Brasil,

Especialistas alertam para crise climática e apontam energias renováveis como alternativa para reduzir emissões

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Verônica Longhi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Especialistas alertam para crise climática e apontam energias renováveis como alternativa para reduzir emissões

Brasil tem ainda muito o que avançar em energias renováveis. Menos de 1% da matriz energética no país provém da energia solar

Embora a bandeira tarifária de energia elétrica esteja verde no mês de maio, o que significa que os reservatórios de água do Brasil estão com a capacidade suficiente para gerar energia sem sobrecarregar o sistema, é preciso repensar o uso e a produção de energia. Oficialmente, a maior parte do país entra na época de seca e com o consumo de água em alta pelos cuidados provocados com a pandemia da Covid 19, os índices dos reservatórios podem sofrer nos próximos meses.

Estudos mundiais apontam que o foco na sustentabilidade energética deve representar o “novo normal” para alcançar a independência energética e prevenir futuras crises climáticas apontadas por diversos especialistas.

O Fundo Monetário Internacional, inclusive, recentemente fez uma recomendação para investimentos em produtos e serviços de baixa emissão. A consultoria Climate Ventures, por exemplo, analisou 552 negócios que geram impactos positivos no clima e promovem a economia regenerativa de baixo carbono. As energias renováveis são apontadas como principais iniciativas com 34% dos bons negócios pelo clima na América Latina.

“Aqui no Brasil não percebemos a finitude da água, já que é tudo em abundância. Mas vivemos em uma crise hídrica constante. O nosso planeta já deu alertas sobre isso, estamos vivendo no máximo dos nossos recursos. Precisamos virar a chave da consciência. Procurar energias renováveis é um caminho para reduzir o impacto ambiental e acabar com esse fantasma de acréscimo da conta de luz. A radiação solar está disponível para todos, mas é preciso pensar a longo prazo”, pondera Alcione Belache CEO da Renovigi, uma das fabricantes líderes de sistemas fotovoltaicos no Brasil.

Mas o que são energias renováveis, afinal?

Energias renováveis são aquelas diretamente regeneradas ou reabastecidas pela natureza, nos seus processos normais, tendo, a maioria delas, a grande vantagem de gerar menos impacto ambiental. Elas apresentam-se como alternativas sustentáveis ao uso de fontes tradicionais como gás natural, centrais hídricas, carvão mineral e petróleo.

“Ano passado a humanidade atingiu a data limite de esgotamento dos recursos naturais. Significa que, a partir de agora, todos os recursos usados para a sobrevivência entrarão ‘no vermelho’, uma espécie de crédito negativo para a humanidade. Os números do relatório da Capgemini são um alerta. É preciso repensar a forma como o mundo consome energia, principalmente as provenientes de combustíveis fósseis e fontes esgotáveis, como a água. Precisamos de políticas públicas comprometidas com o meio ambiente, mais financiamentos e conscientização”, alerta o executivo.

Alcione vai além e explica “com essa mudança, o mercado continuará a abrir-se para a produção de energia limpa e sustentável. Soma-se à redução do impacto ambiental e da dependência desses recursos, a economia de até 95% do valor gasto com energia utilizando os sistemas solares nas residências, empresas e no campo".

Energia solar

Ao instalar um sistema solar, o medidor de energia elétrica é trocado por um medidor bidirecional, que registra a quantidade de energia que foi injetada na rede (produção solar) e a quantidade de energia consumida. Esta compensação consta na fatura de energia elétrica e pode ser abatida da conta nos meses seguintes, compensando os meses de menor radiação solar.

Os consumidores que utilizam os sistemas da Renovigi conseguem acompanhar, em tempo real, a geração de energia do seu sistema, por meio de um aplicativo de monitoramento, que mostra o quanto cada painel está gerando.

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão responsável por realizar estudos sobre o setor energético, apenas 0,6% de toda a matriz energética do Brasil provém da energia fotovoltaica.

O Brasil tem uma das melhores radiações do mundo. O Atlas Brasileiro de Energia Solar constatou que o pior lugar no Brasil para produção de energia fotovoltaica é ainda 30% mais eficiente para a produção de energia do que na Alemanha, por exemplo. O interior do Nordeste e o norte de Minas Gerais são as áreas que possuem maior irradiação solar, ou seja, são as regiões que possuem maior capacidade de geração de energia.

Sobre a Renovigi

Com mais de 1 milhão de painéis solares já distribuídos no Brasil, a Renovigi se destaca no mercado fotovoltaico brasileiro pela excelência no atendimento e pela qualidade de seus produtos. Hoje a empresa é líder em satisfação do consumidor, com 99,8% de clientes que indicariam a marca para um amigo, além disso, está no pódio nacional de preferência das empresas instaladoras e foi premiada pela EXAME e Deloitte como a Média Empresa com maior crescimento no Brasil. Esses números são fruto do empenho mútuo entre a equipe Renovigi e suas mais de sete mil empresas credenciadas, espalhadas por todas as regiões do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar