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Como as operadoras móveis podem colaborar para conter a expansão do coronavírus

Fornecer às autoridades de saúde o histórico das ligações ou facilitar as comunicações digitais podem ajudar a reduzir a velocidade de propagação

Embora não seja um conceito novo, a perspectiva de usar os dados de rede das operadoras de telecomunicações para ajudar as autoridades a mapear, prever e conter a propagação de epidemias está novamente em evidência, e isso pode ser uma importante ferramenta na luta contra a expansão do coronavírus.

“A mobilidade humana é claramente um fator chave na maneira como o vírus é espalhado geograficamente. Dado que a conectividade móvel está saturada na maior parte do mundo, a capacidade de rastrear e monitorar o fluxo de pessoas pode ter um papel importante na estratégia de contenção”, afirma Fabio Goepfert, Diretor de Vendas da FICO, fornecedora líder de tecnologia de análise e gerenciamento de decisões.

À medida que os dispositivos móveis fazem a transição entre as torres de celular, a rede registra eventos como chamadas, SMS e uso de dados, juntamente com a hora e o local, na forma de CDRs (Registros de Detalhes da Chamada, na sigla em inglês). Os CDRs já são usados de forma anônima por muitas operadoras para detectar padrões e tendências na análise de multidões.

De acordo com Fabio, “o deslocamento humano irá acelerar diretamente a propagação da doença. Os CDRs também podem ser usados para monitorar a movimentação de pessoas e, juntamente com o poder de processamento do software analítico moderno, isso irá colaborar para que os cientistas de dados prevejam com precisão para onde a doença está se movendo e elaborem novas estratégias de contenção”.

Essa tecnologia já foi utilizada em outras oportunidades — a Telefônica, por exemplo, usou CDRs para ajudar a medir a eficiência das medidas governamentais durante o surto de gripe H1N1 no México em 2009. No entanto, até o momento, não existe uma maneira organizada e centralizada de analisar as CDRs de operadoras de diversos países. Além disso, o uso desse recurso precisa ser cuidadosamente gerenciado com relação à privacidade.

Outra maneira que as operadoras podem colaborar é através da comunicação omnichannel. "Para as pessoas que viajam, além da mensagem de boas-vindas habitual do roaming, podem ser enviadas mensagens interativas por meio de vários canais com as orientações mais recentes e diretrizes de precaução específicas para o local. Mensagens relevantes personalizadas e contextualizadas podem ajudar as pessoas e controlar a disseminação", completa Fabio.

Sobre a FICO

A FICO fornece decisões que ajudam pessoas e negócios a prosperarem em todo o mundo. Fundada em 1956 e baseada no Vale do Silício, a companhia é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar as decisões operacionais. A FICO detém mais de 180 patentes globais de tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e o crescimento dos negócios para as áreas de serviços financeiros, telecomunicações, saúde, varejo e muitas outras. Usando as soluções da FICO, empresas em mais de 100 países realizam diversas transações desde proteger 2,6 bilhões de cartões de pagamento contra fraudes e ajudar pessoas a conseguir crédito até garantir que milhões de aviões e carros alugados estejam no local correto na hora exata. Saiba mais em http://www.fico.com/br.

Ou ainda em https://twitter.com/fico & http://www.fico.com/en/blogs/. Para notícias e press releases, acesse www.fico.com/news. FICO é a marca registrada da Fair Isaac Corporation nos Estados Unidos e outros países.


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