Brasil,

Automação residencial promove nova experiência do morar e facilita a vida nas tarefas diárias

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  dc33 Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Na sala de jantar, a automação está presente na abertura e fechamento das cortinas | Projeto Infinity Spaces | Foto Eder Bruscagin Na sala de jantar, a automação está presente na abertura e fechamento das cortinas | Projeto Infinity Spaces | Foto Eder Bruscagin

Designer de interiores Giseli Koraicho aborda a utilização de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de projetos de casas inteligentes

A tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas, inclusive dentro de casa. O que antes pareceria um pensamento tão futurista passa a ser realidade por meio dos sistemas de automação residencial que permitem programar equipamentos para que realizem suas funções no momento desejado.

Experiente na realização de projetos de design de interiores aliado às novas tecnologias, a designer de interiores Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces, afirma que o recurso aproxima, simplifica e possibilita ao morador mais tempo para o que realmente importa. Por isso, responde algumas perguntas sobre como usar a automação em casa.

1. O que pode ser automatizado dentro de casa?

Em linhas gerais, tudo o que permitir conectividade com a energia elétrica pode compor o projeto de automação da residência. Desde a chegada, com a acesso à garagem, a programação para a abertura e fechamento de portas, cortinas e persianas, controle de ar condicionado, câmeras de segurança e iluminação podem ser acompanhadas e executadas por meio do sistema de gerenciamento.

“Tudo é pensado para trazer praticidade, comodidade, segurança e, inclusive, economia de recursos, como a energia elétrica”, relaciona a profissional.

Giseli ainda explica que a automação deve ser pensada e realizada durante a execução do projeto dos ambientes, pois assim é possível promover as adaptações para as instalações e equipamentos. “Se decidida posteriormente, é bem provável que sejam necessárias pequenas reformas para organizar tudo com segurança e não deixar a estrutura aparente”, completa.

2. Tarefas domésticas programadas e mais fáceis

Uma casa inteligente possibilita confortos até então inimagináveis, como ter a cafeteira programada para passar, de forma remota, o café. Imagine que você passará o dia fora, por conta de compromissos profissionais, e sabe que em determinada hora o sol bate mais forte na sala de estar e é preciso ter a persiana fechada para proteger os móveis.

A oportunidade de acionar a automação das tarefas domésticas faz-se possível por meio do sistema que pode ser acionado pelo computador, tablets e smartphones. O conceito tão real de casa conectada realiza a personalização da rotina dos moradores, tornando a vida ainda mais agradável e segura – tanto nos momentos que o cliente está em casa desfrutando dos recursos, como também quando está ausente e deseja acompanhar remotamente a execução das tarefas programadas. “Desde a irrigação do jardim, observação das câmeras de vigilância e o alimentador para os bichinhos de estimação podem ser incluídos na inteligência artificial que comanda toda programação”, afirma Giseli.

3. Segurança do morador e das informações

A escolha da empresa que realizará a automação deve verificar a confiabilidade dos sistemas implantados. Como todas as informações ficam armazenadas no sistema de nuvem, a rede não pode, em hipótese alguma, permitir a interceptação de dados.

Pensando ainda no aspecto segurança – mas dentro do ambiente da residência – outro benefício: uma casa inteligente é capaz de detectar problemas em seu início ou mesmo apontar situações delicadas como princípios de incêndio.

4. Automação ainda é caro nos dias de hoje?

Com o advento da tecnologia e o mercado com diversas empresas capacitadas para a elaboração dos sistemas, Giseli afirma que nos últimos tempos a viabilidade da implantação dos sistemas têm aumentado por conta dos preços mais acessíveis praticados. No entanto, com o aumento da oferta, é fundamental pesquisar a procedência da empresa e os detalhes do projeto antes de fechar uma proposta, bem como buscar recomendações com outros clientes atendidos.

5. Automação da iluminação

Aliada à novos recursos, como o uso do LED, trazer a inteligência para a iluminação produz impactos significativos para a redução do consumo de energia elétrica. Isso acontece, pois a programação permite o acendimento e desligamento automático, além da dimerização, sensores de presença e a programação conforme a necessidade do cliente.

6. A casa inteligente veio para ficar

Giseli Koraicho não tem dúvidas que a automação é uma realidade que veio para ficar. “Somos uma sociedade movida pela força da internet”, destaca. A tecnologia Wi-Fi se tornou um aliado dentro de casa uma vez que, além das conexões, permite eliminar o emaranhado de fios utilizados no passado para ligar os aparelhos eletrônicos, por exemplo.

Com o avanço da tecnologia, os projetos de automação têm conquistado novas interfaces, como os assistentes de voz da Amazon e do Google que ouvem os comandos e realizam as tarefas. A inteligência artificial também permite controlar a geladeira, que controla digitalmente tudo o que acabou e precisa ser reposto.

“A casa do futuro já pode ser encontrada agora! O mercado brasileiro deve superar as expectativas dos consumidores nos próximos anos, proporcionando dispositivos inteligentes, de simples manuseio e a custos cada vez mais baixos, tudo isso graças à disputada concorrência entre as marcas” finaliza Giseli.

Sobre Infinity Spaces Arquitetura e Interiores

Giseli Koraicho, designer de interiores formada pela Panamericana de Arte e Design, à frente da empresa Infinity Spaces, que atua na área de projetos de arquitetura e design de interiores, junto com sua equipe de arquitetos, que tem como principal meta tornar sonhos em realidade.

Atuante no mercado residencial e corporativo, Giseli, tem como principal objetivo manter-se sempre atualizada e em constante aprimoramento profissional. Só assim, acredita ela, conseguimos bem atender e superar expectativas. Cada projeto é encarado como único e é sempre um novo desafio - “Nada melhor após a conclusão de um projeto, sentir e comprovar que meu cliente sente-se acolhido no ambiente projetado e, mais do que isso, que sua personalidade está marcada dentro de cada um dos espaços”, diz a profissional que vem atuando no mercado há mais de cinco anos.

No mercado corporativo, Giseli, desenvolveu projetos para grandes empresas do mercado de escritórios, como a Infinity Officing Network (HQ Global Workplaces), que demanda não apenas ambientes personalizados, mas infraestrutura e total capacidade de adaptação de espaços de acordo com cada cliente.

“Escritórios são extensões de nossas residências, por isso o bem estar e a funcionalidade nesses locais devem ser tratados como prioridade na execução de um projeto. Hoje, passamos a maior parte de nosso tempo trabalhando e, por isso, sentir-se bem no seu ambiente de trabalho é essencial.”, acredita Giseli, que mantém seu foco nas necessidades individuais de cada empresa e na personalização de cada projeto corporativo.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar