Logo
Imprimir esta página

A qualidade da fotografia está no profissionalismo

Luciana Cássia R. Rocha*

Quem nunca viu um cunhado, prima ou até mesmo nossos pais se aventurando a fotografar uma festa de família? E arrisco-me a sugerir que uma grande parte dos leitores já fez a mesma coisa. Seja por hobbie ou curiosidade, é comum que as pessoas se aventurem nessa tarefa, mas, fato é que as imagens não têm os mesmos atributos das fotografias feitas por um profissional, com experiência na área e qualificação, sem contar dos equipamentos eficazes, com especificações importantes, que resultam em um produto final de extrema qualidade.

Conforme pesquisa realizada pelo Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) a fotografia tem forte ligação com a memória afetiva, pois a partir do registro de uma situação positiva ou negativa, paralisada por uma máquina e impressa no papel, o indivíduo poderá recordar inúmeras vezes do ocorrido, ativando essa recordação por meio da imagem, como se estivesse voltado no tempo. “Essa foto antiga, de 1854, me toca: simplesmente porque tenho vontade de viver aí”, ressaltou o filósofo Barthes a respeito da recordação e a fotografia. Por esse estudo, já podemos compreender a importância que a foto tem na vida das pessoas e como sua qualidade é essencial.

No ambiente corporativo, o registro dos acontecimentos, como eventos, palestras, reuniões e festas comemorativas também é importantíssimo porque a partir desse recurso, a empresa também cria um banco de imagem de melhores acontecimentos, podendo utilizar posteriormente. Dessa forma, essas tentativas amadoras não podem acontecer, pois, diferente da festa em família, a qualidade da foto é extremamente indispensável, além de ser exigida pelos contratantes, obviamente. Como é um local de profissionalismo, aventuras de amadores não são toleradas e capturar os melhores momentos com exatidão é o foco principal do fotógrafo que está registrando a ocasião.

A fotografia de eventos é realizada a partir de técnicas específicas, assim como em festas infantis, aniversários, shows e até mesmo em jogos de futebol. Então, em acontecimentos corporativos, como tipo da luz, densidade do flash, abertura de diafragma, quantidade do ISO e velocidade que a câmera terá para capturar as imagens são extremamente importantes. A partir de tudo isso, pode-se obter uma boa foto que, principalmente em eventos corporativos, geralmente pode ser utilizada para compor criação de conteúdo a respeito da empresa, estampar um texto e postagem nas redes sociais, ou apenas para ser exposta aos participantes e colaboradores e, por isso, é importante que estejam em alta resolução.

É essencial que as empresas, mesmo que de pequeno porte, tenham em mente a importância de investir em fotografia profissional, pois é uma profissão que exige técnica adquirida por meio de cursos, além de equipamentos específicos, como máquina fotográfica, flash, lentes com determinadas aberturas para zoom, tripé e até mesmo ferramentas de edição de imagem. Dessa forma, o investimento para obter o serviço de um fotógrafo será compatível com o quanto

o profissional investiu, para poder proporcionar imagens de qualidade e além do que é esperado pelo cliente.

Ao investir em fotografia profissional, a gestão corporativa vai usufruir de um serviço eficiente, realizado com todos os atributos que englobam contratar um fotógrafo, como imagens de alta resolução, registros impactantes que acompanham o objetivo da ocasião, por exemplo, se o evento for em formato de palestras, o foco será registrar os palestrantes em momentos específicos de suas apresentações, e ainda é possível obter gravação de vídeo e edição de fotos. De toda forma, o produto final será uma união de equipamentos eficientes com a maestria de um profissional eficaz.

*Luciana Cássia R. Rocha, com 21 anos de experiência no mercado fotográfico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto