Logo
Imprimir esta página

Brasil é um dos países com maior desigualdade social

Igualdade e equidade são debatidos por especialistas na série “Papo Cabeça”, que analisa temas relevantes para vestibulares e exames seletivos

Segundo estudo da instituição Oxfam, o Brasil é um dos 10 países mais desiguais do mundo. Em relação à renda, os 5% mais ricos recebem por mês o mesmo que o restante de 95% da população. “Temos uma massa da população muito empobrecida, é um problema que precisa ser debatido”, ressalta o professor de Filosofia do Colégio Marista Anjo da Guarda, Bruno Ponte.

Entretanto, o que significa exatamente o termo “desigualdade”? A consultora de Sociologia e Interioridade Marcia Oliveira explica que a desigualdade não é uma mera diferença. “Quando falamos em desigualdade, estamos falando de assimetria, de distâncias. É caracterizada por uma necessidade básica cujo atendimento gera privilégio de um determinado grupo em detrimento de outro”, afirma.

O psicólogo Pedro Braga Carneiro sublinha que a desigualdade não é a mesma coisa que pobreza – que significa não somente a falta de acesso aos bem materiais, mas também a ausência de perspectivas. “Há muitos impactos inclusive na subjetividade do indivíduo. Ele é tratado com pessoa ruim, indigna, que não tem valor. Como essa pessoa vai se sentir em reação ao mundo? Essas dimensões simbólicas também são aspectos da exclusão”, explica.

Superar o cenário da desigualdade é desafiador, especialmente em meio a uma pandemia, mas Carneiro sugere algumas atitudes que podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. “É necessário apostar em relações mais solidárias e humanas. Para isso, precisamos sair do nosso local de conforto e diversificar os ciclos de convivência social e as nossas fontes de informação. Colhendo diferentes referenciais, caminhamos para uma sociedade mais igualitária”, conclui.

Papo cabeça

A desigualdade no Brasil, um dos temas que mais aparece nos exames do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é o assunto da vez na quinta edição do Papo Cabeça, série de debates entre professores do Ensino Médio, sobre temas relevantes para os proncipais exames seletivos do País. O novo episódio conta com a participação da consultora de Sociologia e Interioridade Marcia Oliveira e Pedro Braga Carneiro, coordenador psicossocial da Rede Marista de Educação Básica, e do professor de Filosofia do Colégio Marista Anjo da Guarda, Bruno Ponte.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto