Brasil,

Confira como alguns setores se comportam em época de pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Augusto Destefani
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Com o governo decretando quarentena em grande parte do país, a população teve que ficar em casa e readaptar o modo de trabalho e a forma de vender; especialista lista mudanças nos principais setores

Muitos empreendedores iniciaram o ano de 2020 positivos e esperançosos por conta da melhora do cenário econômico. Porém, a chegada do novo coronavírus, que cresce cada dia mais, pegou todo mundo desprevenido e, muitos, tiveram que transformar totalmente suas rotinas de trabalho e até pensar em um novo modelo de vendas, dependendo do setor. Para se ter uma ideia, economistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) preveem quedas de até 1,8% do PIB (Produto Interno Bruto) este ano.

De acordo com a contadora Ariane Marta , Diretora da Brascont Contabilidade , praticamente todos os setores podem ser afetados por conta do novo coronavírus, como consequência da quarentena. "É um momento de recessão da economia, em que ficar em casa é de extrema importância para pouparmos vidas e para tudo isso acabar logo. Precisamos entender que depois podemos correr atrás dos prejuízos que podem gerar para as empresas", comenta a especialista.

Abaixo, ela comenta como alguns setores estão se comportando com este cenário. Confira:

Comércio

O fechamento de serviços não essenciais foi obrigado para os comerciantes que, caso não comprissem, as ordens levariam multas ou até teriam seu alvará de funcionamento cassado. Para se ter ideia, o número de desempregados no comércio do país pode chegar a 5 milhões até o fim de abril, segundo estimativas de entidades patronais, como a Associação Brasileira das Lojas Satélites (Ablos), que reúne as lojas maiores dos shoppings, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel),

Segundo Ariane Marta, os grandes centros de aglomerações de venda, os vendedores e ambulantes são uns dos mais afetados nesta época de quarentena. "Os comerciantes são os que mais sofrem porque a grande maioria depende da abertura do seu estabelecimento para realizar as vendas, como muitas vezes o setor possui um capital de giro baixo, muitos não tem uma reserva para poder lidar com as despesas que surgem como aluguel, conta de luz, água, pagamento de funcionário e outros custos. Por isso, é preciso ficar atento as medidas que o Governo Federal vem tomando para reduzir o impacto econômico do Covid-19", revela a especialista.

Ecommerce

O impacto do novo coronavírus no e-commerce brasileiro teve um aumento em torno de 100% nas transações nas áreas de saúde e alimentação, mas outras áreas também foram afetadas, isso é o que diz um estudo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). "Como as pessoas estão em casa acontece uma tendência de realizarem as compras online, principalmente para comprar mantimentos necessários ou até de terem mais tempo para procurar promoções. Nesse começo, vamos perceber que as vendas vão aumentar, mas ao longo do tempo a tendência é cair um pouco, já que será necessário conter os gastos. Mas esse é um setor que não será prejudicado em grande escala, já que junto com a quarentena o estilo do consumidor também muda, e o e-commerce ganha espaço", conta Ariane Marta.

Indústrias

A pandemia também prejudicou o setor das indústrias, para se ter ideia, quatro em cada dez empresas tiveram que parar a produção devido a pandemia, é o que diz uma uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo Ariane Marta, o setor enfrenta dificuldade em diversas áreas neste momento, para obter matéria-prima, na área de logística, sistema financeiro, para pagar salários, receber dos fornecedores, além de dificuldades para pagar o aluguel e problemas para manter o capital de giro", alerta a especialista.

Ainda de acordo com ela, os setores que vão passar por dificuldades precisam do suporte do governo e uma estrutura para se manter de pé. "Tanto a indústria de pequeno, médio e grande porte serão afetadas, e muitos colaboradores podem perder seus empregos nesse momento, por isso é necessário criar uma estrutura para manter o negócio de pé e possibilitar um suporte para os brasileiros", conta Ariane Marta.

Restaurantes

Com os espaços físicos fechados os donos de restaurantes tiveram que se reinventar e optar pelo delivery. "Quem começou a trabalhar com entregas pode não sair tão prejudicado da quarentena, mas ainda assim, esse empreendedor passa por algumas dificuldades, como o pagamento das contas, aluguel e salários dos funcionários. Muitos restaurantes tiveram que fechar suas portas, despedir ou dar férias coletivas para seus colaboradores, mesmo que consigam se manter e com lucro, utilizando a criatividade e fazendo entregar, os alimentos estão mais caros e está mais difícil sair para ir às compras. Mas quem puder optar pela venda online é a melhor saída para o momento", aconselha Ariane Marta.

Distribuidores

As distribuidoras são essenciais para manter os atacadistas e mercados abastecidos, entre outros setores. "Nem sempre toda distribuidora tem uma economia financeira significativa tanto com a gestão da empresa como um todo, como também, na gestão financeira e tributária, nessa época de pandemia quem tem uma organização financeira não sai tão prejudicado, mas mesmo assim o setor precisa de um auxílio do governo para manter seu negócio em desenvolvimento", finaliza Ariana Marta, diretora da Brascont Contabilidade.

Sobre a Brascont Contabilidade

A Brascont é uma empresa de Contabilidade focada em atender pequenas e médias empresas. A Companhia trabalha com tecnologia, de forma integrada e digital. Assim mantém um relacionamento consultivo com seus clientes, com participação efetiva em seus negócios. A empresa é responsável por: serviços terceirizados da área tributária, contábil e de departamento pessoal; implantação de sistema para gestão de controle de ponto; implantação de integração bancária com a contabilidade; parametrização de sistemas financeiros para fluxo de caixa; controle de estoque e etc; parametrização de emissores de notas fiscais; serviços para Pessoas Físicas: Empregadores Domésticos (eSocial) e Imposto de Renda e Abertura, alteração e cancelamento de empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar