1º de abril pode estimular fake news sobre coronavírus. Nesse contexto, Escola da Vila realiza atividades remotas de educação midiática
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Juliana Miranda
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Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola da Vila estão discutindo papel do jornalismo em meio à pandemia do COVID-19
Muitas notícias falsas relacionadas à pandemia do coronavírus têm circulado nas redes sociais e nos aplicativos de conversa da população mundial. O Dia da Mentira (1º de abril), inclusive, pode reacender a disseminação de fake news a respeito do tema.
Pensando nesse cenário, a professora de Língua Portuguesa da Escola da Vila, Luiza Moraes, propôs aos seus alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental um projeto que pretende discutir e debater o papel do jornalismo no contexto da pandemia de coronavírus.
“O que está em pauta agora é justamente o papel da imprensa, dos meios de comunicação e das redes sociais na cobertura da pandemia. Por isso, a proposta é que os alunos leiam artigos de opinião sobre fake news, se informem sobre o coronavírus e debatam entre si”, explica.
Com a grande quantidade de informações a respeito do coronavírus circulando na internet é preciso ter cautela na disseminação e no consumo das notícias falsas. Por isso, Luiza enxergou nesse contexto a possibilidade de educá-los midiaticamente com um tema atual e relevante.
“Meus objetivos são que eles vivam isso como leitores, entendendo como podem usar a imprensa para se informar e pensando sobre como a mídia faz a cobertura do tema”, completa a professora.
Ela explica que há muitos anos esse trabalho de educação midiática é feito pela equipe pedagógica da Escola da Vila. Ao longo da trajetória acadêmica, os alunos do Ensino Fundamental, por exemplo, participam de um projeto de publicidade, analisando peças publicitárias e entendendo sua linguagem de persuasão.
A proposta de educação midiática já é familiar ao corpo estudantil da Vila, mas o cenário de pandemia de 2020 acabou propiciando esse estudo mais aprofundado da cobertura jornalística com base no que os alunos estão vivendo. Luiza explica que o consumo de informações e notícias confiáveis na internet os ajuda a entender os motivos da quarentena e a situação global atual.
As atividades com a turma estão sendo feitas remotamente, por meio de um ambiente digital. Primeiramente a professora propôs que os alunos selecionassem um vídeo e um podcast com dados confiáveis sobre o Covid-19, resumindo as informações e compartilhando com a turma por meio do sistema online da escola.
Outra atividade que está sendo realizada pelos estudantes é a curadoria de notícias. Todos os dias, eles navegam em sites de notícias da grande imprensa e leem a principal notícia relacionada ao coronavírus naquele momento, fazendo uma base de dados com as informações.
“Neste ano, nosso foco é nas fake news e no papel da imprensa nessa cobertura de crise. O principal objetivo dessa atividade é que os alunos percebam que uma boa argumentação é feita com base em pesquisas científicas, dados coletados e fontes especialistas”, conclui.
Sobre a Escola da Vila - Fundada há 40 anos, em São Paulo, a Escola da Vila é uma instituição pioneira no ensino socioconstrutivista no Brasil e foca na produção de conhecimento por meio de quatro pilares: autonomia; cooperação; acesso ao conhecimento e valor da diversidade. Atualmente, suas três unidades (Butantã, Morumbi e Granja Viana) incorporam em sua proposta pedagógica a formação e qualificação de seus professores e carregam em sua essência os sensos de autonomia e comunidade tão importantes na preparação de seu corpo estudantil para os desafios da vida e para que tenham jornadas significativas no mundo.
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