Brasil,

Marketing de Influência é o caminho mais curto para alavancar e-commerce B2C

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Damaris Lago
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Marketing de Influência é o caminho mais curto para alavancar e-commerce B2C

Uma das estratégias para divulgação que mais tem dado resultado para marcas, nos últimos anos, é o marketing de influência, principalmente para empresas com atuação em e-commerce B2C

Em tempos de isolamento social, nunca fez tanto sentido para as pessoas realizarem suas compras por sites e aplicativos. A corrida das empresas de varejo para se organizar neste sentido tem sido enorme. Quem ainda não tinha pensado nisso, está mais que arrependido.

Por outro lado, quem já tem estabelecido seu e-commerce, agora quer torná-lo mais conhecido. E como fazer isso da maneira mais rápida e eficiente? Além das ferramentas de performance, como anúncios nas redes sociais, o marketing de influência pode ser um verdadeiro divisor de águas.

Trata-se de uma dinâmica bem interessante envolvendo um perfil com grande influência nas redes sociais. O propósito é que a marca "converse" com os seguidores deste perfil e consiga engajamento de alto impacto.

Existem diversos formatos em que as marcas podem optar para desenvolver o marketing de influência. O primeiro passo é saber qual o orçamento que a empresa tem para que a campanha seja desenhada na medida certa. É possível elaborar campanhas com poucos recursos. Nem sempre grandes investimentos nesta área são sinônimo de sucesso. Vale mais a criatividade e empatia da campanha em que a agência de relações públicas consegue construir com o influenciador digital e seus seguidores.

Uma das estratégias mais simples é envio de "gifting" (press kit) à uma lista de influenciadores que estão em sintonia com o conceito de atuação da marca. Se for possível elaborar uma caixa personalizada ou outro tipo de embalagem com o logotipo da empresa, fantástico! Pode ser também uma simples sacola, mas o bom gosto e a criatividade são essenciais. Quem não gosta de receber um presente em grande estilo?

As agências que desenvolvem este trabalho, já tem relacionamento com uma ampla rede de influencers e criadores de conteúdo, separados por setor de atuação. Esta lista tem informações importantes, como todos os dados analíticos de cada perfil, seu nível de engajamento, segmento, o público que consegue atingir, os contatos para o envio dos "giftings" e, posteriormente, para o follow-up.

Conforme Damaris Lago, CEO da agência AtitudeCom, especializada e pioneira no Brasil neste setor, construir relacionamento com influenciadores para resultados orgânicos não é tão simples assim, e qualquer deslize, a campanha pode se tornar uma bomba-relógio. "Sem dúvida, o marketing de influência se tornou uma estratégia pra lá de interessante para muitas marcas. Mas é preciso coerência e estratégia de posicionamento. Além disso, a cocriação de conteúdo com o influenciador, claro, sem interferir na sua essência, é indispensável para um resultado expressivo. Na AtitudeCom, nós vamos um pouco além, e complementamos nossas ações atuando em conjunto com os criadores de conteúdo. Damos todo o suporte com o objetivo de ajuda-los a construir conteúdo relevante, já que desenvolvemos, também, o material de apoio, como a cartinha que acompanha o "gifting" e o release para divulgar na mídia.

Para um resultado de grande impacto, a executiva ainda explica que é importante que cada perfil escolhido seja honesto, ou seja, o influenciador realmente tem a ver com a marca e os produtos que ganhará? "Vale lembrar que centenas de marcas estão trabalhando neste formato sem nenhum propósito, assim como diversos criadores de conteúdo têm abundância de "recebidos", mas não sabem mostrar ou falar do produto ou serviço que ganhou. Por isso a importância de uma boa agência envolvida em todos os processos".

Além do formato "gifting", outros formatos podem trazer respostas positivas e instantâneas, como vídeos interativos ou com entrevistas, artigos assinados, lives e muito mais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar