Brasil,

Como driblar o impacto negativo da pandemia na construção civil?

Por Wanderson Leite

O índice de confiança do empresário da construção civil atingiu o menor índice da série história, segundo a pesquisa ICEI de abril, realizada pela Confederação Nacional da Indústria. O receio em relação ao futuro do mercado é resultado direto da crise provocada pela Covid-19. Apesar do setor ser considerado um serviço essencial e, por isso, não ter suas atividades paralisadas, alguns fatores importantes explicam tamanha insegurança do empresariado.

Antes de mencionar as razões para essa queda de confiança, é preciso entender a complexidade e a magnitude da construção civil. As lojas de materiais de construção, por exemplo, não foram impedidas de funcionar. Mas outras fatias do mercado, como marmorarias, lojas de móveis planejados ou vidraçarias não entraram no recorte de serviços essenciais e se veem diante de um cenário imprevisível a médio e longo prazo.

Portanto, é equivocado dizer que o setor não parou. Algumas áreas de atuação sentiram e ainda sentem o impacto financeiro da suspensão das atividades. As que não foram impedidas de continuar, entretanto, notam o fluxo de clientes cair drasticamente, com a recomendação de isolamento. E aí está o primeiro motivo: a construção civil não estava acostumada a ir atrás do cliente. Ela simplesmente esperava que ele batesse à sua porta.

Em geral, o comércio da construção civil não estava muito presente nos meios digitais, como mídias sociais, aplicativos e e-commerce. E, agora que o cliente está em casa, é preciso encontrar maneiras de chegar até ele, não só com promoções e ofertas, mas com uma experiência de compra semelhante aos padrões que ele exige hoje, como entrega a domicílio e possibilidade de fazer orçamentos online.

O segundo motivo se dá pelo desencontro de informações. As orientações a nível federal, estadual e municipal geram incertezas entre os empresários, que, muitas vezes, se sentem à deriva, sem saber como agir. Nesse sentido, tem sido muito importante a atuação de entidades do setor. Um exemplo é a ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), que, por meio de suas regionais, vem realizando lives e webinars com grandes nomes da construção civil para ajudar a disseminar informações, buscando dar uma luz para as empresas de menor porte, principalmente.

A falta de um planejamento para a retomada também preocupa. Tenho conversado com diversos empresários do setor e todos concordam com a necessidade de isolamento, mas gostariam que as ações fossem menos paliativas e mais estruturadas.

O resultado de tudo isso é um ciclo vicioso: a queda na confiança dos empresários contribui para a paralisação dos investimentos, que resulta no agravamento da crise econômica.

Por outro lado, o momento tem sido propício para o setor se repensar. Idealmente, teríamos feito todas essas mudanças, apostando nos meios digitais e na informatização, sem as demais preocupações que uma pandemia gera, como a manutenção de empregos. Mas vejo os esforços de muitos empreendedores, de todos os portes, criando redes sociais, fazendo publicidade online, indo atrás dos clientes onde quer que eles estejam.

Se pudesse resumir as necessidades dos empresários da construção civil neste momento, diria que é preciso diálogo e um planejamento assertivo. Com esse respaldo, que vai além de um auxílio financeiro, por exemplo, esse setor que emprega milhares de pessoas pelo país não correria tanto risco de encolher. É preciso ser criativo e, principalmente, não ficar parado. Assim, será possível navegar nos mares conturbados dos próximos meses.

Wanderson Leite é formado em administração de empresas pelo Mackenzie e fundador das empresas ProAtiva, app de treinamentos corporativos digitais, ASAS VR, startup que leva realidade virtual para as empresas e escolas; e Prospecta Obras, plataforma de relacionamento do segmento de construção civil.

Sobre a Prospecta Obras:

Prospecta Obras é um sistema capaz de mapear todas as obras em andamento de uma determinada região. Usando um software de gestão e geolocalização, reúne todas as informações em um só lugar, de forma a serem facilmente acessadas pelos vendedores, 24 horas por dia, sete dias na semana, pela nuvem, em qualquer lugar, apenas com um computador e acesso à internet. Com a ferramenta, fica mais fácil construir relações com clientes, proprietários e profissionais com obras em andamento. O algoritmo é capaz de mapear as quase 750 mil obras em andamento no Brasil e está expandindo por meio de franquias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo