Logo
Imprimir esta página

Curso capacita pessoas com deficiência para a inclusão digital, social e geração de renda em Curitiba

Cristiane Pereira Jorge é uma das alunas que participou do projeto e agora trabalha na Central 156

O projeto Trilha Digital, promovido pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), tem como objetivo o incentivo à inclusão de pessoas com deficiência nos âmbitos digital, social e profissional. Ao todo, sete treinamentos já foram realizados na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP-PR), com 91 alunos inscritos e 599 horas de aula.

Uma das alunas que aproveitou essa oportunidade foi Cristiane Pereira Jorge, que tem 43 anos e possui deficiência visual. Após participar do projeto, ela encontrou uma nova posição dentro do mercado de trabalho. “Depois de quatro anos acomodada em uma mesma empresa, acabei perdendo o emprego e vi que precisava me atualizar”, conta. Cristiane participou das aulas do curso de Introdução ao Serviço de Atendimento ao Público e hoje faz parte da equipe da Central 156 no ICI.

Para o gestor de Ação e Responsabilidade Social do Instituto, Ozires de Oliveira, casos como esse mostram o alcance do real objetivo do projeto. “Nossa intenção é trazer conhecimento, capacitar e dar a oportunidade de se realocar no mercado. Quando isso acontece é o cumprimento de um ciclo. Participar ativamente dessas iniciativas só reforça os resultados que uma cultura colaborativa pode trazer para a sociedade e para a nossa organização", explica.

O projeto Trilha Digital começou em novembro de 2019 e, dentro da programação deste ano, foram realizados os cursos de Introdução ao Serviço de Atendimento ao Público, com 20 horas de duração, o de Montagem e Manutenção de PCs (hardware), com 12 horas, e de Manutenção de Impressoras, com seis horas. Além desses, também teve início o curso de Introdução à Programação, que precisou ser suspenso devido à pandemia da Covid-19.

As atividades fazem parte de um convênio do ICI com a ADFP para a realização de ações sociais. Nesta parceria, além de ministrar as aulas, o ICI também reformou duas salas e forneceu equipamentos com assistência técnica gratuita.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto