Brasil,

Levantamento da Heads in Health aponta que 47% dos idosos brasileiros, grupo de risco, está na região Sudeste

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Grupo de risco para o novo coronavírus está também no Sul (15%) e Nordeste (27%)

Os efeitos do coronavírus são inéditos no mundo, trazendo desafios e preocupações com o avanço da doença e principalmente com os idosos que fazem parte do grupo de risco. A taxa de mortalidade chega a ser 15% em pessoas acima de 80 anos. Por isso, houve uma preocupação em isolar esse grupo e exigir mais cuidado.

De acordo com o levantamento da Heads in Health, empresa focada em serviço de saúde, 47% dos idosos estão concentrados na região Sudeste. No estado de São Paulo são mais de 4 milhões de pessoas acima de 60 anos e 50% deles dependem exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde). Já no Rio de Janeiro, esse grupo passa de 2 milhões, sendo que 53% usam o serviço público de saúde. Minas Gerais também tem pouco mais de 2 milhões de idosos, e mais de 70% usam o SUS. Dentro da região, apenas o Espírito Santo que tem menos idosos, são mais de 360 mil e 62% usam o SUS.

“Essa é a população de maior risco e talvez a que mais vai precisar de leitos de UTI. O desafio que o Brasil tem hoje é muito grande, principalmente no atendimento com esse grupo. O sistema já está saturado e é por isso que precisamos urgente dos hospitais de campanha”, diz Antônio Gaspar, COO da Heads in Health.

Os idosos no Nordeste representam 27%, sendo a Bahia com mais de 1 milhão de pessoas com mais de 60 anos. Na sequência, Pernambuco tem mais de 939 mil idosos e o Ceara, estado que está em terceiro lugar na lista de mais casos de coronavírus no país, possuí mais de 909 mil idosos. Nessas locais, mais de 80% desse grupo depende exclusivamente do SUS.

A região Sul, por ser a menor em extensão no país, também chama a atenção, já que possui mais de 3 milhões de idosos, representando uma fatia de 15% se comparado com resto do Brasil. Só no Rio Grande do Sul, há mais de 1,4 milhão de pessoas idosas, 73% delas dependem exclusivamente do SUS. Já no Paraná, são mais de 1,1 milhão que compõem esse grupo, 69% usam apenas o SUS. Em Santa Catarina são mais de 659 mil pessoas acima de 60 anos e 73% delas cuidam da saúde por meio do SUS.

As regiões com menor número de idosos são norte e nordeste, sendo 6% e 5%, respectivamente. Atualmente, são os lugares com menor número de casos do COVID-19 se comparado com o resto do Brasil.

“Nas próximas semanas, o país terá algumas respostas, como se as medidas de quarentena estão surtindo efeitos para derrubar a curva de infectados, principalmente para minimizar o risco de contaminação com a população acima de 60 anos. Mesmo sendo o sudeste a região com maior número de idosos e já se preparando para os hospitais de campanha, é importante ressaltar a necessidade de criar área de atendimento em todo território nacional”, finaliza Gaspar.

Head in Health

Empresa de serviços em saúde, que combina inovação, experiência e capacitação para atender, conectar e melhorar os sistemas de saúde, com objetivo de colaborar para acessar os Sistemas de Saúde através de evidências de valor e dados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar