Logo
Imprimir esta página

Antecipação de feriados vai impactar negativamente o turismo e o entretenimento

"Feriados são excelentes instrumentos de fomento de consumo. É um equívoco acreditar que antecipá-los beneficiará o comércio", afirma o presidente da ABRAPE, Doreni Caramori

Em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 986/20, que permite antecipação ou cancelamento de feriados nacionais diante de grandes catástrofes, epidemias e pandemias como a do novo coronavírus (Covid-19), pode ser catastrófico para a indústria do turismo, eventos e entretenimento. O alerta é da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos - ABRAPE, que vem mantendo contatos com lideranças políticas e outras entidades representativas para discutir os impactos negativos da iniciativa e está divulgando uma Carta Aberta com o título "Não antecipem os feriados!" .

O setor é o mais afetado pela pandemia. Foi o primeiro a cancelar atividades e as empresas estão, em sua maioria, proibidas de operar (há muitas com redução de 100% das receitas). Além disso, está entre os últimos na lista da perspectiva de retomada e sofrerá um processo de recuperação mais lento, como aponta estudo da Bain & Company. "Entendemos o espírito da medida, o objetivo é nobre, mas as consequências são trágicas", frisa Doreni Caramori, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos - ABRAPE.

O argumento de que a antecipação e cancelamento dos feriados pode ser uma ferramenta para o governo lidar com a quarentena imposta como forma de controle do coronavírus e retomada da economia não convence. Doreni explica: "Feriados são excelentes instrumentos de fomento de consumo. É um equívoco acreditar que antecipá-los beneficiará o comércio. Sem o turismo e sua cadeia produtiva, haverá redução do poder de compra de milhões de trabalhadores. E mais, teremos um encolhimento da injeção de recursos na praça, gerados fora da cidade de residência".

Para o presidente da ABRAPE, é fundamental que proposições como estas sejam avaliadas com base em um ambiente macro e não setorial. "Na tentativa de compensar um setor impactado, vamos condenar mortalmente outros ainda mais fragilizados. Com o fim da pandemia, eventos, shows e viagens, que estão diretamente ligados ao calendário de feriados, precisam ser reagendados, impulsionando toda a cadeia produtiva, inclusive as empresas do comércio, amenizando as perdas que vêm afetando o setor", observa.

O fim dos feriados nacionais, explica Doreni, representa o acréscimo de apenas três dias ao calendário comercial, em um universo de 155 dias úteis, menos de 2% de aumento. Na contramão, para o turismo, tal ação inviabiliza os três principais indutores do segundo semestre para o agendamento e reagendamento de viagens. "Entendemos que o benefício esperado para a economia como um todo é desproporcional ao impacto nefasto gerado à cadeira do turismo, caso a medida seja aprovada".

A ABRAPE está unindo esforços com outras entidades representativas da indústria do turismo, eventos e entretenimento para ampliar o debate e evitar que o projeto se torne lei. "Convocamos todas as lideranças políticas e entidades para discutir o assunto com urgência. É preciso ouvir todas as vozes no processo, para evitar que decisões precipitadas e sem a devida análise causem danos a todos os segmentos da economia, a partir da mortalidade de um único, porém importante setor", salienta Doreni.

Sobre a ABRAPE

Criada em 1992 com o propósito de promover o desenvolvimento e a valorização das empresas produtoras e promotoras de eventos culturais e de entretenimento no Brasil, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos - ABRAPE tem, atualmente, 200 associados, que são verdadeiros expoentes nacionais na oferta de empregos diretos e indiretos e na geração de renda, movimentando bilhões de reais anualmente. A entidade congrega as principais lideranças regionais e nacionais do segmento, tem no portfólio de associados empresas como a Opus Entretenimento e mega eventos, como o Festival de Verão de Salvador e a Festa do Peão de Boiadeiros de Barretos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto