Brasil,

Em tempos de pandemia, suco de uva é importante aliado ao sistema imunológico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cassiano Farina
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Suco de uva Aurora - Crédito Aurora Divulgação Suco de uva Aurora - Crédito Aurora Divulgação

Rico em polifenóis e vitaminas, produto possui ainda outros benefícios à saúde, comprovados cientificamente. Maior produtora da bebida no país, Vinícola Aurora promove live sobre as vantagens do consumo regular, nesta quinta (14), com a biomédica Caroline Dani

Se já não bastasse ser saboroso e altamente nutritivo, auxiliando numa dieta saudável, o suco de uva integral é importante aliado à imunidade, faz bem ao coração e diminui os riscos de aparecimento de diversas enfermidades, como o câncer e as doenças neurodegenerativas. Elaborada com uva e nada mais, a bebida é rica em resveratrol e polifenóis – responsáveis por ativos anti-inflamatório e antimicrobiano –, além de possuir altas concentrações de vitaminas. Não é por acaso que a uva é considerada a “superfruta da saúde”, com seus inúmeros benefícios comprovados cientificamente em estudos pelo mundo todo.

Em meio a pandemia do coronavírus e a proximidade do inverno, que deixa as pessoas mais suscetíveis a doenças respiratórias, estar com o sistema imunológico em pleno funcionamento é fundamental para diminuir a incidência de enfermidades.

“Os polifenóis, que estão presentes em grandes quantidades na uva, melhoram a imunidade do organismo, não só contra vírus, mas de bactérias e fungos. Eles também auxiliam no equilíbrio da microbiota do intestino, que está diretamente ligada ao sistema imunológico” explica Caroline Dani, biomédica, mestre e doutora em Biotecnologia e pós-doutora pela Georgetown University Medical Center (Estados Unidos).

Há 15 anos estudando os benefícios da uva e seus derivados, a especialista é referência nacional sobre o assunto. Pesquisas lideradas pela biomédica já comprovaram que o consumo regular do suco de uva é capaz de influenciar na redução significativa de câncer de mama e de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, na diminuição da gordura abdominal e na melhora do desempenho de esportistas. Mas para obter as vantagens é necessário ingerir suco de uva diariamente. “Em adultos, o ideal é beber de 300 a 400 mls. Já as crianças devem consumir de 100 a 200 mls”, detalha.

Caroline, que também é sommelière, explica que os mesmos benefícios encontrados no suco de uva estão presentes nos vinhos e espumantes. Porém, a grande vantagem é que a bebida não alcoólica pode ser consumida por toda família, da criança ao idoso, sem restrição.

“Minha sugestão é que quem pode consumir, que consuma os dois, o suco e o vinho”, reforça, lembrando que em 2020 o setor teve uma safra histórica, o que deixou os produtos vinícolas ainda melhores (leia mais abaixo).

Nesta quinta-feira (14), às 20h, o suco de uva e seus benefícios à saúde (veja no box abaixo) serão o assunto da live no Instagram da Vinícola Aurora (@vinicolaaurora). O tema será abordado pela biomédica Caroline Dani e pela sommelière Renata Guidoti.

Safra 2020: equilíbrio perfeito para sucos

Considerada uma das melhores safra de uvas entre décadas, os produtos elaborados neste ano são verdadeiras preciosidades. Além de excelentes vinhos e espumantes, os sucos de uva prometem surpreender os consumidores com um equilíbrio perfeito e altas concentrações de polifenóis, responsáveis pelos benefícios à saúde.

“As uvas para suco cultivadas na Serra Gaúcha têm por característica uma acidez muito presente, o que faz com que na bebida seja um grande sucesso. Em 2020, devido à alta qualidade da fruta, somou-se à acidez um teor maior de açúcar. Por isso, os produtos estão ainda mais equilibrados, saborosos e com uma cor ainda mais bonita”, explica Flavio Zilio, enólogo-chefe da Vinícola Aurora, a maior cooperativa do país e líder de mercado no segmento.

Nesta safra, as mais de 1,1 mil famílias associadas à empresa gaúcha colheram 61,9 milhões de quilos de uva para processamento de produtos vinícolas, incluindo o suco, em 11 municípios da Serra: “O suco de uva é extremamente importante para a cooperativa. Cerca de 70% da safra é destinada para elaboração da bebida. São mais de 40 milhões de litros vendidos por ano, o que corresponde a aproximadamente 60% do faturamento da Aurora”, dimensiona.

Os sucos de uva da Vinícola Aurora da safra 2020 já estão à venda para os consumidores. Eles podem ser adquiridos nas versões tinta e branca, incluindo a linha orgânica Casa de Bento, e em volumes de 1,5 litros, 1 litro, 500 mls e 200mls. Há pontos de vendas em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em 2019, os sucos de uva Aurora foram exportados para 10 países e neste ano já contabilizam 8 destinos internacionais.

Conheça alguns dos benefícios da uva e seus derivados à saúde:

- Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial;
- Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue;
- Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson;
- Melhora na cognição e na memória;
- Ajuda na prevenção de alterações celulares que podem levar ao aparecimento de vários tipos de cânceres;
- Favorece as funções hepáticas do fígado;
- Auxilia no combate à obesidade e às alterações associadas à doença;
- Acelera o metabolismo energético;
- Diminui o dano muscular, consequentemente, combatendo a fadiga;
- Aumenta o desempenho de atletas;
- Melhora a circulação periférica favorecendo a nutrição para os músculos;
- Auxilia no reparo as células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento;
- Ajuda no funcionamento da flora intestinal;
- Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar