Brasil,

Coronavírus e as entrevistas investigativas: como conduzir este processo na quarentena?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

*Por Daniela Aggio e Iuri Camilo de Andrade

Momentos de crise são difíceis, mas também provocam superações. O Covid-19 está desafiando as empresas em diversos aspectos para uma nova realidade, incluindo a instauração do trabalho à distância. Tratando-se de investigações corporativas e, principalmente, de entrevistas, que usualmente são feitas presencialmente, como continuar com um processo de levantamento de informações em meio a uma pandemia?

Nas investigações, há três tipos de entrevistas: Entrevista de Mapeamento de Processo, Entrevista Exploratória e Entrevista Confirmatória. As técnicas utilizadas nos dois primeiros tipos têm similaridades e não necessariamente precisam ser realizadas presencialmente, pois evitam a confrontação dos entrevistados com evidências identificadas nas investigações. Sendo assim, é perfeitamente possível realizar tais entrevistas remotamente, via telefone ou sala virtual, sem prejuízo às melhores práticas de obtenção de informações por meio de fonte humana.

Por sua vez, o terceiro tipo de entrevista investigativa, a Confirmatória, que tem como objetivo confirmar as informações levantadas no processo de apuração, sendo feita com suspeitos de terem cometido infrações às regras das empresas, necessita muitas vezes de confrontação, momento em que o entrevistador aponta ao entrevistado as inconsistências identificadas. Aqui está o maior desafio: é possível realizar o confronto por vídeo ou telefone?

As perguntas iniciais de aproximação e balizamento, que tem por objetivo criar a empatia legítima, não serão afetadas, já que é perfeitamente possível realizá-las remotamente. Por outro lado, analisando as desvantagens, podemos citar que a análise da linguagem verbal fica comprometida por oscilações de internet e fatores relacionados ao ambiente, facilitando a dissimulação do entrevistado.

Já a análise da linguagem corporal também estaria prejudicada pela não visualização completa do entrevistado e do ambiente, podendo ocorrer a interferência de interlocutores desconhecidos e ocultos, assim como a perda da confidencialidade. A declaração do entrevistado por escrito fica impossibilitada e existe prejuízo da coleta do consentimento dele em participar da entrevista.

Porém, o avanço da tecnologia vem como um importante aliado para a solução dos problemas mencionados à medida que possibilita a gravação de áudio e vídeo da entrevista para análise mais detalhada sobre o comportamento do entrevistado. Neste sentido, também é possível coletar o consentimento por meios digitais.

Além disso, se durante a investigação forem coletados indícios robustos da participação do entrevistado no evento analisado é possível, mesmo que remotamente, realizar um acordo de colaboração durante a entrevista. Por último, para a coleta da declaração do entrevistado, cabe a possibilidade de gravar o áudio e reduzi-lo a termo em cartório.

Desta forma, as entrevistas investigativas realizadas remotamente podem ser utilizadas para a conclusão das investigações com eficiência, a exemplo do que ocorre em alguns interrogatórios realizados pelo poder judiciário na esfera penal, que são feitos por vídeo conferência.

Esta mudança de paradigma representa um desafio para os entrevistadores que devem sair da zona de conforto do modelo conhecido e se reinventar para a continuidade das investigações, que mesmo em tempos difíceis como este de pandemia, não devem parar.

Daniela Aggio é diretora de investigações empresariais e Iuri Camilo de Andrade é consultor pleno e entrevistador forense da ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados, única empresa de consultoria reconhecida como Empresa Pró-Ética por quatro vezes seguidas.

Sobre a ICTS Protiviti

A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti, com a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS Outsourcing (canal de denúncias, diligência de terceiros, monitoramento de fraudes e de comportamentos antiéticos, e treinamentos on-line).

A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.

Reconhecida como Empresa Pró-Ética por 3 anos consecutivos, conta no Brasil com mais de 300 profissionais em 4 escritórios - São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem cerca de 600 empresas de diferentes portes e segmentos.

No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar