Brasil,

Porto do Açu Lidera Força-Tarefa Global da Iaph Para Intercâmbio de Boas Práticas Contra o Covid-19

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thaina
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Missão é levantar informações e disseminar internacionalmente medidas para manter os portos operacionais e mitigar o coronavírus

Grande porta para o comércio internacional no Brasil, o Porto do Açu, localizado em São João da Barra (RJ), assume função estratégica como líder junto a importantes parceiros nacionais e globais nas discussões de medidas importantes contra a disseminação do Covid-19. Eleita em janeiro deste ano como vice-presidente da Associação Internacional de Portos (IAPH) na América do Sul e Central, a diretora de Negócios Internacionais & Inovação do Porto do Açu, Tessa Major, também presidirá a força-tarefa contra o vírus pela IAPH, com a missão de analisar os impactos na indústria portuária internacional e reunir informações com base em referências de sucesso.

Com o avanço do coronavírus no Brasil, o Açu contactou portos de todo o mundo para coparticipar do mapeamento dos desafios e soluções implementadas para evitar a disseminação do Covid-19. O benchmark (quando as melhores práticas são compartilhadas) foi realizado em tempo recorde e englobou coleta de dados, processamento e emissão de relatório analítico com as iniciativas adotadas. O resultado foi reconhecido pela IAPH, que distribuiu o documento e criou a força-tarefa para dar continuidade às trocas de experiências entre os portos. O grupo é composto por especialistas portuários reconhecidos mundialmente, como Antuérpia, Roterdã, Londres, Felixstowe, Los Angeles, Guangzhou e Busan.

A partir deste relatório, são propostas pelo Porto do Açu diretrizes em nível mundial para mitigar os impactos do coronavírus na indústria portuária. "Em todas as situações de crise e resposta a emergências, comunicação e colaboração pró-ativas são essenciais para garantir ações efetivas e eficientes. Isso não seria diferente frente ao Covid-19, ainda que ele tenha um alcance global. Ao reunir, nesta força-tarefa, um grupo de profissionais situados em diferentes partes do mundo, nosso objetivo é fornecer orientação, informações e suporte aos mais diversos portos, para incentivar o mapeamento dos seus planos de resposta e mitigação em andamento, além de implementar melhorias inspiradas nas melhores práticas globais. O Porto do Açu também usará dessa força-tarefa, ao mesmo tempo que nos esforçamos para lidar com o impacto do vírus, resguardando a segurança de todos e mantendo as operações portuárias ativas", comenta Tessa Major.

Entre as práticas observadas e incentivadas, o relatório concluiu que a maioria dos portos ativou comitês de crise para monitorar o progresso do Covid-19 e propor diretrizes de mitigação. O home office e os turnos alterados para os trabalhadores operacionais também foram implementados por todas os portos associados à IAPH. Outra ação importante envolve o diálogo transparente com os funcionários e a comunidade, por meio de atualizações diárias com conteúdo educacional, a fim de disseminar as recomendações das agências de saúde.

A força-tarefa incentivará os portos de todo o mundo a compartilhar conhecimento, para que possam dar continuidade às suas operações com segurança, durante a pandemia. Dados os impactos causados pelo Covid-19, é vital manter os portos em movimento para garantir que os países recebam materiais e bens essenciais para suas populações. A força-tarefa também estudou medidas para manter todos os funcionários e comunidades do entorno dos portos saudáveis e seguros. A conclusão é que ações coletivas e colaborativas serão fundamentais para manter a segurança e impedir a propagação do novo vírus.

Para conferir o documento que a Porto do Açu desenvolveu em parceria com 11 portos de diferentes partes do mundo, acesse http://portodoacu.com.br/wp-content/uploads/2020/04/One-Paper-Benchmark-COVID-19_PT_v0327.pdf.

Sobre a IAPH

A Associação Internacional de Portos é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida e respeitada globalmente e que representa mais de 200 portos de aproximadamente 90 países. Seus membros são responsáveis por 60% da movimentação marítima mundial e sua missão é promover os interesses dos portos mundialmente através do forte relacionamento entre os membros, colaboração e compartilhamento de informações estratégicas.

Sobre o Porto do Açu

Com atividades iniciadas em 2014, o Porto do Açu tem grande vocação para o segmento de O&G devido à sua localização estratégica próximo às principais bacias offshore do país e movimenta petróleo, minério de ferro, carvão, coque, bauxita, carga geral e de projetos, entre outros.

O porto privado conta com 130 km² de área, sendo 40 km² de reserva ambiental. Atualmente já são 14 empresas instaladas no empreendimento: Porto do Açu Operações, Açu Petróleo, BP Prumo, B-Port (empresa do Grupo Edison Chouest), InterMoor, NOV, TechnipFMC, Wärtsilä, Ferroport, Anglo American, Dome, GNA (Gás Natural Açu), Estação Açu e Aeródromo Norte Fluminense.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar