Brasil,

A substituição de Contadores e Advogados por Robôs

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Bispo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

*Por Karina Correa

Você acredita que a automação tributária possa substituir por completo as atividades do trabalho de um Contador ou Advogado Tributarista? O medo pelo novo e a incompreensão do que realmente se trata a automação de Regras Tributárias formam conceitos cheio de dúvidas e questionamentos em relação a essas atividades profissionais.

Afinal, seria capaz de a informatização ser analítica a ponto de reportar um retorno tributário específico para cada tipo de empresa?

Para contextualizar, vejamos e recordemos o que houve na Revolução Industrial. A Inglaterra foi precursora dessa transição, no período que engloba os séculos XVIII e XIX. A principal particularidade da revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo uso das máquinas e equipamentos, com o intuito central de acelerar a produção. As atividades rurais e manuais ficaram escassas e equipamentos foram substituindo, aos poucos, algumas profissões, fazendo com que surgissem outras em seus lugares.

Neste cenário, algumas consequências da Revolução Industrial, além das novas relações de trabalho e a industrialização dos países e a urbanização, foram os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações. Mas, devemos destacar, principalmente, o aumento da capacidade produtiva.

As maiores mudanças ao longo dos anos

A evolução não limita o ser humano. Na verdade, ela o transforma. Sendo assim, é possível analisar que as profissões não foram extintas nesse período mencionado acima, porém se renovaram completamente.

O mesmo acontece a cada dia em todas as profissões até o momento atual. Não haverá substituição de um Contador ou Advogado, por exemplo, no mercado de trabalho moderno. O que está acontecendo é uma renovação, dando oportunidades aos mesmos de exercerem atividades mais analíticas e predominantes em seus campos de atuações.

A automação vem como aliada na eficiência e agilidade dos trabalhos, dando segurança e autonomia para o desenvolvimento profissional. Sendo assim, o conhecimento humano jamais será substituído.

RPA e as operações automatizadas

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil é um dos países com maior carga tributária no mundo. E a administração desses tributos, muitas vezes, não é eficaz em encontrar o melhor cenário ou que haja um bom planejamento tributário.

A sigla RPA, (Robotic Process Automation), tem gerado melhorias nas atividades repetitivas e, principalmente, naquelas com grande volume de dados. Esses “robôs” são configurados com base em uma série de informações que se conectam a fim de encontrar a tributação perfeita para tal operação, produto ou serviço. Tudo específico de acordo com o perfil da empresa, seja operações de Vendas, Compras para Revendas, Produção, Serviços, entre outros. Permite ainda a visibilidade e rastreabilidade da informação, dando ao profissional a capacidade de analisar minunciosamente.

Para concluir, ressalto que as tarefas de maior responsabilidade jamais serão substituídas por máquinas, mas sim, serão sempre bem vindas dentro do âmbito Tributário, agregando valor e confiabilidade em nossos trabalhos.

*Karina Correa é Gerente de Projetos Integrador SAP na Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar um acervo com mais de 20 milhões de regras tributárias.

Sobre a Systax

A Systax Sistemas Fiscais acompanha diariamente as mudanças da legislação tributária para garantir a atualização constante dos parâmetros fiscais nos diversos ERPs e sistemas fiscais. Também valida as informações tributárias constantes da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), permitindo a correta geração do SPED. Para tanto, mantém uma base de dados com mais de 20 milhões de regras fiscais estaduais e federais, abrangendo ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS e IPI. Combinam essas regras para gerar e monitorar mais de 1 bilhão de itens dos clientes da Systax.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar