Logo
Imprimir esta página

Coronavírus: como as indústrias podem conservar o óleo solúvel da usinagem em períodos de menor produtividade

O coronavírus vem levando muitas indústrias a reduzir ou até mesmo parar a usinagem. A fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic alerta que o momento exige uma série de cuidados extras para a conservação da qualidade do óleo solúvel. Afinal, o fluido irá ficar mais tempo parado no reservatório das máquinas e tem maiores chances de se deteriorar.

“Quando parado ou sem a devida reposição de concentrado, o óleo solúvel fica sujeito à ação de micro-organismos e pode se estragar prematuramente, causando mais prejuízos às indústrias”, enfatiza Marcos Pacheco, químico da Quimatic Tapmatic.

De acordo com o profissional, o óleo solúvel deteriorado pode gerar uma série de problemas, como: Mau cheiro no ambiente de trabalho (ambiente insalubre); Riscos para a saúde dos operadores (como irritação das vias respiratórias e também na pele); Corrosão e desgaste nas máquinas de usinagem, e Falhas na produção de peças. Para evitar estes riscos, a única solução é proteger o óleo solúvel.

Como conservar o óleo solúvel - Mesmo com a redução do ritmo de atividades devido ao coronavírus, é possível evitar a contaminação do óleo solúvel de forma fácil. Basta tratar de maneira preventiva a emulsão antes de parar ou reduzir o volume de produção. Depois, no retorno ao ritmo de atividades normal, deve-se complementar os cuidados.

Confira 3 dicas da Quimatic Tapmatic para manter a qualidade do óleo solúvel:

1 – Antes da parada ou redução do ritmo das máquinas, é recomendável avaliar o estado atual do óleo solúvel, através da determinação do pH (potencial de hidrogênio) da solução.

2 – Em alguns casos, uma simples manutenção – com aplicação de dose extra de preservante e alcalinizante – será o suficiente para manter as propriedades corretas até a data de retorno.

3 – No retorno ao ritmo normal de atividades, os cuidados devem prosseguir, com uma nova checagem das propriedades do óleo solúvel. Estes cuidados consistem em verificar de novo o pH, além de conferir a taxa de diluição (Brix), corrigir a emulsão caso a mesma apresente algum desvio e remover o tramp oil. É importante que o tramp oil seja constantemente removido da solução. Existem no mercado equipamentos próprios para esta remoção, como o “skimmer” de disco ou correia.

E o que fazer se o óleo solúvel deteriorar?

Se os cuidados não forem realizados da forma correta – ou se não ocorrerem – existe um grande risco do óleo solúvel já estar deteriorado na hora do retorno às atividades.

Neste caso, será necessário trocar a solução, realizando antes uma boa limpeza no reservatório e na máquina. Esta limpeza deve ser feita com um desengraxante industrial, como o desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV, e um bactericida, como o Limpomaq.

Mas é preciso atenção nesta etapa: não adianta apenas remover o óleo solúvel contaminado e colocar óleo novo no lugar (sem fazer a devida limpeza). Afinal, os micro-organismos ainda presentes no sistema voltarão a contaminar a solução, levando à rápida perda de todo o volume reposto. É preciso realmente efetuar a troca de todo o óleo solúvel.

A importância do óleo solúvel bem conservado - Um óleo solúvel bem conservado e de alta qualidade minimiza o atrito e o calor gerados nos processos de usinagem e corte de metais.

Além disso, uma boa emulsão garante: Melhor resistência ao apodrecimento; maior proteção contra o desgaste excessivo de ferramentas; Maior qualidade das peças, evitando que mesmas apresentem acabamento inadequado, alterações dimensionais ou cores indesejadas (devido à queima); e Maior estabilidade na usinagem (reduz a vibração, nível de ruídos e danos na máquina ao evitar atrito e calor excessivos).

Pensando em facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis pelo óleo solúvel nas indústrias, a Quimatic Tapmatic disponibiliza uma ficha de controle. Na planilha é possível inserir todos os dados importantes para verificação e histórico da solução.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto