Logo
Imprimir esta página

Construção civil promove ações para adequar canteiros de obras ao controle da pandemia

Seconci Goiás desenvolveu programa de apoio na gestão de ações das empresas da construção para prevenção da Covid-19 que oferece um guia orientativo, um plano de contingência e modelo de plano de ação. Alguns materiais podem ser baixados de forma gratuita no site da instituição

O cenário nas obras do Estado mudou depois da pandemia. Empresas e instituições do setor se movimentam para atender às diretrizes estabelecidas no Decreto nº 9.653, de 19 de Abril de 2020, do Governo do Estado de Goiás, que liberou o retorno das atividades da construção civil, mas estabeleceu regras que objetivam a preservação da saúde e segurança de todos os trabalhadores e a prevenção à Covid-19. Para ajudar nesta empreitada de preservação da vida, o Seconci Goiás (Serviço Social da Indústria da Construção) desenvolveu uma série de ações de suporte.

A instituição elaborou o ‘Guia para Trabalhador da Construção – Combate ao Coronavírus’, com orientações preventivas para os trabalhadores, e o 'Plano de Contingência do Seconci-GO', como modelo para as empresas da construção se adequarem às medidas adotadas pelo Decreto e aos documentos oficiais do Ministério da Saúde. Tanto o guia quanto o plano são gratuitos e podem ser baixados pelo site www.seconcigoias.com.br.

Também está sendo oferecido às empresas associadas ao Seconci-GO o canal Disque Dúvidas, uma linha telefônica específica (62 9 9225-7954) para auxiliar os administradores de obras, engenheiros, técnicos em segurança do trabalho e demais profissionais responsáveis pelas orientações aos trabalhadores nos canteiros.

O presidente do Seconci Goiás, engenheiro Yuri Vaz de Paula, ressalta que este é o momento em que todos devem unir esforços para promover a conscientização e as boas práticas em saúde e segurança. “O Seconci assume seu papel como serviço social da indústria da construção ao elaborar todo este programa. Todos podem ajudar sendo multiplicadores de informações que promovem saúde e salvam vidas”, destaca.

As empresas associadas à instituição também podem ter acesso gratuito ao modelo de plano de ação para controle da Covid-19 e Boletim Informativo Prevencionista semanal, produzido para auxiliar as empresas na realização do DSS (Diálogo Semanal de Segurança). Além disso, a organização que oferece serviços de assistência social, saúde e segurança do trabalho para colaboradores de mais de 200 empresas da construção no Estado, providenciou kits contendo produtos de higiene para distribuição aos pacientes do Seconci-GO, que forem atendidos na sede da entidade, no Jardim América em Goiânia.

Guia e Plano são fontes de informações confiáveis

O Guia, voltado para o trabalhador, apresenta de forma simples e lúdica o que é a doença Covid-19, suas formas de transmissão e sintomas; além de esclarecer sobre as diferenças entre a enfermidade, gripe comum e dengue. Também orienta sobre como é possível proteger a si mesmo e as pessoas ao redor, com uma série de informações sobre higiene; etiqueta respiratória; distância mínima, entre outras. Além disso, existe um capítulo direcionado ao trabalhador da construção com orientações sobre compartilhamento de objetos; higienização das mãos, do uniforme, ferramentas de trabalho e equipamentos de proteção. A publicação inclui também o uso e cuidados necessários com as máscaras e com os meios de transporte; destacando a importância de ter atenção quanto a informações inverídicas, procurando sempre fontes confiáveis para tirar dúvidas.

Já o Plano de Contingência orienta as empresas sobre como colocar em prática medidas de prevenção e proteção nos ambientes de trabalho, que incluem monitoramento da saúde do trabalhador (aferição de temperatura, verificação de sintomas gripais); ações para propiciar lavagem das mãos e evitar aglomerações; disponibilização de materiais (álcool em gel e outros); reorganização e limpeza geral dos ambientes da obra; informações sobre higienização, uso e compartilhamento de uniformes, objetos, máscaras, EPI’s e instrumentos de trabalho. O documento aborda também medidas de orientações, treinamentos e transporte dos trabalhadores, referentes aos visitantes (público externo), locais de refeições, horários de trabalho, grupo de risco, Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto