Brasil,

6 coisas que você precisa saber antes de comprar um imóvel

6 coisas que você precisa saber antes de comprar um imóvel

De acordo com pesquisa realizada em 2018 pela startup MindMiners, especializada em pesquisas digitais, 80% dos brasileiros que vivem com os pais ou pagam aluguel possuem intenção relativamente alta de comprar um imóvel. Para concretizar esse plano, no entanto, é essencial que o comprador avalie e compare as inúmeras alternativas disponíveis no mercado, considerando fatores essenciais como características, condições estruturais e custos totais, que o levarão a encontrar o imóvel ideal para o seu perfil.

Confira abaixo 6 dicas essenciais para encontrar o imóvel dos seus sonhos e ainda evitar burocracias desnecessárias e desconfortos no processo.

Tipo de imóvel: antes de começar a buscar, é importante definir qual tipo de imóvel tem mais a ver com você: apartamento, torre única, condomínio, edifício misto, casa, casa de vila etc. Existem muitas alternativas e esse simples filtro já facilita muito a escolha do imóvel ideal, que é também um investimento para vida. Uma vez definido o tipo, é preciso pensar em outros detalhes, por exemplo, tamanho, vagas de garagem, iluminação natural, conservação, ventilação, números de quartos, varanda, entre outros aspectos relevantes.

Busca e escolha: a busca pelo imóvel deve ser realizada com comodidade, segurança e agilidade. Atualmente, há no mercado uma série de empresas com interface digital, que permitem conhecer inúmeros imóveis online. Algumas, inclusive, fazem uma pré-seleção, auxiliando no processo de compra com base em análise de perfil. Com a plataforma Kzas, por exemplo, é possível efetuar uma compra 100% digital desde a escolha do imóvel - com visita virtual, assessoria completa com financiamento- até a assinatura do contrato, sem precisar sair de casa. Kzas traça o perfil do comprador e busca imóveis em sua base de dados, apresentando somente as alternativas com alto índice de compatibilidade - para dar ‘match’. Na hora de escolher, é importante sempre verificar o histórico da empresa que mais lhe agrada para evitar transtornos. Na hora de escolher, é importante sempre verificar o histórico da empresa que mais lhe agrada para evitar pegadinhas.

Localização: o sonho da casa própria pode virar um pesadelo, caso a região onde o imóvel se encontra não seja conhecida. É fundamental conhecer o bairro e suas particularidades, bem como o condomínio, se for o caso, e suas opções de lazer. Vale também realizar visitas à região em dias e horários alternados, procurar saber se há barres, restaurantes e até mesmo casas noturnas, que possam gerar movimentação ou incômodo devido ao barulho. Importante também identificar espaços de lazer, supermercados, escolas, farmácias, transporte público, estacionamento e outros serviços que facilitam o dia a dia.

Perfil financeiro: conhecer a própria saúde financeira é primordial. Assim, será possível calcular o valor disponível para entrada ou pagamento total, e prever os possíveis gastos extras com a compra, como IPTU, certidões, condomínio -no caso de prédio, e outros, que podem chegar a até 10% do valor total do imóvel. Devem ser considerados os juros de um possível financiamento, descontos concedidos, inflação, além de prazos e condições de pagamentos - negociando sempre um valor que caiba no orçamento. Ser conservador em termos de comprometimento da renda com o pagamento de prestações é importante, bem como não usar todas as reservas (como a poupança) para dar o sinal. No caso de financiamentos, o ideal é sempre deixar uma parte (30% a 50%) da renda guardada para quitar a dívida mais adiante, mas sempre deixando uma reserva para eventos inesperados.

Documentação: verificar as documentações também é algo que não pode ser esquecido. Para evitar qualquer irregularidade que possa ser financeiramente prejudicial ou até impossibilitar a compra. É preciso sempre verificar se há certidão de registro do imóvel no cartório de imóveis. No caso de imóveis usados, checar também a certidão de matrícula atualizada, com histórico e situação atual do imóvel, e se os pagamentos de IPTU e outros estão em dia. Se for prédio, é imprescindível verificar a taxa do condomínio e se não há débitos. Além disso, deve-se sempre conferir a empresa com quem se está fechando o negócio - se oferece contratos padrão que são seguros para compradores e vendedores.

Financiamento imobiliário: os financiamentos de imóveis continuam sendo uma boa opção para quem não possui o valor total para pagamento à vista, mas é preciso avaliar bem as opções e contrapartidas. Por ser um processo burocrático e pouco conhecido, encontrar o financiamento ideal pode ser difícil, o que leva algumas pessoas a fecharem contratos que não conseguem manter depois ou até mesmo desistir da compra. Para desburocratizar essa etapa, há empresas que assessoram todo o processo de escolha e aprovação do crédito de forma rápida, pois possuem trânsito e integração digital com agentes como bancos, incorporadoras e cartórios, facilitando e acelerando o processo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo