Os impactos positivos da manutenção descomplicada

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Olhier
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

case - (Divulgação) case - (Divulgação)

Um dos maiores fabricantes de papel e celulose do Brasil contou com a experiência da Atlas Copco Specialty Rental

Na Atlas Copco Specialty Rental, a manutenção tem um papel muito importante. Mesmo sendo um “mal necessário”, é preciso fazê-la de maneira eficiente, efetiva e com mínimo impacto nos negócios.

Embora a maioria das pessoas pense apenas nos custos diretos da contratação de técnicos e da compra de peças sobressalentes, ao considerar todo o impacto e os riscos associados às operações de manutenção, os custos reais podem ser significativamente maiores.

Pensando nisso, no momento que um dos maiores fabricantes de papel e celulose do Brasil precisou realizar uma revisão completa dos compressores aplicados a processos críticos, uma solução de backup absolutamente à prova de falhas foi necessária.

Para que essa revisão fosse feita, a Atlas Copco Specialty Rental apresentou uma solução que garantiu uma transição perfeita, sem interrupções na produção e em total conformidade com as diretrizes de saúde, segurança e meio ambiente, além de nenhum impacto na qualidade ou quantidade da produção.

Todo esse pacote de ações foi preparado em apenas um dia, embora todo o planejamento tenha sido feito de forma meticulosa durante meses.

Desafios do projeto

O ar comprimido é absolutamente crítico para as operações da fábrica, pois é ele que alimenta grande parte do processo, transporte e instrumentação de toda a linha de produção maior que 1.000 metros de extensão, e embora fosse necessária uma revisão completa dos dois compressores centrífugos de 13.200 m3/hora da fábrica, que levaria até duas semanas para ser realizada, interromper a produção por algumas horas estava absolutamente fora de questão.

As rigorosas demandas do negócio, predominantemente de exportação, do fabricante simplesmente não permitiam qualquer redução, muito menos a interrupção da produção. Neste caso, a confiabilidade foi um fator chave na escolha da solução correta.

Qualidade e quantidade

Fornecer 13.200 m3 de ar comprimido isento de óleo a cada hora, 24 horas por dia, e durante 10 dias de operação contínua – sem falar na garantia de um suprimento estável de combustível para produzir todo esse volume – é uma boa equação matemática.

Além disso, o espaço limitado na fábrica significava que todo o ar comprimido tinha que ser gerado em um espaço bem restrito.

Mas não era apenas o tamanho que importava neste projeto em particular. Na verdade, a qualidade do ar era, pelo menos, tão importante quanto a quantidade. A capacidade de fornecer ar puro 100% isento de óleo e outros contaminantes não era apenas fundamental para a qualidade do produto, mas também para a longevidade das máquinas altamente especializadas da fábrica. Qualquer obstrução em uma ou mais de suas aproximadamente 1.000 válvulas, instrumentos e outros componentes sensíveis poderiam acarretar consequências desastrosas.

Uma solução à prova de falhas

Para atender às rigorosas demandas do cliente, Vanderson Lopes, Gerente de Linha de Negócios, e sua equipe projetaram e coordenaram uma solução abrangente que cobriu todos os aspectos da transição para o ar de back-up.

“Propusemos um conjunto de 5 modernos compressores PTS 1600, 100% isentos de óleo e certificados ISO 8573 classe Zero, para assumir o trabalho dos compressores centrífugos da fábrica, conforme eram submetidos à manutenção, um de cada vez. A pedido do cliente, uma 6a unidade foi adicionada ao pacote para servir como reserva em caso de avaria ou qualquer outra falha. No entanto, esse cenário nunca ocorreu e a unidade reserva nunca foi utilizada”, afirma.

Os equipamentos são totalmente confiáveis, mas até mesmo os melhores compressores do mundo não podem funcionar sem energia. “Nosso serviço foi além da locação das máquinas. Oferecemos verdadeiramente uma solução total, incluindo transporte, instalação, operação ininterrupta, monitoramento e testes abrangentes e um gerenciamento exato de combustível”, explica.

“Cuidamos da entrega, do armazenamento e do fornecimento constante de diesel, sem falta, derramamento ou vazamento. É importante observar também que nossa solução se adequa confortavelmente e com segurança no limitado espaço da fábrica, enquanto a maioria das soluções concorrentes indicavam que precisariam do dobro de área útil para fornecer as mesmas vazões.”

Velocidade = lucro

O pacote completo com os 6 compressores PTS 1600, incluindo tanques de combustível auxiliares, mangueiras e conexões, foi entregue montado, testado e colocado em operação pela equipe local em apenas um dia. Posteriormente, após a conclusão bem-sucedida do projeto, tudo foi desmontado e removido com o mesmo nível de velocidade e eficiência.

Dado que a velocidade do processo geralmente tem um impacto muito maior na lucratividade do que a maioria das medidas de corte de custos, esse nível de agilidade deve sempre ser uma consideração importante em qualquer ambiente de processamento ou produção.

SOBRE ATLAS COPCO

Grandes ideias aceleram a inovação. A Atlas Copco transforma ideias industriais em benefícios estratégicos aos negócios desde 1873. Ao ouvir seus clientes e conhecer suas necessidades, a empresa entrega valor e inova com o futuro em mente. A Atlas Copco está sediada em Estocolmo, na Suécia, com clientes em mais de 180 países e cerca de 34.000 funcionários. Receitas da ordem de EUR 9 bilhões (USD 10,2 bilhões). Para mais informações: www.atlascopcogroup.com

SOBRE ATLAS COPCO RENTAL

Grandes ideias reforçam o desenvolvimento sustentável. A Atlas Copco Rental trabalha em conjunto com seus clientes para instalar soluções temporárias de ar, energia, fluxo, vapor e nitrogênio de última geração. Ao entender as necessidades dos clientes fornece solução total para qualquer setor, independentemente de emergências ou projetos planejados. A Atlas Copco Rental é uma divisão da área de negócios Power Technique, com sede em Boom, na Bélgica, e oferece soluções especiais de aluguel sob várias marcas ao redor do mundo.