Ingredion lança programa de inovação aberta

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pâmela Lee
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Projeto é desenvolvido para o público interno e externo, baseado em dois pilares de atuação

A Ingredion, líder global em soluções de ingredientes para as indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal, farmacêutico, papel, entre outros, com clientes em mais de 120 países e vendas anuais de quase US$ 6 bilhões, lança o seu Programa de Inovação Aberta para fortalecer, ainda mais, a posição que ocupa na vanguarda da inovação - em 2019, a empresa foi eleita, pela terceira vez consecutiva, uma das mais inovadoras na categoria Alimentos, Bebidas e Ingredientes pelo prêmio Valor Inovação Brasil.

O programa de inovação aberta foi lançado para toda a América do Sul e está apoiado em dois pilares: inovar com startups e inovar como startups.

Inovar com startups

O Ingredion Open, que inicia no Brasil, é um programa focado em gerar negócios de forma rápida, indo além de mentorias, capacitações e eventos. A ideia é oferecer às startups a possibilidade de serem contratadas como fornecedoras ou parceiras da Ingredion para a solução de seis desafios propostos pelos colaboradores e priorizados pela liderança. Os desafios abrem oportunidades para HRTechs, Indústria 4.0, Fintechs e Foodtechs. São eles:

• Gestão de ponto e jornada de trabalho;
• Automação do planejamento da produção industrial;
• Gestão digital de documentos fiscais;
• Antecipação de recebíveis;
• Rastreabilidade de matéria-prima;
• Novos canais para comercialização de ingredientes.

Startups que tenham aderência aos desafios e pelo menos um produto ou serviço disponível no mercado podem participar do Programa. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site http://www.ingredionopen.com.br/ até o dia 26 de abril.

As startups escolhidas serão anunciadas no dia 30 de abril e enfrentarão as seguintes etapas:

• Pitch Day, em 7 de maio, para defesa da proposta,
• Imersão em cada um dos desafios, juntamente com a área correspondente da Ingredion, de 23 a 25 de junho,
• Criação de piloto, com desenvolvimento e teste prático,
• E, por fim, apresentação dos resultados obtidos em 28 de outubro.

"Diferente de outras iniciativas, o Ingredion Open é um programa focado em gerar negócios de forma rápida, além de possibilitar que as startups testem suas soluções e tecnologias com uma empresa líder em seu setor de atuação, como é o caso da Ingredion. É muito importante ressaltar que, em função do enfrentamento a COVID-19, estamos preparados para realizar as etapas virtualmente, com toda a segurança que o momento pede. Refletimos muito sobre lançar o programa agora, e nossa decisão foi a de seguirmos ativos. Também, por entendermos a importância de fomentar pequenos e médios negócios, ainda mais vulneráveis no contexto dessa crise", pontua Adriana Rached, diretora de Estratégia e Negócios na Ingredion, responsável pela iniciativa na companhia.

Inovar como startup

Com este objetivo, a Ingredion se valeu do que a faz ser uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no País e preparou duas ações centrais, focadas em seu público interno. São elas:

Acelerar um projeto estratégico: a equipe terá de acelerar um projeto que esteja relacionado a uma das plataformas de crescimento da empresa (Proteínas de Planta, Sistemas de Ingredientes, Redução de Açúcar, Textutizantes, Ingredientes Naturais). O trabalho será desenvolvido como se fosse uma startup, com teste de hipóteses por meio de prototipação de mercado e dedicação do time em tempo integral ao projeto.

Programa Shark Tank: os times ou colaboradores poderão apresentar ideias para melhorar a eficiência operacional em suas áreas. Aquelas que forem "compradas" pelos "investidores" representados por um grupo de líderes serão testadas, com piloto prático, para uma possível implementação.

"Acreditamos que as pessoas são a grande força por trás da Ingredion. Por isso, não podíamos pensar em inovação e oportunidade de novos negócios sem envolver as equipes. Acreditamos que iremos encontrar e despertar muitos intraempreendedores. Temos muitas ideias, o desafio é executar e saber se funcionam. E ninguém melhor para fazer isso do que quem teve a ideia e acredita na proposta", comenta Adriana Rached.

Sobre a Ingredion

A Ingredion Incorporated, sediada em Chicago, é a fornecedora líder mundial de mercado de soluções para ingredientes, com clientes em mais de 120 países e vendas anuais de quase US$ 6 bilhões. A empresa converte grãos, frutas, vegetais e outros derivados em ingredientes de valor agregado e soluções de biomateriais para alimentos, bebidas, papel e corrugados, fabricados e outras indústrias. Possui centros de inovação, o INGREDION IDEA LABS ®, em todo o mundo e mais de 11.000 funcionários. A empresa desenvolve soluções de ingredientes para atender às novas necessidades dos consumidores, tornando os biscoitos mais crocantes, os iogurtes mais cremosos, os doces mais saborosos, o papel mais resistente e adicionando fibras às barras nutricionais.