Brasil,

Dez cuidados fundamentais que você precisa saber antes de comprar ou adotar um filhote

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eleonora Chagas Seidel
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Dez cuidados fundamentais que você precisa saber antes de comprar ou adotar um filhote

Especialista em Comportamento Canino, Camila Lima de Almeida, ensina quais são os primeiros passos que o tutor precisa ter um com filhotinho que acabou de chegar

Filhotes de cachorro são lindos, divertidos, têm bastante energia e precisam de cuidados especiais. Por isso, antes de comprá-los ou adotá-los é necessário saber um pouco mais sobre como lidar com as atividades que irão precisar de mais atenção no dia a dia.

Para esclarecer algumas das principais dúvidas dos tutores, a Especialista em Comportamento Canino e sócia da Creche Pet Family, Camila Lima de Almeida, listou dez cuidados especiais para que todos possam se preparar para a grande chegada:

1. Como deve preparar minha casa ou apartamento?

Antes de qualquer decisão é necessário ressaltar que o filhote só pode ser adotado ou comprado após o desmame completo. Não importa o quão fofinho e independe ele seja.

Ele precisa ficar com a mãe no mínimo por um período de 45 a 60 dias após seu nascimento.

Em casa, retire objetos que podem ser quebrados, mastigados ou comidos – tenha imaginação fértil nessa hora, pois na hora de morder, qualquer coisa é lucro!

Cubra todos os fios elétricos;

Guarde os produtos químicos e de limpeza dentro de armários fechados e, preferencialmente, bem longe do chão;

Use um cesto de lixo alto e pesado o suficiente para que seu filhote não consiga derrubá-lo;

Tenha uma atenção redobrado com chinelos e sapatos fora do lugar, esses são os preferidos!

2. Primeira visita ao Veterinário!

É de extremamente importância que você tenha um veterinário de confiança para avaliar a saúde do seu do seu PET.

Não fique restrito à indicação de amigos e parentes, procure informações a respeito do profissional, bem como comentários de outras pessoas.

O Veterinário (a) é quem vai aplicar a primeira dose da vacina – caso ele ainda não tenha recebido, e prescrever o vermífugo adequado.

Todas as dúvidas, devem ser anotadas e levadas na primeira consulta, assim o profissional poderá orientar com mais tranquilidade.

3. Qual alimentação é mais adequada?

O seu filhote é um ser único e, como tal, deve ter uma alimentação adequada e especializada para atender as necessidades básicas dele.

O veterinário é quem pode te auxiliar na escolha do tipo de alimentação, vitaminas e produtos usados.

É importante saber que, se o filhote já vinha se alimentando com algum tipo de comida que não o leite materno, você deve continuar com essa alimentação e alterá-la, se desejar, de modo gradual, evitando vômitos e diarreias.

A quantidade da porção de comida é sempre calculada em gramas. A porção deve levar em conta a raça, tamanho e idade do seu filhote.

Já a quantidade de vezes que ele vai comer por dia, dependerá da idade dele. Se ele tiver:

- De 6 e 12 semanas deve comer de três a quatro vezes ao dia;
- De 12 e 20 semanas deve comer três vezes ao dia;
- A partir de 20 semanas deve comer duas vezes ao dia;

Jamais esqueça e trocar água do seu PET e deixá-la sempre fresquinha, afinal ele não sabe pedir água e você é a única pessoa que pode ajudá-lo.

4. Xixi no lugar certo!

Assim que seu cachorrinho chegar ao novo lar, mostre a ele qual o lugar de fazer suas necessidades básicas.

Adiantamos, o trabalho é árduo e não vale desistir.

Use brinquedos e petiscos para facilitar o treino. Sempre que ele fizer o xixi no local correto, dê muito carinho e petiscos.

Não demore para começar esse treinamento, caso contrário, com o passar do tempo, mais difícil será para ele aprender.

5. Vantagens da castração...

Converse com o veterinário de sua confiança para realizar a castração do seu filhote na melhor idade – muitos profissionais recomendam fazer isso com seis meses de idade.

Ao castrar o filhote você irá minimizar os riscos de fuga, irá diminuir as doenças genéticas e riscos de tumores malignos, além de reduzir os xixis excessivos e a agressividade.

Saiba que, quanto antes você castrar o seu filhote de cachorro, mais chances o seu pet de desenvolver hábitos indesejados, como marcação a território.

6. Banho e Tosa quando deve levar?

É preciso que você avalie quais são as suas condições para realizar banhos domésticos.

Certo é que os lugares especialmente destinados aos cuidados de cachorro têm todo um aparato e equipe de profissionais preparada para receber o seu filhote.

Além disso, em um único lugar, você resolve basicamente tudo que deve ser feito com seu cachorrinho: banho, corte de unhas, limpeza de ouvidos, entre outros.

Caso você opte por levá-lo ao banho e tosa, certifique-se de que o local tem boas recomendações e profissionais capacitados.

Procure também agendar o serviço nos dias de menor movimento, assim seu pet não fica estressado e nem espera muito tempo para ser atendido.

7. Higienização é sempre muito importante...

Raramente o seu cachorrinho vai curtir os momentos de higienização. Mas, não é por isso que você deve deixar de fazer, veja o que é necessário realizar:

- Escove os pelos todos os dias, assim poderá prevenir as doenças de pele;
- Ao amanhecer passe um lencinho ou uma toalhinha úmida sem cheiro ao redor dos olhos para evitar que as secreções se acumulem (existem lencinhos umedecidos próprios para cães);
- Sempre que levar ao Pet Shop peça para fazer a tosa higiênica, eles irão cortar as unhas de forma adequada, irão retirar os pelinhos em excesso de dentro das orelhinhas entre outros cuidados necessários para a saúde e bem-estar do filhote.

8. Escovar os dentes é preciso?

Os dentinhos do seu filhote de cachorro devem ser escovados com pasta e escova específicas para animais.

Também têm alguns brinquedos que, ao mastigar, fazem esse trabalho da escovação. Bem como petiscos que mantêm a saúde bucal.

O mais importante é que você o acostume com a escovação desde pequeno, pois a remoção de tártaros é um procedimento cirúrgico que exige cuidados especiais.

9. Atividades em excesso não é recomendável

Quando seu filhote chegar em casa, você não vai demorar muito para perceber o quanto de energia ele tem para queimar.

Assim, escolha brinquedos que sejam educativos e prendam a atenção do seu pet.

É importante que os brinquedos sejam firmes o suficiente para que seu filhote de cachorro não consiga morder e engolir parte dele.

É muito importante que você conheça o seu filhote para não pecar na quantidade de atividade.

- Evite exercícios pesados ou brincadeiras excessivas quando seu cão estiver cansado;
- Não faça atividades intensas com ele após as refeições;
- Corridas exageradas durante a digestão da comida podem causar graves problemas de saúde.
- Não esqueça, ele é apenas um filhote.

10. Creche para PET’s? Confira os benefícios...

Você já ouviu falar de Creche para Cães? As “escolinhas” são locais que desenvolvem trabalhos específicos para cachorros. Lá, o seu PET entrará de manhã e sairá no final da tarde, algumas vantagens da creche é que elas:

- Permitem a socialização com outros Pet’s;
- Aperfeiçoam as regras comportamentais;
- Estimulam a prática de atividades físicas;
- Desenvolvem as habilidades;
- Os PET’s ganham enriquecimento ambiental;
- Desenvolvem habilidades mais facilmente quando filhotes;
- E evitam o estresse do filhote que por muitas vezes pode ficar em casa o dia inteiro sozinho.

SOBRE O PET SHOP E CRECHE PET FAMILY

Idealizado pelas especialistas em Comportamento Canino, Cleide Souza Lima e Camila Lima de Almeida, o Pet Shop e a Creche Pet Family são referência no Grande ABC. Localizados na cidade de Santo André e São Caetano do Sul, as unidades oferecem o que há de melhor para deixar o pet seguro e tranquilo e proporcionar a eles todo conforto, saúde e bem-estar.

Com um time de profissionais altamente qualificados todos os procedimentos são realizados no tempo do PET para evitar qualquer tipo de estresse ou desconforto. Além disso, as instalações são limpas e desinfetadas de acordo com as normas de boas práticas de assepsia em relação ao ambiente e os materiais utilizados.

A Pet Family também oferece aos clientes serviços e comodidades que proporcionam mais praticidade para a vida dos tutores e seus PET’s como Taxi Dog, Day Care, Estética Animal, Consultas com Veterinários, Acupuntura para Cães e Lojinha PET.

Acesse:
www.petfamilyabc.com.br
Perfil Instagram @petfamily


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar