado de uma pesquisa para entender os atuais processos de Recursos Humanos durante o período de isolamento social ocasionado pelo coronavírus. O levantamento, realizado entre os dias 20 e 30 de abril com presidentes, diretores e gerentes de áreas de negócios ou Recursos Humanos de mais de 150 empresas de diferentes setores de mercado, traz informações relevantes sobre as mudanças nos processos de contratações e como as empresas estão lidando com o employer branding, engajamento e onboarding durante a pandemia.

"Durante as últimas semanas, temas relacionados a home office, papel da liderança e vídeo conferência têm sido abordados. No entanto, chegamos à conclusão de que há um grupo relevante de pessoas que estão mudando ou vão mudar de emprego, e é muito importante termos informações sobre processos de contratações e onboarding, por isso, decidimos realizar essa pesquisa", comenta Ricardo Rocha, Diretor Executivo da Spring Professional.

Contratações:

Apesar da maioria dos setores seguir com o congelamento momentâneo de contratações (51%), ou apenas com processos que já estavam em andamento (30%), há uma parcela relevante de empresas (19% do total), que segue contratando normalmente. Das companhias que seguem seu plano de contratação, destaque para os setores de Tecnologia (23,33% alegaram ter mantido o ritmo de contratações pré-pandemia), seguido dos segmentos de Alimentos (20%), Farmacêutico (13,33%), Agronegócio (11%), Industrial (10%) e Logística (8%).

O estudo revela, ainda, que 67% das empresas pretendem retomar integralmente as contratações que estão congeladas e, por esse motivo, ainda que os processos não possam ser concluídos nesse período, seguem buscando candidatos e avançando nas etapas iniciais de seleção - 20% são startups de tecnologia, 19% são do segmento industrial, 13% do setor farmacêutico, 10% do segmento de bens de consumo, 10% de bancos e serviços financeiros e 6% da construção civil. Já 19% das companhias estarão em processo de revisão do plano de contratação e 14% não devem contratar mesmo após o término da pandemia.

Para as empresas que informaram que seguem contratando normalmente, ou que pelo menos estejam mantendo as contratações em curso, há um desafio ainda maior: todo o processo que era, em sua maioria, 100% presencial (entrega de documentos, exames, integração, local de trabalho), sofreu adaptações. A maioria das organizações (55%) teve que efetuar mudanças significativas em seus processos admissionais e de integração.

"Nessas situações, é necessário observar o lado positivo em meio às incertezas. As empresas estão sendo obrigadas a se reinventar, acelerar a transformação digital e, acima de tudo, repensar estratégias de engajamento e retenção de profissionais", afirma Ricardo Rocha, Diretor Executivo da Spring Professional.

Processo de onboarding

Sobre os novos processos de onboarding, 94% destas empresas alegam que os candidatos estão confortáveis e compreendem a necessidade dessas mudanças, e entendem que isso não irá atrapalhar seu processo de integração às empresas. Além disso, 80% das companhias que implementaram mudanças no processo de onboarding alegam que pretendem manter (ou adaptar) essas inovações, mesmo após o fim do isolamento.

"Com o processo de onboarding on-line, a empresa consegue aprofundar a avaliação e comparação dos candidatos, até mesmo incluindo etapas e entrevistas adicionais ao processo, dada a facilidade proporcionada pela entrevista on-line, o que pode continuar sendo relevante mesmo após a pandemia", destaca Ricardo Rocha.

Sobre o Grupo Adecco

Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco possui 5,5 mil escritórios em 60 países, proporcionando empregos a 700 mil pessoas e oferecendo serviços a mais de 100 mil empresas. Na América Latina, a empresa opera com 3 mil colaboradores em suas filiais presentes 8 países e conta com 7 milhões de cadastros em sua base de dados. O Grupo faz parte da lista 500 da Fortune Global e está cotado na bolsa de Zurique. O Grupo Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto