Logo
Imprimir esta página

Data Lake e a transmutação de dados brutos em vendas

É este caminho que permitirá que as empresas evoluam na utilização de informações dos clientes e de forma transparente

*Fabricio Lambertini

Data Lake não é um termo exatamente novo, porém é mais atual do que nunca. Conceitualmente, consiste em um método de armazenamento de dados em seu formato original. Isso significa que se pode incluir tudo, desde arquivos altamente estruturados a dados completamente não estruturados, como vídeos, e-mails e imagens, capturados mais diversas formas: fontes externas, dados da empresa, dados de parceiros etc.

Segundo a consultoria Gartner, em 2020, já passamos de 26 bilhões de dispositivos conectados e produzimos cerca de 2,5 trilhões de bytes de dados todos os dias. Neste contexto, com o Data Lake temos uma verdadeira coleção de instâncias de armazenamento de vários ativos de dados adicionais armazenados em uma cópia quase exata que servirão para análises, exploração, construção de soluções operacionais.

Trabalhar com dados não é nada fácil, principalmente no início, porque o resultado não vem rápido. Como recursos são sempre finitos, é preciso analisar com consciência o foco da estratégia e fazer uma aposta. Grandes e-commerces, por exemplo, geram petabytes de dados somente de visitantes que entram na plataforma e que não são convertidos em vendas.

No Data Lake os dados são tratados em uma mesma linguagem, tornando as análises de Big Data mais vantajosas e efetivas. Com isso, é possível ter uma infraestrutura de armazenamento de grande volume, velocidade, flexibilidade, facilidade no acesso, mais barata e que possibilita o cruzamento de milhões de dados via inteligência artificial.

É este caminho que permitirá que as empresas evoluam na utilização de informações dos clientes e de forma transparente. É a rota que possibilitará que o time de vendas e demais áreas compreendam e atendam da melhor forma as necessidades das pessoas, tornando negócios mais competitivos, completos e eficazes.

Para que um Data Lake não se transforme em um Data Swamp, é fundamental expandir e otimizar a transformação de dados brutos em informações acionáveis. Para que insights surjam e decisões sejam tomadas, o tempo para obtenção das informações tem que ser rápido. É uma verdadeira alquimia que consiste na transmutação de informações em vendas.

*Coordenador de Marketing do Grupo Binário


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto