Dia Internacional da Reciclagem: saiba como reciclar latas de aço pós-consumo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rosa Pellegrino
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

De acordo com a Abeaço, para reciclar as latas de aço de alimentos, basta lavá-las e separá-las do lixo orgânico - Divulgação De acordo com a Abeaço, para reciclar as latas de aço de alimentos, basta lavá-las e separá-las do lixo orgânico - Divulgação

Latas de alimentos, de tintas, de vernizes, de higiene entre outras são 100% recicláveis; Abeaço explica passo a passo para descarte correto

O Dia Internacional da Reciclagem (17 de maio) foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para destacar a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos, entre eles as latas de aço, presentes no nosso dia a dia embalando desde alimentos até tintas e vernizes. Material 100% reciclável, as latas de aço podem ser reutilizadas infinitas vezes e virar ferramentas, automóveis, geladeiras, dobradiças, maçanetas, vigas para construção civil e novas embalagens.

O que fazer para reciclar as latas de alimento pós-consumo?

Os alimentos enlatados são muito utilizados para preparar receitas doces e salgadas. Milho, ervilha, pêssego, ameixa, frutas em calda, leite condensado, peixes, feijão entre outros são procurados por sua praticidade e também pela qualidade. Para reciclar as latas de aço, basta lavá-las e separá-las do lixo orgânico. O indicado é aproveitar o produto ao máximo até que a lata esteja completamente vazia, para evitar o desperdício de alimento.

“Além de lavar as latas de aço com água, para que não causem mau cheiro, deve-se raspar com uma colher os resíduos e passar um papel toalha nas tampas de requeijão, geleias, molhos, sucos ou outros produtos”, explica Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço). Latas de tintas, massa corrida, produtos de higiene entre outros itens também devem ser reciclados.

Veja as dicas da Prolata para reciclar as latas de tintas

As tintas e vernizes de boa qualidade são sempre embaladas em latas ou galões de um material igualmente nobre: o aço. Além de tornar a embalagem mais segura, preservando o produto e evitando vazamentos, o aço é um material ambientalmente sustentável.

Para permitir que pintores, marceneiros e consumidores de latas de tinta possam descartar corretamente as embalagens, foi criada a Prolata em 2012. “Organizada pela Abeaço, a Prolata tem como objetivo permitir que as latas usadas sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e recicladas nas usinas siderúrgicas, transformando-se em novas latas ou outros itens que utilizam o aço como matéria-prima”, explica Thais, que também é coordenadora da Prolata.

Confira cinco dicas da Prolata para reciclar as latas de tinta pós-consumo:

- Em primeiro lugar, evite as sobras de tinta, economizando o seu dinheiro e poupando o meio ambiente. Antes de ir à loja de material de construção, meça as paredes que precisa pintar. Passe as medidas para o consultor técnico de tintas, um profissional disponível nas melhores lojas do mercado. Ele é o mais capacitado a te ajudar a calcular quantos galões você realmente vai precisar.

- Se você é daqueles que guarda restos de tintas dentro do armário para um dia utilizá-los, saiba que, se a lata for fechada direitinho, a tinta ainda vai durar algum tempo. Depois que a lata é aberta pela primeira vez, tintas à base de água duram cerca de seis meses (dependendo das condições climáticas e de acondicionamento). Mas isso também depende do prazo de validade da tinta, impresso na lata.

- Nunca jogue restos de tinta no vaso sanitário, na pia ou no bueiro. Que tal doar o que sobrou para um parente, vizinho, amigo ou utilizar para ajudar na pintura da escola do seu bairro?

- Conseguiu esvaziar a lata? Ótimo. Não é necessário lavar. O filme de tinta que sobra na superfície interna costuma secar em cerca de 24 horas e não atrapalha a reciclagem.

- Procure um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Prolata, ou cooperativa parceira ou entreposto Prolata e entregue a embalagem. A tampa de aço também é reciclável.

Centro de reciclagem da Prolata

Todas as latas de aço podem ser encaminhadas para a Prolata, para cooperativas de catadores ou para pontos de entrega voluntária (PEVs). O material é recolhido e encaminhado a associações e cooperativas de reciclagem de todo o Brasil, gerando renda para milhares de famílias.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

Sobre a Prolata

A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.