Logo
Imprimir esta página

Desafio proposto a empreendedores uruguaios tornará público e disponível a outros países projetos de respiradores de produção rápida, sustentável e barata

Protótipos feitos de artigos eletrônicos e componentes automotivos chegam ao mercado uruguaio em 1º de maio e atenderá inicialmente 50 pessoas

Segundo matéria divulgada pelo jornal uruguaio La Diária, a Agência Nacional de Pesquisa e Inovação (ANII) lançou no final de março um desafio conjunto com o Ministério da Indústria, Energia e Mineração (MIEM) e Ceibal, destinado a empresas e organizações para o design e produção de respiradores para servir a 50 pessoas, especificando que os dispositivos propostos devem ser de fabricação rápida, completa, em operação verificada e endossados pelos padrões das organizações médicas correspondentes e que devem ser disponibilizados às autoridades de saúde antes de 1º de maio.

Dos 19 projetos enviados, dois venceram e cada um será responsável pela produção de 25 aparelhos. Uma associação formada por empresas como Ingenca, Pensur, Tadomer e Note, é uma das ganhadoras e apresentou o projeto RESPIRONE. Os vencedores afirmam que os projetos serão de fácil execução, fáceis de construir e replicáveis, com componentes que estão no mercado e a baixo custo, fáceis de limpar e esterilizar. Para sua fabricação, eles terão um apoio de US $ 1.500.000.

O outro projeto vencedor, apresentado pelas empresas Vivestar e Spectrum Uruguay, em conjunto com a Fundação Latitud do Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU), é denominado "Respiradores Pneumáticos Modulares de Emergência (RNME) para conexões individuais ou coletivas". O apoio a esse projeto será de US $ 4.500.000 e permitirá a instalação versátil e de fácil operação para o pessoal de saúde de dispositivos, que permitam conexões individuais ou coletivas nas instalações de hospitais, nas instalações de subestruturas que podem ser improvisadas, inclusive nos locais onde não há instalações para o suprimento de ar e oxigênio.

Segundo o meio de comunicação, três empresas participam do projeto, sem fins lucrativos, onde apenas o custo de suprimentos e materiais está sendo considerado: Spectrum – fornecedora de suprimentos médicos; a Inteca - especializada na área de engenharia eletrônica e programação de automação; e a Vivestar – consultora e gestora de instrumentação de projetos. A Fundação Latitud, do Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU), também faz parte do projeto, que criou a ideia de se apresentarem e que lhes permitirá realizar testes e protocolos.

Essas três empresas, juntamente com um grupo de voluntários, engenheiros, médicos, liderados pelo lado médico pelo Dr. Daniel Chaffes, um internista muito experiente, projetaram uma equipe para as características daquilo que se considera ser a realidade do Uruguai. Conhecendo a realidade de nosso país e de outros países vizinhos, a ideia será partilhada e como produzir estará à disposição de quem quiser.

Hoje, os ventiladores existentes em salas de terapia intensiva são suficientes para cuidar de pacientes com coronavírus e, embora o desejo é de se manter assim, estão a caminho 50 ventiladores extras. E mesmo que esses respiradores nunca tenham sido usados - ou pelo menos hoje não para a pandemia, embora possam ser usados em localidades ou instituições que não possuem um hoje - já é positivo ver como os engenheiros e as capacidades de produção de dispositivos médicos respondem ao desafio.

Informações mais completas com depoimentos dos participantes podem ser conferidos no link do site La Diária

https://ciencia.ladiaria.com.uy/articulo/2020/4/dos-proyectos-ganaron-desafio-de-anii-y-desarrollaran-y-fabricaran-50-respiradores-para-antes-del-1-de-mayo/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto