Logo
Imprimir esta página

Conversion lança primeiro índice para medir impacto de atualizações do Google nos sites brasileiros

Chamado de SERP Volatility, ferramenta gratuita traz dados para profissionais de marketing, jornalistas e entusiastas de tecnologia

Plataforma de busca muda diariamente a posição de cerca de 50% de todas as páginas na internet, segundo apuração da agência

A Conversion, agência de marketing digital líder em SEO no Brasil, comunica o lançamento oficial da versão 0.1 beta do SERP Volatility (https://www.conversion.com.br/volatility/), um índice pioneiro para profissionais de marketing digital que mede o impacto das atualizações do Google no posicionamento dos websites brasileiros.

O nome é composto pela sigla SERP (Search Engine Results Page), que são os resultados de páginas de busca do Google, e Volatility, que em tradução livre significa volatilidade, e representa a flutuação de posições de uma página nos resultados de busca.

Embora índices semelhantes existam mundo a fora, nenhum deles traz os dados do Brasil. “Identificamos uma grande necessidade entre os profissionais de marketing digital no Brasil e criamos o SERP Volatility”, afirma Diego Ivo, fundador e CEO da Conversion.

O novo índice da Conversion vai medir impacto das mais de 600 atualizações anuais do algoritmo do Google, cujas mudanças alteram drasticamente o posicionamento de sites na web. Para se ter ideia, todos os dias a plataforma de busca muda a posição de cerca de 50% de todas as páginas, segundo apuração da SERP Volatility.

“O Google está constantemente atualizando os resultados e testando qual a melhor página para o usuário. Isso ocorre todos os dias", comenta Ivo. “Durante última atualização de algoritmo, a taxa de mudança cresceu 50,7% além do normal”, informa. Antes do SERP Volatility, profissionais de marketing precisavam consultar ferramentas no exterior que não traduziam a verdadeira realidade do Google no Brasil.

Quando o Google realiza atualizações mais importantes, chamada de "core update", o índice de mudanças costuma ser muito mais alto. "Quando há grandes atualizações, a volatilidade de posições chega a aumentar na ordem de mais de 50%", analisa Ivo. Foi exatamente o que ocorreu na última semana, com a mais recente atualização do Google, batizada de May 2020 Update.

No último dia 6, o SERP Volatility viu o seu índice subir de 215 para 324 pontos, registrando um aumento de 50,7%. No dia seguinte, o índice retornou à normalidade, mas para muitos sites o estrago foi feito.

Como funciona o SERP Volatility

O SERP Volatility é muito simples e traz dois tipos de índices, que são complementares. Diariamente, são analisados cerca de 100 mil resultados de busca com dados de busca no Google Brasil. A partir desse dado, o SERP Volatility traz dois tipos de dados, que representam Volatilidade Real e outro que traz a Volatilidade Simples.

A Volatilidade Real é um índice que começa em zero e não tem teto, trazendo o volume quantitativo de mudanças; é considerado o índice mais importante para analisar o impacto de atualizações.

Já a Volatilidade Simples, por sua vez, vai de 0 a 100 e traz as posições que passaram a ter resultados diferentes do dia anterior. Ela traduz as mudanças usuais do Google.

Esta é a primeira versão do SERP Volatility, que está em versão de testes e irá receber muitas melhorias, bem como ajustes nos próximos meses. “Nós queremos desenvolver o marketing digital no Brasil e, para isso, é indispensável ter dados que representem a realidade brasileira”, conclui o CEO da Conversion.

Sobre a Conversion

Fundada em 2011, a Conversion atua para entregar performance às empresas e valor de marca aos consumidores. Sob o mote “Performance Criativa”, a Conversion alia dados, comunicação e inovação ao marketing de performance para alcançar metas audaciosas de seus clientes, com trabalho integrado em SEO, Mídias e Branded Content. Atende atualmente 40 empresas, entre startups e grandes organizações, e possui cerca de 60 colaboradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto