Brasil,

ANA passa a disponibilizar dados sobre sistemas que abastecem Belo Horizonte, Brasília e São Paulo

Dados sobre a situação dos reservatórios responsáveis pelo abastecimento de 13,7 milhões de pessoas das três regiões metropolitanas podem ser acessados pelo Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR)

A partir desta segunda-feira, 18 de maio, a Agência Nacional de Águas começa a disponibilizar dados sobre a situação do armazenamento de água dos reservatórios que abastecem três das maiores capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. A novidade consta do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR), que pode ser acessado em www.ana.gov.br/sar. Os novos dados podem ser visualizados no módulo Outros Sistemas Hídricos e incluem cota (nível) de água, volume armazenado em hectômetros cúbicos (1hm³ equivale a 1 bilhão de litros), percentual do volume acumulado e a data da medição. Além disso, é possível gerar planilhas e comparar históricos de armazenamento.

No caso de Belo Horizonte, estão disponíveis dados dos três reservatórios que integram o Sistema Paraopeba: Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores. Para Brasília há dados de três barragens que abastecem a capital nacional: Descoberto (DF/GO), Santa Maria e Paranoá. A situação dos quatro reservatórios que compõem o Sistema Cantareira – Jaguari-Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro – também pode ser acompanhada pelo novo módulo do SAR.

O Sistema Cantareira é o principal manancial da Região Metropolitana de São Paulo, abastecendo cerca de 9 milhões de pessoas. Atualmente o Cantareira opera com cerca de 60% de seu volume útil e está em sua faixa de operação Normal, conforme a Resolução Conjunta ANA/DAEE nº 925/2017. Assim, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), que capta água no Sistema, está podendo captar até 33m³/s, o máximo permitido.

Operado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), o Sistema Paraopeba é responsável pelo abastecimento de 2,3 milhões de pessoas na Grande Belo Horizonte e atualmente acumula quase 100% de sua capacidade de armazenamento. Também estão cheios os reservatórios do Descoberto e Santa Maria, que abastecem cerca de 80% da população do Distrito Federal ou 2,4 milhões de pessoas. Assim, cerca de 13,7 milhões de brasileiros recebem as águas dos reservatórios exibidos pelo SAR.

De 2014 a 2016, Belo Horizonte e São Paulo passaram por crise hídrica, situação enfrentada por Brasília entre 2016 e 2017.

O SAR

A Agência Nacional de Águas criou o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios com o intuito de reunir e organizar os dados operativos dos reservatórios do Brasil num só lugar, auxiliando na tomada de decisão na gestão de recursos hídricos e fortalecendo a segurança hídrica do País. Lançado oficialmente em 2014, o SAR permite o acompanhamento da operação dos principais reservatórios do Brasil de forma prática e eficiente a partir da disponibilização dos dados disponíveis mais recentes com a preservação de seu histórico.

Atualmente o SAR é a principal fonte de informação sobre as condições de operação de 160 reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN); mais de 500 açudes Semiárido (Nordeste e Minas Gerais); e agora dos sistemas de abastecimento de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. No caso das hidrelétricas, é possível consultar diversas informações, como vazão turbinada, volume útil armazenado, vazão liberada, entre outras.

Além de fornecer dados e informações dos reservatórios, o SAR permite a espacialização da informação por meio de arquivos que podem ser baixados e utilizados em ferramentas de geoprocessamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::