Brasil,

Essencialidade e agilidade: o apoio da indústria do alumínio ao Projeto Inspire

Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) mobiliza associada e consegue chapas de alumínio para ventilador pulmonar mecânico de baixo custo projetado pela Poli-USP

Situações de emergência demandam ações rápidas. Ainda mais na produção de um equipamento essencial ao tratamento das vítimas da Covid-19.

Foi assim que a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), atendendo a um pedido do Projeto Inspire, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), disponibilizou, em menos de 24 horas, chapas de alumínio para serem usadas em componentes de um ventilador pulmonar mecânico de baixo custo desenvolvido pela Poli.

"Estamos muito confiantes de que o alumínio se mostrará uma solução eficaz para o ventilador, pois o material já é usado em diversos equipamentos médico-hospitalares, bem como em embalagens de remédios e até nas estruturas empregadas na montagem dos hospitais de campanha. A verdade é que o alumínio é cada vez mais essencial neste momento", diz Milton Rego, presidente executivo da ABAL.

As chapas para o ventilador foram cedidas pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Os ventiladores do Projeto Inspire estão em teste de operação. A expectativa é de que o modelo esteja pronto para ser produzido em escala industrial até o final de abril, quando já deverá ter o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outro ponto importante é que a patente do aparelho é aberta, ou seja, qualquer empresa interessada poderá produzi-lo. Seu custo final unitário é estimado em R﹩ 1 mil - bem mais em conta do que o de aparelhos importados à venda no mercado, cujos preços começam em R﹩ 15 mil.

O Brasil não dispõe até o momento de um número suficiente de ventiladores pulmonares a fim de enfrentar o pico da Covid-19, além de enfrentar dificuldades para a importação do equipamento. Daí a relevância do Projeto Inspire.

Sobre a ABAL - A Associação Brasileira do Alumínio - ABAL foi fundada em 15 de maio de 1970 e representa 100% dos produtores de alumínio primário e indústrias transformadoras que contabilizam 80% do consumo doméstico do metal. Interlocutora do setor, a ABAL atua por meio de Comitês Técnicos e de Mercado no desenvolvimento da indústria e no incremento de sua competitividade; na representação do setor junto ao governo; na difusão de aplicações e novas tecnologias ligadas ao alumínio, além de suporte informativo a associados e opinião pública. Mais informações podem ser obtidas no site www.abal.org.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::