Logo
Imprimir esta página

Brasil é um dos poucos países onde a reciclagem de materiais não é considerada essencial

BIR, que representa mundialmente o setor de sucatas, divulga levantamento com a situação em cada país

O Bureau of International Recycling (BIR), que representa cerca de 30 mil recicladores em mais de 70 países em todo o mundo, incluindo 36 associações nacionais, divulgou estudo, com base em dados de 10 de abril, no qual mostra globalmente onde a atividade de reciclagem foi considerada essencial neste período de pandemia da Covid-19.

Conforme a entidade, países como a China, EUA, Itália, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Canadá e Chile autorizaram a operação das empresas que coletam, classificam e processam materiais recicláveis, por considerá-la essencial para proteger a saúde humana e o meio ambiente.

O Brasil é um dos poucos, entre os países membros do BIR, onde essa atividade continua sendo considerada não essencial, embora tenha uma das maiores cadeias de reciclagem de materiais do mundo. Várias entidades de reciclagem do país solicitaram aos governos dos Estados a liberação para o exercício da atividade e não obtiveram resultado até o momento.

Conforme o Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa), entidade brasileira membro filiada ao BIR, há grande preocupação com os impactos nos negócios das empresas deste segmento de mercado, que coletam, beneficiam e comercializam a sucata metálica com as usinas produtoras de aço e fundições, além do impacto ambiental, decorrente da paralisação da coleta seletiva e do trabalho do catador de segregação de materiais descartados postos em desuso.

Além da questão sanitária, essencial à prevenção contra a propagação de doenças como a covid-19, dengue, chikungunya, zika e febre amarela, o segmento argumenta que, quanto mais longo período de exposição dos materiais recicláveis, maiores os riscos de contaminação e disseminação.

Atualmente, segundo Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa, as mais de 5,6 mil empresas do setor no país estão praticamente paradas devido à demanda retraída de sucatas ferrosas e à redução da coleta seletiva e do trabalho dos catadores (os chamados “carroceiros”), mais de 800 mi em todo o Brasil. A maior parte desses catadores estão também ainda sem acesso à ajuda governamental de R$ 600 e com dificuldades de sobreviver.

O Inesfa adotou uma série de providências no cuidado com a saúde e segurança dos trabalhadores do setor, fornecedores e catadores de materiais, para evitar a contaminação com o coronavírus. Tem, diariamente, recomendado às suas empresas associadas sobre a importância da limpeza dos locais de trabalho, uso de álcool em gel, lavagem das mãos e utilização de luvas e máscaras no manuseio dos materiais recicláveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto