Logo
Imprimir esta página

Dez cuidados fundamentais que você precisa saber antes de comprar ou adotar um filhote

Dez cuidados fundamentais que você precisa saber antes de comprar ou adotar um filhote

Especialista em Comportamento Canino, Camila Lima de Almeida, ensina quais são os primeiros passos que o tutor precisa ter um com filhotinho que acabou de chegar

Filhotes de cachorro são lindos, divertidos, têm bastante energia e precisam de cuidados especiais. Por isso, antes de comprá-los ou adotá-los é necessário saber um pouco mais sobre como lidar com as atividades que irão precisar de mais atenção no dia a dia.

Para esclarecer algumas das principais dúvidas dos tutores, a Especialista em Comportamento Canino e sócia da Creche Pet Family, Camila Lima de Almeida, listou dez cuidados especiais para que todos possam se preparar para a grande chegada:

1. Como deve preparar minha casa ou apartamento?

Antes de qualquer decisão é necessário ressaltar que o filhote só pode ser adotado ou comprado após o desmame completo. Não importa o quão fofinho e independe ele seja.

Ele precisa ficar com a mãe no mínimo por um período de 45 a 60 dias após seu nascimento.

Em casa, retire objetos que podem ser quebrados, mastigados ou comidos – tenha imaginação fértil nessa hora, pois na hora de morder, qualquer coisa é lucro!

Cubra todos os fios elétricos;

Guarde os produtos químicos e de limpeza dentro de armários fechados e, preferencialmente, bem longe do chão;

Use um cesto de lixo alto e pesado o suficiente para que seu filhote não consiga derrubá-lo;

Tenha uma atenção redobrado com chinelos e sapatos fora do lugar, esses são os preferidos!

2. Primeira visita ao Veterinário!

É de extremamente importância que você tenha um veterinário de confiança para avaliar a saúde do seu do seu PET.

Não fique restrito à indicação de amigos e parentes, procure informações a respeito do profissional, bem como comentários de outras pessoas.

O Veterinário (a) é quem vai aplicar a primeira dose da vacina – caso ele ainda não tenha recebido, e prescrever o vermífugo adequado.

Todas as dúvidas, devem ser anotadas e levadas na primeira consulta, assim o profissional poderá orientar com mais tranquilidade.

3. Qual alimentação é mais adequada?

O seu filhote é um ser único e, como tal, deve ter uma alimentação adequada e especializada para atender as necessidades básicas dele.

O veterinário é quem pode te auxiliar na escolha do tipo de alimentação, vitaminas e produtos usados.

É importante saber que, se o filhote já vinha se alimentando com algum tipo de comida que não o leite materno, você deve continuar com essa alimentação e alterá-la, se desejar, de modo gradual, evitando vômitos e diarreias.

A quantidade da porção de comida é sempre calculada em gramas. A porção deve levar em conta a raça, tamanho e idade do seu filhote.

Já a quantidade de vezes que ele vai comer por dia, dependerá da idade dele. Se ele tiver:

- De 6 e 12 semanas deve comer de três a quatro vezes ao dia;
- De 12 e 20 semanas deve comer três vezes ao dia;
- A partir de 20 semanas deve comer duas vezes ao dia;

Jamais esqueça e trocar água do seu PET e deixá-la sempre fresquinha, afinal ele não sabe pedir água e você é a única pessoa que pode ajudá-lo.

4. Xixi no lugar certo!

Assim que seu cachorrinho chegar ao novo lar, mostre a ele qual o lugar de fazer suas necessidades básicas.

Adiantamos, o trabalho é árduo e não vale desistir.

Use brinquedos e petiscos para facilitar o treino. Sempre que ele fizer o xixi no local correto, dê muito carinho e petiscos.

Não demore para começar esse treinamento, caso contrário, com o passar do tempo, mais difícil será para ele aprender.

5. Vantagens da castração...

Converse com o veterinário de sua confiança para realizar a castração do seu filhote na melhor idade – muitos profissionais recomendam fazer isso com seis meses de idade.

Ao castrar o filhote você irá minimizar os riscos de fuga, irá diminuir as doenças genéticas e riscos de tumores malignos, além de reduzir os xixis excessivos e a agressividade.

Saiba que, quanto antes você castrar o seu filhote de cachorro, mais chances o seu pet de desenvolver hábitos indesejados, como marcação a território.

6. Banho e Tosa quando deve levar?

É preciso que você avalie quais são as suas condições para realizar banhos domésticos.

Certo é que os lugares especialmente destinados aos cuidados de cachorro têm todo um aparato e equipe de profissionais preparada para receber o seu filhote.

Além disso, em um único lugar, você resolve basicamente tudo que deve ser feito com seu cachorrinho: banho, corte de unhas, limpeza de ouvidos, entre outros.

Caso você opte por levá-lo ao banho e tosa, certifique-se de que o local tem boas recomendações e profissionais capacitados.

Procure também agendar o serviço nos dias de menor movimento, assim seu pet não fica estressado e nem espera muito tempo para ser atendido.

7. Higienização é sempre muito importante...

Raramente o seu cachorrinho vai curtir os momentos de higienização. Mas, não é por isso que você deve deixar de fazer, veja o que é necessário realizar:

- Escove os pelos todos os dias, assim poderá prevenir as doenças de pele;
- Ao amanhecer passe um lencinho ou uma toalhinha úmida sem cheiro ao redor dos olhos para evitar que as secreções se acumulem (existem lencinhos umedecidos próprios para cães);
- Sempre que levar ao Pet Shop peça para fazer a tosa higiênica, eles irão cortar as unhas de forma adequada, irão retirar os pelinhos em excesso de dentro das orelhinhas entre outros cuidados necessários para a saúde e bem-estar do filhote.

8. Escovar os dentes é preciso?

Os dentinhos do seu filhote de cachorro devem ser escovados com pasta e escova específicas para animais.

Também têm alguns brinquedos que, ao mastigar, fazem esse trabalho da escovação. Bem como petiscos que mantêm a saúde bucal.

O mais importante é que você o acostume com a escovação desde pequeno, pois a remoção de tártaros é um procedimento cirúrgico que exige cuidados especiais.

9. Atividades em excesso não é recomendável

Quando seu filhote chegar em casa, você não vai demorar muito para perceber o quanto de energia ele tem para queimar.

Assim, escolha brinquedos que sejam educativos e prendam a atenção do seu pet.

É importante que os brinquedos sejam firmes o suficiente para que seu filhote de cachorro não consiga morder e engolir parte dele.

É muito importante que você conheça o seu filhote para não pecar na quantidade de atividade.

- Evite exercícios pesados ou brincadeiras excessivas quando seu cão estiver cansado;
- Não faça atividades intensas com ele após as refeições;
- Corridas exageradas durante a digestão da comida podem causar graves problemas de saúde.
- Não esqueça, ele é apenas um filhote.

10. Creche para PET’s? Confira os benefícios...

Você já ouviu falar de Creche para Cães? As “escolinhas” são locais que desenvolvem trabalhos específicos para cachorros. Lá, o seu PET entrará de manhã e sairá no final da tarde, algumas vantagens da creche é que elas:

- Permitem a socialização com outros Pet’s;
- Aperfeiçoam as regras comportamentais;
- Estimulam a prática de atividades físicas;
- Desenvolvem as habilidades;
- Os PET’s ganham enriquecimento ambiental;
- Desenvolvem habilidades mais facilmente quando filhotes;
- E evitam o estresse do filhote que por muitas vezes pode ficar em casa o dia inteiro sozinho.

SOBRE O PET SHOP E CRECHE PET FAMILY

Idealizado pelas especialistas em Comportamento Canino, Cleide Souza Lima e Camila Lima de Almeida, o Pet Shop e a Creche Pet Family são referência no Grande ABC. Localizados na cidade de Santo André e São Caetano do Sul, as unidades oferecem o que há de melhor para deixar o pet seguro e tranquilo e proporcionar a eles todo conforto, saúde e bem-estar.

Com um time de profissionais altamente qualificados todos os procedimentos são realizados no tempo do PET para evitar qualquer tipo de estresse ou desconforto. Além disso, as instalações são limpas e desinfetadas de acordo com as normas de boas práticas de assepsia em relação ao ambiente e os materiais utilizados.

A Pet Family também oferece aos clientes serviços e comodidades que proporcionam mais praticidade para a vida dos tutores e seus PET’s como Taxi Dog, Day Care, Estética Animal, Consultas com Veterinários, Acupuntura para Cães e Lojinha PET.

Acesse:
www.petfamilyabc.com.br
Perfil Instagram @petfamily


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto