iFood arrecada mais de 60 toneladas de alimentos para famílias afetadas pelo COVID-19

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Anauate
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Usuários podem doar sem sair de casa por meio do aplicativo para a Ação da Cidadania e participar do combate à fome no Brasil

O iFood, empresa brasileira líder em delivery online de comida na América Latina, e a Ação Cidadania arrecadaram 62,5 toneladas de alimentos para distribuir para pessoas em situação mais vulnerável nesse momento de pandemia do COVID-19. Os valores doados em apenas 15 dias permitirão oferecer 250 mil refeições para cerca de 30 mil pessoas. A doação pelo app é contínua, ou seja, a pessoa pode doar sempre que quiser pelo iFood. As cestas básicas serão destinadas para cidades de todas as regiões do Brasil, conforme a necessidade da população.

As doações podem ser feitas em poucos toques. Uma vez dentro do app, o usuário deve ir até a aba ‘Perfil’, selecionar o campo de "Doações" e escolher um dos três valores fixos disponíveis. O pagamento é feito via cartão de crédito cadastrado no app, que deve estar atualizado. "Entendemos o nosso papel e temos um compromisso social em apoiar de toda forma possível diante deste cenário tão desafiador para o país. Já adotamos uma série de medidas visando à saúde e segurança de entregadores, restaurantes e clientes. E para as comunidades mais vulneráveis nossa ação é por meio de doação de alimentos pela plataforma do iFood "É uma forma simples, segura e eficiente de contribuir com as comunidades em situação vulnerável", diz Bruno Montejorge, diretor de Comunicação Institucional e de Sustentabilidade do iFood.

A ONG adota procedimentos de higiene desde o preparo das cestas básicas até a entrega. Todos os envolvidos utilizam luvas, máscaras e realizam a limpeza contínua das mãos e, por fim, as cestas básicas são embaladas em um saco grosso vedado para evitar o contágio do COVID-19. A distribuição é realizada pelos comitês da Ação da Cidadania que recebem produtos para higienizar as cestas e, durante a entrega, também reforçam com as pessoas beneficiadas a importância de lavar as mãos antes de abrir as cestas e higienizar os itens antes de armazená-los. "Temos uma rede de entidades espalhadas pelo país que trabalha em comunidades carentes. Usamos esse cadastro ativo de pessoas na destinação das cestas que, neste momento, é muito importante para evitar aglomeração", diz Rodrigo "Kiko" Afonso, Diretor Executivo da Ação da Cidadania.

A Ação Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. A parceria com a empresa já ocorreu em outras iniciativas como na campanha do Natal Sem Fome, doações para a população de Brumadinho (MG) e aqueles afetados pelas chuvas no Sudeste no início de 2020. "Há muitas pessoas que estão sem renda ou sem poder trabalhar. Estamos atuando para que a fome não aumente neste período de quarentena e estamos vendo diversos movimentos de solidariedade das pessoas e empresas como o iFood", afirma Kiko.

No total, a Ação da Cidadania já está preparada para distribuir 1 milhão de pratos de comida ou 250 toneladas de alimentos para 115.000 pessoas neste primeiro momento do COVID-19. "A doação realizada pelo iFood representa 25% de toda essa arrecadação e deve continuar", revela o diretor da organização.

A plataforma permanente de doações faz parte de uma das frentes estratégicas de Sustentabilidade do iFood. Recentemente, a empresa foi reconhecida pelo Centro de Excelência contra a fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP/ONU) e Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) pelo desenvolvimento de iniciativas que colocam o tema em destaque nacional.

Sobre o iFood

O iFood, líder em delivery online de comida na América Latina, tem 26,6 milhões de pedidos mensais. Há nove anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também no México e Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 147 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile - líder global em marketplaces móveis - e a Just Eat - uma das maiores empresas de pedidos on-line do mundo.

Sobre a Ação da Cidadania

Fundada pelo Sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, formou uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.

É um movimento social que nasceu baseado em um conceito simples: SOLIDARIEDADE, TODOS NÓS PODEMOS. Entre 1993 e 2019 foram arrecadadas mais de 33.000 toneladas de alimentos em todo o Brasil, beneficiando mais de 3.500.000 famílias com o equivalente a 132.000.000 de pratos de comida distribuídos. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada em todo o país, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.