Brasil,

O sentimento de luto em tempos de Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leandro Leme
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A psicóloga Valeska Bassan explica esse processo complexo e dá dicas de como identificar e amenizar cada etapa

O momento atual é difícil, mais complicado para alguns do que para outros. O sentimento da maioria das pessoas é que estamos em um momento de vulnerabilidade pela situação da pandemia, com a perda de empregos, ou por não ter reservas para manter a empresa e os funcionários, pagar contas e colocar comida à mesa.

Esse estresse e ansiedade pode gerar um sentimento muito similar ao do luto, de acordo com a psicóloga Valeska Bassan. Abaixo, falaremos um pouco mais sobre cada estágio da perda e como fazer para identificar esses sentimentos e tentar dosá-los nesse período.

1º ESTÁGIO: NEGAÇÃO

O primeiro deles é a negação, um mecanismo de defesa de quem sofreu justamente algum tipo de trauma e não quer aceitar algum fato ou situação.

Algumas ações podem auxiliar e até mesmo evitar esse quadro: conversar diariamente com amigos e familiares; e fazer reflexões sobre as suas ações regularmente.

São pequenas atividades na rotina que podem evitar ou auxiliar este sentimento que pode se transformar em quadros mais graves, como de depressão, por exemplo.

2º ESTÁGIO: RAIVA

O segundo sentimento percebido no luto é a raiva.

Se por um lado ela pode ser benéfica, quando bem canalizada, trazendo uma verdadeira mudança interior, está tudo bem. Por outro lado, quando sentida por um longo tempo, ela pode se transformar em mágoas, gerando assim um quadro de profundo estresse.

Por isso, quando sentir raiva de alguém ou alguma coisa, procure refletir sobre o porquê está com este sentimento e quais são as ações necessárias para eliminá-las da sua vida naquele momento.

Muitas vezes, a receita é extravasar de forma positiva com exercícios físicos, dança ou canto.

3º ESTÁGIO: BARGANHA

Quando dizemos que barganhamos algum produto no comércio, isso soa como música aos ouvidos. Mas na psicologia o termo barganha tem um sentido diferente e é preciso tomar cuidado, uma vez que é uma tentativa de adiamento.

É daí que vem o ditado “barganhar com Deus”, pois é o sentimento de que é preciso fazer algum tipo de troca com Deus. Na maioria das vezes, a troca é algo tão íntimo, que ninguém a nossa volta sabe. E acabamos barganhando a nossa própria vida em forma de promessas.

4º ESTÁGIO: DEPRESSÃO

A depressão é o quarto estágio do sentimento de luto. Depois de negar, ter o sentimento revolto da raiva e perceber que barganhar não adiantou, chega a depressão.

É um momento difícil onde a mente e o corpo já não têm ânimo para lutar. E é preciso ter forças para entender esse quadro e pedir ajuda aos familiares e profissionais da psicologia, pois é um quadro que necessita muita atenção e acompanhamento constante.

5º ESTÁGIO: ACEITAÇÃO

O último estágio é a aceitação. É quando percebemos que negar, sentir raiva, barganhar ou se ficar deprimido não resolveu a situação e só nos cabe a aceitação.

É com a aceitação que encerramos o ciclo do luto e conseguimos seguir em frente!

Estamos passando por uma situação difícil, mas acredite, ela não é para sempre.

Fique atento. Se você está passando por algum desses cinco estágios, busque ajuda. Vale a pena falar com amigos, familiares e, principalmente, com um profissional da psicologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar