Logo
Imprimir esta página

Ansiedade com o novo

*Juliana de Lacerda Camargo

Existem momentos em que lidamos com coisas novas na vida – seja voluntariamente ou porque fatores externos nos levam a isso. E, apesar da “novidade” ser interessante para alguns, para outros gerar ansiedade - especialmente quando ciclos anteriores encontraram expectativas frustradas... e isso pode ser negativo para se lidar com clareza com a nova fase.

Veja, quando há um pouco de tensão (chamarei de “tensão +”), do tipo que Mihaly Csikszentmihalyi chamou de flow e o que a psicologia esportiva chama de estar in the zone, isso é ótimo para estímulo de foco, atenção e produtividade. Por outro lado, muita tensão (denominarei de “tensão –“), e especialmente quando de forma crônica, traz estresse, ativação do sistema límbico e a consequente queda das funções executivas, relativas à atenção, à análise, planejamento, tomada de decisão, inibição de impulsos, entre outros, sem contar que no longo prazo pode haver morte de neurônios. Além disso, enquanto a “tensão +” gera energia e motivação, a “tensão-” causa desgaste e exaustão.

E justamente porque lidaremos com novidades a vida toda, é importante saber como gerenciar a questão emocional, certo? Para isso trago duas dicas que talvez não sejam tão simples, mas com a prática dos 4Cs (consciência, consistência, cadência, coração), para colher benefícios no médio/longo prazo que valerão muito a pena.

Dica 1: O que todo líder precisa desenvolver – autoconhecimento e autogerenciamento.

Ansiedade é a projeção negativa e geralmente inconsciente do futuro. Infelizmente, quando ela vem, podemos ficar paralisados se não houver uma intervenção proativa. Quem nunca, não é mesmo?

Assim, ao perceber os primeiros sinais de tensão - (que podem atingir até o físico), a primeira movimentação é entender que nessa hora nossas funções executivas não estão em seu melhor estado, e por isso temos de agir intencionalmente as ativando. Agindo dessa forma transferiremos para elas a energia que até então foi “sequestrada” pelo sistema límbico (esses dois sistemas funcionam como uma gangorra).

E como fazer? Sentiu a pressão? Pare, dê nome para o que se está sentindo (que já é muitas vezes difícil), entenda o que está por trás do que sente (igual ou mais difícil do que nomear) e questione aquilo – seja sozinho ou com a ajuda de alguém. Valem perguntas como: Será que isso é real? Será um medo do futuro baseado no meu passado? Será que olho o copo meio vazio ou invés de meio cheio? Do que tento me defender?

Parece um movimento simples demais para ajudar, né? Acredite... é extremamente eficaz!

Dica 2: Otimismo.

Um comportamento percebido em grandes líderes é a escolha pelo otimismo frente aos desafios. E não se trata do otimismo sonhador que “abraça árvores” e acha tudo lindo, com uma visão simplista das coisas. Falo daquele otimismo que a pessoa, depois de analisar, estudar e projetar prefere ter. Escolhe acreditar que as chances de sucesso são maiores que as de fracasso. E isso tem um efeito muito importante para a motivação e energia do cérebro, além de ampliar a visão e aumentar a chance de surgirem novas ideias, tomar melhores decisões e ajustes mais eficazes. É mais ou menos assim... mesmo sabendo que algo pode dar errado e me preparando para lidar com riscos, decido confiar que as coisas darão certo.

E, pra sermos otimistas, uma das percepções que a neurociência mostra é que a fé pode ajudar. Pois é... fé. Acredita? O ser humano é integral e há muitas coisas que, sendo tão subjetivas, podem impactar muito em coisas bem objetivas... A fé é definitivamente uma delas, conforme mostram constantes experimentos de imagens realizados por ressonância magnética funcional, que revelam regiões e funções ativadas no cérebro quando alguém ora ou medita.

Acreditar que há propósitos maiores dos quais fazemos parte, crer que alguém, ou alguma coisa, está lá por você e que existe um plano superior para a sua vida, pode ajudar muito na ansiedade. E isso tem comprovação científica.

Pare agora pra pensar na sua própria vida. Identifique momentos em que poderá aplicar essas dicas... e aproveite!

É isso aí.

*Juliana de Lacerda Camargo tem mais de 20 anos de experiência profissional com pessoas, gestão e liderança. Sócia fundadora da R122, atua como Profissional de Desenvolvimento, Trainer e Palestrante. Managing Partner do capítulo Brasil da Coaching4Today’s Leaders (C4TL/EUA). Credenciada pela Coach Federation (PCC/ICF). Certificada por diversos cursos de formação e extensão em Coaching no Brasil e EUA, além de extensão em Neuropsicologia pela PUC/SP. Também é autora dos livros “Comunicação que transforma” e “Avançando para o alvo: um guia prático para definir e avançar os seus objetivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto