Logo
Imprimir esta página

Cinco brincadeiras para fazer com o seu PET dentro do apartamento durante o isolamento social

Cinco brincadeiras para fazer com o seu PET dentro do apartamento durante o isolamento social

Especialista em Comportamento Canino, Camila Lima de Almeida, ensina como entreter os PET’s na quarentena com objetos que normalmente se tem dentro de casa

Nesse período de quarentena, onde todos estão em casa executando poucas atividades, é muito comum observarmos problemas comportamentais em animais domésticos. Como xixi fora do lugar, rasgar almofadas e latidos excessivos.

O que muitas pessoas não sabem, é que esses comportamentos são comuns no mundo animal. Costumamos dizer que todo cão feliz rói, corre, late, rasga, pula, relaxa, tem apetite, dorme bem, brinca e socializa.

Com o tutor ciente de que esses comportamentos são normais, é preciso pensar no que pode ser feito para que a falta de atividade não seja desviada para objetos da casa, ou que o cão comece a apresentar reatividade a coisas e situações que antes não eram um problema.

“Na creche, nós desenvolvemos muitas brincadeiras, com foco no bem-estar animal, ou seja, um cão feliz! Hoje compartilho com você algumas que podem ser realizadas sem a necessidade de alto investimento financeiro, bem como com coisas que normalmente temos em casa” explica Camila Lima de Almeida, sócia-proprietária do Pet Family.

1. Mudando a forma de se alimentar

Não é segredo para ninguém que o cão, em natureza, não tem um humano que coloca a comida no prato, serve e ele simplesmente come.

A princípio, achamos que estamos sendo os melhores do mundo, afinal ele não tem que caçar, matar, destrinchar, etc. Mas, o seu cão ama isso, é a natureza dele. Então que tal mudar a forma como alimenta seu pet? Além de deixa-la mais natural, já é uma brincadeira e tanto!

Caso não tenha o costume de fazer brincadeiras com seu pet, comece pelo mais fácil, para que seu cão desenvolva a habilidade de utilizar mais o faro para encontrar o seu próprio alimento, assim como ocorre na natureza!

Brincadeiras:

• Jogue porções da refeição em pedaços de tecido, como toalhas, ou panos – a dificuldade será encontrar o alimento entre as dobras do tecido.

• Esconda a comida por cantos da casa – sempre em locais onde ele pode ter acesso (se não quer que ele suba no sofá, não coloque ali). É importante começar deixando o alimento em um mesmo caminho, de forma mais visível e depois ir dificultando, isso fará com que ele use mais o olfato para encontrar o alimento.

2. Brincar de bolinha não deixa de ser importante

A principal brincadeira e mais conhecida é o ato de jogar bolinhas ou qualquer outro brinquedo para o pet perseguir. Apesar de muitas pessoas não saberem o real motivo pelo qual estão fazendo a brincadeira, ela é muito importante. Estimula o instinto de perseguir algo, como uma presa, por exemplo.

Antes de jogar a bolinha, é importante estimular o cão para que ele tenha interesse em perseguir, aquelas que fazem barulho, são as melhores! E não precisa de muito espaço, basta um corredor.

3. Ração ou petiscos congelados

Alguns pets deixam muito claro a necessidade que tem de roer objetos, como nos chinelos, cadeiras e afins. Logo, faça a troca. Não adianta punir uma necessidade básica.

Nas lojas de compras para animais de estimações, tem uma infinidade de brinquedos cuja finalidade é roer. É muito importante dar uma atenção especial ao objeto escolhido, como saber se ele realmente é apropriado para a mordida e tamanho do seu pet, a escolha errada pode causar sérios problemas para saúde do seu pet.

Em casa, apartamento, cômodo, qualquer lugar, é possível criar algo. Por exemplo, você pode pegar o petisco que seu cachorro gosta e colocar em uma forma de gelo, preencher com água, e fazer esses petiscos em gelo. Ele vai demorar muito mais para comer, e precisará roer o gelo para chegar até o petisco.

Para ir mais longe, dá para fazer o mesmo com a porção de refeição. Você a congela e, na hora de comer, será uma brincadeira e tanto! Essa é uma sugestão muito bacana para os dias quentes.

4. Papelão ou outros objetos recicláveis

Um comportamento comum, principalmente quando o pet está entediado, é rasgar ou picotar coisas. Apesar de estranho e super evitado por nós humanos, quando feito em locais errados, esse é um comportamento normal do animal em vida livre, é o que ele faz para chegar até seu alimento. Por isso a importância de trabalhar esse comportamento de forma correta, e não nas almofadas, tapetes higiênicos etc.

Uma brincadeira muito legal é colocar a ração ou petiscos em pedaços de papelão e fechar com fita crepe (que é feita de papel). Para chegar ao alimento ele terá que rasgar o papel.

5. Brincar com Coco Verde

Se você ama coco, seu pet também pode amar. Nessa brincadeira, é comum que os pets tentem tirar as fibras do coco. O interessante é que é uma fruta barata e facilmente encontrada no mercado. O cachorro pode beber água de coco tranquilamente, mas recomendamos retirar, caso não queira muita sujeira pela casa.

SOBRE O PET SHOP E CRECHE PET FAMILY

Idealizado pelas especialistas em Comportamento Canino, Cleide Souza Lima e Camila Lima de Almeida, o Pet Shop e a Creche Pet Family são referência no Grande ABC. Localizados na cidade de Santo André e São Caetano do Sul, as unidades oferecem o que há de melhor para deixar o pet seguro e tranquilo e proporcionar a eles todo conforto, saúde e bem-estar.

Com um time de profissionais altamente qualificados todos os procedimentos são realizados no tempo do PET para evitar qualquer tipo de estresse ou desconforto. Além disso, as instalações são limpas e desinfetadas de acordo com as normas de boas práticas de assepsia em relação ao ambiente e os materiais utilizados.

A Pet Family também oferece aos clientes serviços e comodidades que proporcionam mais praticidade para a vida dos tutores e seus PET’s como Taxi Dog, Day Care, Estética Animal, Consultas com Veterinários, Acupuntura para Cães e Lojinha PET.

MAIS INFORMAÇÕES:
PET SHOP PET FAMILY
Rua das Caneleiras, 706 – Santo André
WhatsApp – 11 96642-1768

CRECHE PET FAMILY
Rua Marina, 1490 – São Caetano
WhatsApp – 11 99519-6375

Acesse:
www.petfamilyabc.com.br
Perfil Instagram @petfamily


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto