Brasil,

Abril Laranja: Vamos Prevenir os Maus-Tratos Contra Animais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Valle da Mídia Assessoria
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Abril Laranja: Vamos Prevenir os Maus-Tratos Contra Animais

Todo dia é dia de prevenir maus-tratos contra animais e denunciar quem é cruel e traz sofrimento para os bichinhos, sejam eles pets ou silvestres.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

Presenciou uma situação dessas? Veja como agir:

✔Qualquer delegacia deve agir, mas antes é importante que você conheça a lei de crimes ambientais. Recomendamos que você a imprima e chegue na delegacia com ela em mãos para que a lei seja cumprida.

✔Reúna o máximo possível de provas (fotos, vídeos, laudo veterinário, etc) e testemunhas para entregar tudo junto na delegacia. Quanto mais informações e provas você reunir, maiores as chances da sua ação ser bem sucedida.

✔Cabe à autoridade policial receber a denúncia e fazer o boletim de ocorrência. O policial que se negar a agir estará cometendo crime de prevaricação (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal – art. 319 do Código Penal). Caso isso aconteça, você pode reclamar queixar-se ao Ministério Público ou à Corregedoria da Polícia Civil.

✔Se você está no estado de São Paulo, também pode fazer sua denúncia online através da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal: www.ssp.sp.gov.br/depa

✔Caso a ocorrência esteja acontecendo neste exato momento, utilize o serviço de emergência da Polícia Militar e ligue 190.

✔No caso de animais silvestres, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou por e-mail para

Sobre a AMPARA Animal

Em atividade desde 2010, A AMPARA Animal nasceu quando as fundadoras se uniram por amor e respeito aos animais. Juntas sonharam em criar um projeto para mudar a realidade dos animais rejeitados e abandonados do Brasil. Com os mesmos ideais e amor incondicional àqueles que não têm voz, iniciaram uma luta em prol da desafiadora e negligenciada causa.

Em 2013, recebeu a certificação de OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, comprovando sua seriedade e transparência administrativa. Em 2015 se tornou a instituição que mais ajuda animais no país, ao se tornar uma "ONG mãe" que ampara mais de 450 abrigos cadastrados em nível nacional, que são auxiliados em um sistema de rodízio com ração, medicamentos, vacinas, atendimento veterinário, eventos de adoção e projetos de conscientização. Os parceiros da instituição auxiliam diretamente e mensalmente cerca de 10 mil animais. São oito anos de trabalho, realizações e grandes conquistas, e é empreendendo socialmente que a AMPARA atua de forma preventiva com seus três principais pilares: adoção, castração e, principalmente, a conscientização, através de projetos educativos voltados para o público infantil e adulto.

Gerenciando o maior programa de adoção do país, o “Adotar é Tudo de Bom” que se encontra em 11 estados brasileiros e desenvolvendo grandes campanhas como a “Somos todos Vira-Latas”, a organização é responsável por desmistificar preconceitos e esclarecer prejulgamentos, valorizando a imagem da causa animal e mudando a forma como as pessoas a enxergam.

Em 2016, uma nova frente da entidade foi criada, a AMPARA Silvestre, com foco em conservação ao reabilitar animais que possam ser devolvidos à natureza e também oferecer bem-estar aos animais condenados ao cativeiro. Com sete exposições à mostra atualmente, que circulam por todo o país e já atingiram milhões de pessoas, a AMPARA acredita que a união de forças entre primeiro, segundo e terceiro setores é o caminho para minimizar e até solucionar o problema em sua raiz. Os ideais da ONG são comprovados na prática, com resultados significativos e de grande impacto, que têm merecido o respeito, o carinho e o reconhecimento das organizações parceiras além da confiança de grandes empresas brasileiras, obtendo subsídios para a continuação desse trabalho em prol dos animais carentes.

Em 9 anos somam-se mais de 1,6 milhão de quilos de ração distribuídos, 155 mil animais vacinados, 350 mil animais medicados, 4.600 animais castrados e mais de 12.000 animais adotados. É com estes números e muitos projetos em mente que a AMPARA pretende atingir e conscientizar as pessoas sobre estas vítimas de tanto sofrimento e descaso. Difundir este tema tão importante para o equilíbrio da humanidade e mensurar os resultados das ações a curto, médio e longo prazo.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar