Brasil,

Dia das Mães: entenda a psicologia por trás do ato de dar presentes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Metodologia explica o significado por trás de cada tipo de presente, ajudando na escolha em datas comemorativas

Dar presentes é um costume em aniversários, aniversário de casamento/ namoro, em agradecimento a algo e datas especiais, como o Dia das Mães. Mas um costume é mais do que apenas uma obrigação. O ato de dar presentes marca um momento de parar e refletir sobre o papel que a pessoa presenteada tem na nossa vida. É através desse ato que mostramos nosso afeto.

Uma grande parte desta atitude é o ritual. Sentir-se valorizado, respeitado e amado está refletido no esforço, no tempo e no pensamento dedicado ao presente, mesmo para embrulhar. Você está compartilhando um pouco sobre o que você é ao escolher um presente – pois ele tem a capacidade de estreitar laços, mostrar amor e gratidão, ou só de fazer uma pessoa se sentir especial.

Em uma análise exclusiva, a Kantar usou o NeedScope, uma solução que utiliza modelos de arquétipos da psicologia analítica para ajudar a entender como os presentes se conectam emocionalmente com cada pessoa. Isso é possível através de técnicas projetivas específicas e relacionadas aos arquétipos de Jung para poder desvendar a emoção por trás de uma marca.

Ele agrupa as características dos arquétipos, divididos em cores – amarelo laranja, marrom, azul, roxo, vermelho - sendo possível diagnosticar as simbologias dentro das peças de comunicação, por exemplo.

“Dar um presente é mais que um simples ato de escolher, comprar e enviar. Ainda mais no momento atual. Dar presente significa atenção especial, significa parar para pensar no outro, traz uma conexão emocional muito forte” afirma Karina Collenghi, gerente de contas da Kantar e especialista em NeedScope. “Não podemos subestimar o poder de dar presentes, mesmo sendo uma lembrancinha. Psicólogos acreditam que presentear é uma forma importante de se conectar com familiares e amigos”.

Presentes para as mães segundo Jung:

VERMELHO Troca ousada

Dar presentes é estimulante e uma aventura, quer que a pessoa se sinta energizada e radiante. Os presentes são ousados e se destacam por serem diferentes do comum.

Exemplos:

1. Um jantar com combinações de sabores contrastantes entre si, causando uma rebelião de sentidos com uma explosão de sabor.

2. Presentes mais resistentes, com formatos mais arrojados para fazer uma declaração autêntica e forte e trazer à tona o lado selvagem.

3. Experiências que instigam a emoção, entusiasmo e excitação do momento.

4. Embrulho incomum e excêntrico, com cores fortes e contrastantes.

ROXO Gesto extravagante

Dar presentes é um ato chamativo e extravagante, quer que a pessoa se sinta especial e importante. Os presentes são únicos e impressionantes

Exemplos:

1. O embrulho é um presente por si só, com cores profundas e decorações requintadas.

2. Presentes luxuosos e de grande estilo, um toque especial para dar glamour à ocasião.

3. Uma experiência culinária excepcional que entrega uma mistura única requintada e serviço de primeira qualidade.

4. Alimentos indulgentes com um sabor suntuoso e rico, feitos com ingredientes finos de alta qualidade.

AZUL Símbolo perspicaz

Dar presentes é propositalmente engenhoso, quer que a pessoa se sinta inteligente e perspicaz. Os presentes são criativos e seletivos

Exemplos:

1. O embrulho é elegante, sutil e minimalista, sem poluição visual com tons clássicos e neutros.

2. Uma experiência esclarecedora, que provoca o pensamento e a imaginação.

3. Alimentos refinados para uma paleta que conhece ingredientes e formas de preparo, sabores complexos apresentados artisticamente.

4. Presentes com uma sofisticação discreta, concebidos como um símbolo de elegância clássica.

MARROM Recompensa atenciosa

Dar presentes é um ato pessoal e atencioso, para que a pessoa se sinta amada e cuidada. Os presentes são repletos de sentimentos calorosos

Exemplos:

1. Experiências que promovem uma sensação de relaxamento e bem-estar.

2. Presentes que remetem a uma sensação de caseira, reconfortante e feitos à mão.

3. Um agrado contente e gentil que conforta e aquece o coração.

4. Embrulho rústico e modesto, usando tons pastéis e materiais naturais.

LARANJA Presente generoso

Dar presentes é um ato genuíno e prático, com o intuito de mostrar à pessoa que ela é sempre bem-vinda e valorizada.

Exemplos:

1. Experiências gastronômicas casuais que reúnem as pessoas para desfrutar um momento descontraído e alegre.

2. Presentes que representam um laço e uma conexão genuína.

3. Alimentos com os sabores favoritos em geral, que são democráticos, deliciosos saudáveis e populares para compartilhar.

4. Embrulho sem complicações para maior praticidade, com cores quentes e agradáveis e embalagens reutilizáveis.

AMARELO Surpresa espontânea

Dar presentes é prazeroso e divertido, quer que a pessoa se sinta feliz e vibrante. Os presentes são divertidos e encantam

Exemplos:

1. Presentes atrevidos e divertidos que encantam e surpreendem com seu senso de humor.

2. Iguarias doces que são sedutoras, doces revestidos de açúcar, doces coloridos com uma explosão de sabor divertidos

3. Embrulho com cores vibrantes, que se destaca com detalhes divertidos.

4. Experiências espontâneas e muito alegres que liberam a magia do momento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar