Brasil,

A antiga disputa entre Apple e Gradiente

Dra. Dolly Outeiral

Advogada contratada do Grupo Marpa – Marcas, Patentes, Inovações e Gestão Tributária

Não é a primeira vez que ocorre a batalha entre a Apple e Gradiente no Brasil sobre quem é a real detentora dos direitos pela marca iPhone É um assunto antigo, que ainda tramita no Judiciário Brasileiro, e, até o momento a Apple obteve parecer favorável e que está lhe garantindo o direito ao uso da expressão iPhone. Tudo teve início em 2000, quando a Gradiente solicitou o registro de marca contemplando a expressão iPhone.

A disputa na justiça começou em setembro de 2013, quando a Gradiente perdeu o direito de exclusividade da palavra iPhone, passando a conviver com demais marcas que, igualmente, ostentam tal elemento nominal.

Em 2014 o processo foi parar em segunda instância, novamente com decisão favorável à Apple, decisão essa mantida pelo STJ em 2018 e que acabou ensejando novos recursos e, atualmente, a questão aguarda pronunciamento final do STF. Destaque para empresas que até tentaram encontrar uma solução interessante para ambas as partes em março de 2013, mas não chegaram a um acordo.

E novamente esse ano o episódio recomeçou, isso significa que a marca brasileira ainda não se deu por vencida e vai recorrer ao caso em última instância no Supremo Tribunal Federal - STF. Ou seja, após a sentença final não caberá mais recurso especial por parte da Gradiente.

Atualmente a Gradiente está em recuperação judicial, acumulando um passivo de quase R$ 1 bilhão de reais e existe a expectativa de que ao menos a Apple negocie um acordo, como já ocorreu em outro caso, em que a marca norte-americana entrou em acordo extrajudicial com a Cisco para a utilização do termo Iphone, pertencente à subsidiária Linksys desde 2000.

Outra batalha judicial, envolvendo o iPad, foi quando a Apple comprou os direitos de uso da marca da Fujitsu, além de pagar US$ 60 milhões para concluir uma disputa judicial com a Proview Technology na China.

Não é de hoje que a Apple tem problemas com seus registros de marcas, e em muitos casos as marcas, como a Gradiente, vão até o fim para provar sua legitimidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS