Logo
Imprimir esta página

Coronavírus: equipamentos, máquinas e produção parados devido à quarentena precisam de proteção contra ferrugem

Exemplo de peças sujeitas à ferrugem Exemplo de peças sujeitas à ferrugem

Devido à pandemia de coronavírus, um grande número de peças, máquinas e equipamentos de metal ferroso (aço, ferro fundido e ferro laminado) encontra-se parado – ou com uso reduzido - na indústria e corre maior risco de enferrujar.

De acordo com a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic, é necessário proteger estas estruturas metálicas com protetivos anticorrosivos, para assim evitar o risco de prejuízos.

“A ferrugem se forma devido ao contato direto do metal ferroso com o oxigênio que está presente tanto no ar quanto na água”, explica Marcos Pacheco, químico da Quimatic Tapmatic. “O problema torna-se ainda maior na quarentena, quando muitos equipamentos ficam sem manutenção e uso.”

Para proteger os metais, os protetivos anticorrosivos criam uma camada impermeável que impede o contato direto da superfície com o oxigênio, evitando assim a corrosão.

Ambientes internos e externos – A Quimatic Tapmatic ressalta que a ferrugem pode atingir peças, estruturas e maquinários dispostos tanto em ambientes internos quanto em locais externos das indústrias.

Nos ambientes internos, alguns dos principais problemas são a falta de uso e de manutenção dos equipamentos, bem como o acúmulo de pó, que ajuda a romper eventuais películas protetoras do metal.

Já nos ambientes externos, somam-se aos agravantes o sol, a chuva, os ventos fortes e a maresia. Enquanto o sol aumenta a temperatura do metal e favorece a formação da ferrugem nos pontos que estão em contato direto com o oxigênio, a chuva, ventos e a maresia ampliam a umidade e a salinidade sobre os metais, tornando-os mais vulneráveis à corrosão.

Produção e transporte - Além das máquinas e equipamentos, a própria produção das indústrias corre maior risco de enferrujar nestes tempos de quarentena, se não estiver devidamente protegida.

Explica-se: com a parada ou redução no ritmo de trabalho, peças metálicas de metal ferroso à espera de corte, processamento ou envio aos clientes ficam mais vulneráveis à ferrugem. Estas peças precisam ser devidamente protegidas com protetivos anticorrosivos para evitar o problema.

A Quimatic Tapmatic enfatiza que a proteção também é altamente necessária durante o transporte das peças metálicas. Afinal, a camada protetiva ajudará a evitar que metais sujeitos a impactos e umidade entrem em contato direto com o oxigênio, o que daria início à ferrugem.

Como usar protetivos - Fáceis de aplicar com aerossol, pincel ou pulverizadores, os protetivos anticorrosivos irão criar uma camada protetora de longa vida útil sobre máquinas, ferramentas e peças de metal ferroso.

Antes da aplicação, é importante que a superfície esteja livre de qualquer sujeira ou contaminante. O protetivo deve formar um filme contínuo, uniforme e ininterrupto sobre o metal para que ocorra a impermeabilização.

De acordo com a Quimatic Tapmatic, dependendo do protetivo anticorrosivo empregado, a proteção contra ferrugem dura entre 6 a 12 meses. E a camada protetora não sairá mesmo sob condições climáticas mais severas, como ampla variação de temperatura, chuvas e ventos fortes.

A empresa enfatiza que para cada grau de necessidade – como local de armazenamento interno ou externo, temperatura e tempo necessário de proteção – há um tipo de específico de protetivo anticorrosivo.

Na linha da Quimatic Tapmatic, as opções de protetivos são: Quimatic 10 – Lubrificante Industrial Não Oleoso; Quimatic 20 – Super Lubrificante Industrial de longa duração; Quimatic 30 – Protetivo Anticorrosivo de película Cerosa Flexível e Quimatic 40 - Protetivo Anticorrosivo Resistente a Chuvas Fortes. A empresa também conta com uma linha de protetivos específicos para o setor agro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto