Logo
Imprimir esta página

Programa Albatroz em Casa levará educação ambiental às salas de aula virtuais

Programa Albatroz em Casa levará educação ambiental às salas de aula virtuais

Educadores poderão acessar propostas de aulas e atividades sobre conservação marinha da Primeira Infância até o Ensino Fundamental gratuitamente capa do programa albatroz em casa

Com a participação de mais de 26 mil pessoas desde 2011, o Programa de Educação Marinha ‘Albatroz na Escola’ capacita educadores para trabalhar com a temática da conservação marinha em sala de aula e também sensibiliza alunos sobre o tema. A partir do início do período de isolamento social e com as aulas acontecendo via internet, a equipe de educação ambiental do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, estudou maneiras de continuar o programa. Surgiu, assim, o Programa Albatroz em Casa (PAC), que está disponível desde o dia 11 de maio, de forma gratuita, na área do educador do site.

Segundo a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, o PAC foi pensado exclusivamente para este momento tão novo para professores e famílias, que ainda estão se acostumando com a quarentena. O programa trará aulas e materiais com informações sobre as aves e conservação marinha, com jogos, tirinhas e outras atividades educativas, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.

Para ter acesso a todos os materiais do PAC, os educadores precisam acessar o site do Projeto Albatroz e preencher uma breve ficha de cadastro. Não há limite de inscrições. Em seguida, terão acesso a conteúdos complementares para todas as séries do Educação Infantil e Ensino Fundamental - em breve, a ideia é incluir materiais próprios para os alunos do Ensino Médio.

De acordo com a coordenadora, as atividades abordarão os albatrozes e petréis, mas sempre de uma forma leve e divertida. “Acredito que isso vai auxiliar os professores nesse processo que estamos vivendo e descobrindo juntos, sobre como será a educação neste período de isolamento social tão importante para combatermos essa pandemia”.

Ela salienta ainda que os materiais trazem práticas do dia a dia que podem ultrapassar a sala de aula virtual e envolver a família.

Certificação e feedback

Após o download do material e a conclusão da atividade com os alunos, o educador cadastrado receberá por e-mail um formulário para dar um feedback sobre a participação do PAC, enviar sugestões e comentários sobre o programa.

Em seguida, um certificado digital de conclusão de atividade emitido pelo Projeto Albatroz estará disponível.

“Nós esperamos que o Programa Albatroz em Casa amplie nossa rede de guardiões do planeta e dos oceanos”, afirma Cynthia Ranieri. “A ideia é que esse material toque as pessoas e provoque reflexões úteis para este novo mundo que virá quando a pandemia passar”.

Projeto Albatroz

Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras. O Projeto é coordenado pelo Instituto Albatroz - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.

A principal linha de ação do Projeto, nascido no ano de 1990, em Santos (SP), é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar Políticas Públicas e a promoção de ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens e às escolas. O resultado deste esforço tem se traduzido na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil.

Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto